CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MORRE O RADIALISTA ROSSINI MOURA

Morreu na madrugada desta quarta-feira, em Recife, o radialista Rossini Moura, que fez história em Garanhuns escrevendo em jornais, participando de campanhas políticas e publicitárias e gerenciando emissoras como a Sete Colinas e a Rádio Jornal. O profissional de comunicação foi vítima de um efizema pulmonar e seu corpo não poderá ser transportado para a Suíça Pernambucana. O Sepultamento será hoje no cemitério de Santo Amaro, na capital pernambucana.

Comunicador de uma voz singular, irônico, corajoso, competente, Rossini foi se juntar ao seu grande amigo Humberto de Morais. Fará falta do lado de cá com suas crônicas inteligentes e bem escritas. Abaixo, transcrevemos um texto do radialista e publicitários Marcelo Jorge que recentemente, em seu blog, fez esta homenagem a Rossini:

Rossini Moura é uma dessas pessoas que a gente gostaria sempre de ter conhecido a mais tempo. Alguém pelo qual nutrimos apenas sentimentos bons. Por sua sagacidade ao microfone, por sua escrita firme e carregada de coragem, por sua narrativa firme do cotidiano nas crônicas de rádio denominadas de "Café da Manhã" , por sua locução impecável, cheia de nuances e interpretação precisa dos textos e acima de tudo por ser Rossini Moura um homem de posições firmes. Viveu a era do Rádio no qual não bastava apenas ter uma voz grave e aveludada , atributo que ele tem de sobra, mas quando um radialista era medido pelo conteúdo, pelo conhecimento e as suas palavras ecoavam nos poucos rádios da época, mas faziam história e eram o meio mais rápido e seguro de se saber das coisas. Rossini Moura é um Mestre da voz, um guia para as gerações que posteriormente fizeram do rádio mais que apenas um meio de comunicação, mas um hábito saudável de entretenimento, companhia, informação e cultura. Vejo com menos frequencia o radialista e jornalista Rossini Moura pelas ruas de Garanhuns, mas ouço sua voz em "reclames" das emissoras da cidade, inclusive um desses áudios finaliza a programação diária da Rádio Sete Colinas FM, quando a cada final de jornada dá o seu "boa noite" de forma poética, nos recomendando um repouso agradável. Rossini Moura, sou fã da sua história de vida e do seu trabalho. Como bem disse o multiartista Ronaldo César em uma de suas postagens: "Este radialista, menestrel das palavras e das observações absolutas é exemplo para todas as gerações posteriores."

Imagens: 1) O microfone ficou só, sem Rossini; 2) Um dos últimos textos do radialista e jornalista, na carta que escreveu e publicou no jornal O Monitor, endereçada a "Humberto de Morais no céu".

4 comentários:

  1. Garanhuns perdeu uma geração de grandes homens da comunicação e da escrita: Rossini Moura, Humberto de Moraes e Ulisses PInto.
    Vou sempre lembrar das palavras, às vezes irreverentes, do nosso amigo Rossini, que fez escola para toda uma geração que veio depois dele. O jornalismo de Garanhuns ficou órfão...

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE MEU CARO CONFRADE!!! Mais um Grande Comunicador vai morar no céu.Tive a grande dádiva de haver convivido no dia a dia com o grande homem "ROSSINI MOURA". O primeiro gerente da Rádio Difusora de Garanhuns.ROSSINI chegou a GARANHUNS juntamente com vários outros radialistas na implantação da DIFUSORA em nossa cidade oriundos da rádio JORNAL DO COMMERCIO do Recife.Dentre eles BAÍA FILHO,WALTER SPENCER e FERNANDO CASTELÃO.Um dos maiores comunicadores que já conheci, de uma voz inconfundível e marcante que passou pela ZYK-23.ROSSINI irreverente,polemico,inteligente,teimoso porém amável e adimirável pela sua lealdade,ajudou muitos no inicio de carreira,sempre ensinando os meanndros da vida profissional do oficio do jornalismo falado.ROSSINI um boemio inveterado,adorava a noite o vinho e as mulheres.ROSSINI vestiu sempre a camisa daqueles que defendia a nossa TERRA DA GAROA,onde chegava falava bem de nossa GARANHUNS porém metia o pau nos maus politicos,queria sempre o melhor para nossa GARANHUNS.Que DEUS receba sua alma no lugar onde só os justos merecem.DESCANSA EM PAZ ROSSINI...P.S. GARDINO LOBISOMEM

    ResponderExcluir
  3. Vai o Homem fica a História. Rossini será sempre lembrado pelas suas Palavras Honestas que as vezes eram Ferinas para alguns. Com sua ida tambem foram as Verdades Escritas em sua Crônicas. Um Profissional Honrado e Respeitado acima de qualquer suspeita. Com ele tive a HONRA de conviver boa parte da minha vida o qual me ensinou muito do que aprendi com rádio. Hoje não é dia para tristezas. Hoje é dia de Alegrias, de Festas. Porque Rossine não morreu, apenas a sua voz se calou pelo chamado do Criador e acredito que agora está ao lado Dele olhando por nós. A SUA PRESENÇA ESTARÁ SEMPRE GUARDADA EM MINHA MEMÓRIA, POIS SERÁ DIFICIL ESQUECER VOCÊ MEU AMIGO. TENHA UM BOM SONO ETERNO. José Alves Teixeira (Tex)

    ResponderExcluir
  4. Prezado Roberto,

    Não sei se você sente a mesma sensação, mas de uns anos pra cá temos perdido grandes referências da nossa geração(em todas as áreas), e é como se tais referências não estivessem sendo sustituídas à altura... e vai ficando um vazio cada vez maior...
    Quem vai sustituir Ivaldo Dourado, Humberto de Morais, Rossini, Aluisio Alves, Mons. Adelmar, Nilton Ramos, meu querido pai... no linguajar desta geração que está indo embora, "homens que honravam as calças que vestiam".
    Às vezes eu fico pensando: nós tivemos a sorte de ter estas referências, estes marcos, do ponto de vista moral e dos valores dos quais eram eles mesmos os maiores exemplos. E quem são as referências dos adolescentes e jovens de hoje? Quem são seus ídolos? Como pode uma geração amadurecer sem ter em quem se guiar?
    Só espero que os mais experientes (ou os mais jovens) nos ajudem a aprender a conviver com este angustiante e crescente vazio.
    Forte Abraço.
    Alexandre Marinho

    ResponderExcluir