PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DESATINO NA SALA DE AULA

Numa escola da periferia da Bahia dois garotos brincavam na sala de aula e um deles, de 11 anos, passou as mãos nos cabelos do colega. Foi o bastante para a vice-diretora do educandário, Magnólia Oliveira, concluir que o menino era gay, suspender o garoto por dois dias e ainda mandar uma carta à mãe reclamando do comportamento indecente. Esta ao receber a comunicação procurou a Secretaria de Educação e denunciou o fato. "Meu filho não é homossexual, é uma criança com apenas 11 anos", desabafou. A vice-diretora foi afastada de suas funções. Esse episódio aí mostra a loucura das pessoas quando tratam de assuntos relacionados com a sexualidade. Mesmo que o menino tenha tendência a gostar de pessoas do mesmo sexo a educadora tinha obrigação de conduzir o caso com mais cuidado. Se tudo não passou mesmo de uma brincadeira normal entre duas crianças então essa profissional de ensino está é precisando de um tratamento médico.

NOTA: Este e a maioria dos blogs de Garanhuns e Região estavam desatualizados por conta de um problema técnico no Blogger. Tudo já voltou ao normal, porém alguns comentários em algumas postagens desapareceram. Quem desejar pode reenviar que serão publicados.

6 comentários:

  1. Assim como essa educadora há tantas outras por aí neste Brasil afora com ideias confusas acerca da identidade e desejo sexual. Mostra que ela só está acostumada a ideia estereotipada sobre o que é ser masculino e feminino. A humanidade e sua diversidade são tamanhas que retratar e englobar a todos em um determinado padrão de como ser e agir traz muito sofrimento, incompreensão e pode surgir daí traumas e até depressão por não se sentir adequado. A escola local em que deve servir de conhecimento e cultura muitas vezes se afunda nos próprios temores e falta de esclarecimento por parte de alguns funcionários que se vêem perdido quando confrontados com uma realidade diferente da sua. Muitas vezes a escola pelo seu silêncio e omissão torna-se cúmplice da violência existente legitimando atos homofóbicos e de humilhação na prática educativa. Provocando uma evasão aos alunos homossexuais que se sentem abandonados onde deveriam sentir-se protegidos. Mas se tem tanta gente mal resolvida sexualmente a vice-diretora se mostrou como tal. Primeiramente porque como educadora deveria saber que um dos dizeres dos parâmetros curriculares menciona a questão de se trabalhar a orientação sexual. E o que é falar de sexualidade? A sexualidade é pluralista. Engloba lidar com as mudanças corporais e hormonais que ocorre na nossa transformação ao crescer, das relações de gênero, o respeito a si mesmo, e ao outro, a diversidade de crenças, valores e expressões culturais, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, menstruação e tantos outros assuntos pertinentes ao tema. Ela como educadora deveria saber que aos 11 anos uma criança ainda está em formação e determinar a sua orientação baseada em suposições é alienante. Graças a sensibilidade de alguns setores do governo, vem se trabalhando em cursos de formação dos professores o projeto Brasil sem homofobia e diversidade e gênero na escola. Em que lida com temáticas sobre a questão de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais.
    Partindo da concepção que os processos discriminatórios precisam ser analisados à luz dos direitos humanos tão em voga ultimamente nos fóruns educacionais. É preciso que a escola esteja preparada para valorizar o ser humano, para que nenhuma forma de discriminação seja tolerada, na escola ou fora dela. Para que um dia seja possível afirmar que, assim como nosso país, a escola brasileira é uma escola de todos (as). Estando certo que incorporar este debate na formação dos professores é o caminho mais consciente e promissor para um mundo sem intolerância, mais plural e democrático.

    ResponderExcluir
  2. Ô blogueiro, tu sabes mais do que todos, que incompetentes da qualidade dessa vice-"diretora", tá cheio em nossa região.
    Êita indicações tronchas.
    Vai ver que a mulher, é comadre do Prefeitão e intrigada da mãe do garoto. Ficou de peito lavado. Hahahahahahahahahaha.
    Aqui no Agreste tá cheio dessas indicações.
    Fédi a chulé...

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI INDIGNADA COM Á ATITUDE DA GESTORA,SOBRETUDO EDUCADORA.ISSO MOSTRA COMO ANDA A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL,PÉSSIMA É CLARO.UM EDUCADOR PRECISA TÁ QUALIFICADO PSICOLOGICAMENTE PARA LIDAR COM OS SEUS ALUNOS,E O QUE ELA MOSTROU FOI QUE NÃO TEM CAPACIDADE PARA SER UMA EDUCADORA, CONSTRANGEU O GAROTO E TODA SUA FAMÍLIA POR UM ATO QUE PRA ELA DEFINIA A SEXUALIDADE DO GAROTO.FOI HORRÍVEL A POSTURA DELA DIANTE DA SITUAÇÃO,E OLHE QUE TÊM MUITAS ESPALHADAS POR AÍ A FORA.

    ResponderExcluir
  4. Dessas educadoras o interior tá cheio, pessoas que não tem a menor condição de educar nem os próprios filhos são colocadas em colégios para educar os filhos alheios. Imagine a mentalidade de uma criança que é educada e ensinada a pensar da mesma forma de um indivíduo preconceituoso como esta vice diretora? É lamentável em pleno século 21 tenhamos que conviver com esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  5. A vice-diretora trabalhava na periferia de salvador segundo uma nota que saiu hoje (14/05/11) o jornal Diário de Pernambuco. Ela foi exonerada do cargo de vice-diretora, mas continuará atuando para ensinar. Infelizmente DESEDUCADORES deste tipo estão em todos os cantos do País.
    A formação continuada de professores é necessária, mas de nada adianta se professores também não estejam aptos e interessados em promover mudanças pessoais e profissionais. Pois a formação consiste no trabalho de dentro e fora do ambiente de trabalho. Mesmo com a universidade aberta em parceria com as federais restringe o número de professores participativos no curso de formação. Os gestores e órgãos públicos é que deveria dar prioridade à formação de qualidade do professor uma vez que eleva a qualidade do ensino sendo refletido na aprendizagem do discente.
    No que concerne às secretarias de educação, a tendência à homogeneização dos procedimentos impede a autonomia de pensamento e ação do professor, condenando-o ao silêncio obsequioso diante dos ditames impostos pelo saber/poder dominante, em detrimento de especificidades culturais, profissionais, e de situações singulares.
    Algumas análises apontam o decrescente investimento governamental na educação nos últimos anos, em todos os níveis de ensino. Devido ao alto custo de certos materiais como computadores, softwares, periódicos, livros, face à baixa média salarial, os governantes minimizam o investimento no profissional. Configurando-se como fator proibitivo da formação continuada dos professores, os quais não dispõem dos recursos financeiros adequados para investir em sua própria formação. Afinal, é pública e notória a histórica precariedade dos salários pagos aos professores.
    Os problemas de má qualidade do ensino e baixo desempenho das escolas públicas têm levado a educação a reforçar as desigualdades sociais, mais do que a contribuir para compensá-las ou superá-las.
    Sabe-se que para alguns políticos é louvável e até complacente com o analfabetismo e precariedade educacional. Este louvor a ignorância e descaso com a educação se devem a desvalorização inconsciente da educação como valor da cidadania e político. Uma vez que fica mais fácil manipular uma massa inconsciente e alienada.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar o tema orientação sexual atende a necessidade de dar sentido a carência da educação atual no sentido aos conteúdos e práticas. Manter uma postura aberta ao tratar das questões em sala de aula, em vez de reprimi-las ou tratar como tabus contribui para uma alternativa ao currículo dos parâmetros, tirando o educador e educando da alienação humana, educando-o para a vida e para a humanização do individuo.
    Lidar com as questões cotidianas e situá-las no seu contexto é uma forma de dar sentido ao conteúdo tradicional. É necessário sim, que os professores tenha acesso à informação atual, de modo continuo para que seu trabalho seja de fato de qualidade.
    A implantação dos temas transversais nos currículos escolares - não só a Orientação Sexual - tem papel importante na formação e atuação docente. Exigindo do professor uma criatividade e dinamizando a realidade não só da escola, mas a da educação publica brasileira. E esta função o Estado não pode simplesmente delegar ou se esquivar.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA