PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O PERIGO DO TRANSPORTE ESTUDANTIL

Há poucos dias, na zona rural de Capoeiras, aconteceu um grave acidente com uma F-4000 transportando entre 30 e 40 estudantes. Foi um verdadeiro milagre não ter morrido alguém, pois o caminhão praticamente se partiu ao meio em cima de uma árvore e se não fosse isto teria caído num barranco ou barragem, com conseqüências ainda piores.

Esse fato ocorrido na cidade vizinha merece toda a atenção das autoridades, pois há muitos anos que o transporte de alunos é feito em toda região (na verdade na maior parte do interior do Brasil é assim) dessa forma, sem que ninguém tome medidas para dar aos jovens mais segurança e conforto.

Os prefeitos dos municípios pequenos não têm muita alternativa para sair dessa situação, uma vez que a maioria das estradas rurais são impróprias para a circulação de ônibus.

O Governo Federal, desconhecendo a realidade do Nordeste e outras regiões, criou programas facilitando a aquisição de ônibus escolares. Esses, contudo, quando chegam aos municípios, raramente são usados para atender à clientela da zona rural.

Alguma coisa há de se fazer, no entanto, para que esse problema seja resolvido. Os vereadores de cada município, os prefeitos, os deputados estaduais e federais, a Codeam, a Amupe,  a Imprensa, o Ministério Público,  todos devem participar dessa discussão, analisando o problema e propondo soluções.

Não se admite é que o transporte estudantil seja feito hoje da mesma maneira de 30 ou 40 anos atrás. É preciso dar dignidade a esses jovens, sejam de Capoeiras, Caetés, São João, Jupi ou mesmo Garanhuns - que apesar de ser uma cidade com maioria da população na zona urbana, também atende uma pequena parcela alunos da zona rural através de caminhões.

FOTO - Olhando a fotografia você bem pode pensar que ela foi tirada em Angelim, São João, Jupi, Lajedo, Capoeiras, Caetés ou mesmo Garanhuns. Não. Ela foi encontrada num blog do Mato Grosso, denunciando a mesma situação. Como vocês veem é um problema nacional e precisa ser urgentemente debatido.

Um comentário:

  1. A Secretaria de Educação de Paranatama está de parábens.
    No atual Governo Municipal, todos os Estudantes são transportados por ônibus.
    TODOS OS ESTUDANTES, SEM EXCEÇÃO.
    Gostaria apenas de alertar o Prefeito Teixeira, à providenciar os ônibus do Projeto Caminho da Escola.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA