PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

HOMERO FONSECA E ROLIÚDE

Homero Fonseca, natural de Bezerros, morou em Caruaru e depois se radicou no Recife. Virou jornalista dos bons, no mesmo nível de Geneton Moraes, Jodeval Duarte, Raimundo Carrero, Ricardo Noblat, Inaldo Sampaio, Terezinha Nunes, Letícia Lins e tantos outros que orgulham Pernambuco. Foi Secretário de Imprensa do primeiro governo de Jarbas Vasconcelos da Prefeitura do Recife, editor da Revista Continente Multicultural na sua grande fase e já publicou quase uma dezena de livros.

O primeiro romance de Homero, “Rolíude”, lançado em 2007, é uma verdadeira delícia. O personagem do livro, Bibiu, tem um quê de Pedro Malasarte, do João Grilo do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e de tantos outros “malandros espertos” do Nordeste, retratados na Literatura Brasileira e no Cordel.

O original em Rolíude, é que Bibiu é um apaixonado pelo cinema e faz das histórias que assiste na tela grande seu meio de vida. O quixotesco e simpático rapaz sai pelas cidades do interior – Caruaru, Bezerros, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Garanhuns... – contando os grandes filmes que marcaram a história da sétima arte. Com um sotaque inteiramente interiorano e muita bossa, o nosso herói fala de Sansão e Dalila, Casablanca, King Kong, Nos Tempos das Diligências, Em Busca do Ouro, E O Vento Levou e o brasileiríssimo O Ébrio. Os atores Grande Otelo e Oscarito, dois ícones nacionais, também são lembrados.

O autor, ao mesmo tempo que retrata toda a riqueza do interior nordestino, especialmente das cidades pernambucanas, faz uma homenagem a Hollywood e ao Cinema. Este, como escreveu o Cacá Diegues na Revista Continente, sendo citado no romance “será no futuro um instrumento importante para contar a história do Século XX".

Roliúde mereceu ainda orelha do escritor Fernando Monteiro e matéria no Fantástico, da TV Globo.

Encontrei essa maravilha da literatura aqui em Garanhuns, escondido numa das prateleiras da Livraria Café, na Avenida Rui Barbosa. O Guel Arraes bem que podia ver este trabalho de Homero e levá-lo às telas. Dá um filmaço.

Fotos: Acima a capa do livro, à direita, mais abaixo, o jornalista e escritor Homero Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA