PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CULTURA E EDUCAÇÃO

Nenhum país se desenvolve e pode ser chamado de civilizado se não tiver um povo educado e culto. Isso significa que a população - não apenas uma elite - deve saber ler, escrever, interpretar textos, conhecer pelo menos um pouco sua história e geografia. No mundo de hoje, é inconcebível que as pessoas ignorem a Ciência, estejam excluídas das novas tecnologias e não tenham oportunidade de apreciar a boa música, a literatura, o cinema, a pintura ou o teatro. Educação e Cultura necessariamente devem caminhar juntos. Dissociar um do outro é permitir a limitação do cidadão ou cidadã nas duas áreas. Você é capaz de imaginar um professor que educa sendo pobre de conteúdo cultural? Um homem ou uma mulher na sala de aula sem noção de quem foi Machado de Assis, Villa Lobos, Portinari ou Procópio Ferreira?

Muito do fracasso da Educação no Brasil está relacionado com o problema cultural. E isto vem de longe, da colonização portuguesa. Quando nossos "descobridores" vieram para cá trouxeram o pior que tinham por lá. Nossas terras foram sendo habitadas por bandidos, ignorantes, arrogantes e apenas à elite da corte era permitido o conhecimento. A Universidade e a Imprensa só chegaram à colônia muito depois, com um atraso enorme em relação à Europa e outros países da América do Sul.

Tudo isso que vemos aí: advogados, médicos e engenheiros que escrevem muito mal, professores que se atém só aos conteúdos curriculares, jovens embriagados com músicas de péssimo gosto e valores completamente deturpados, são resultado de um longo processo. Milhões de pernambucanos poderiam ler o Jornal do Commercio pelo menos aos domingos. Traz uma gama enorme de informações úteis e custa apenas dois reais. No entanto apenas centenas assinam ou compram o exemplar. Como o preço do JC é quase que simbólico está na cara que a razão não é a falta de dinheiro. É o hábito que não foi cultivado, a leitura não valorizada, a preferência de gastar a grana curta em cigarro, cachaça ou cerveja em detrimento de um bem cultural.

Brasileiros quando vão à Argentina - nosso irmão da América do Sul -, ou a Portugal, o primo pobre da Europa, ficam admirados. Existem mais livrarias, os museus não vivem às moscas como aqui, cinema não é só diversão, os teatros atraem maiores públicos para concertos ou espetáculos dramáticos... E se tem conhecimento, também, que os turistas brasilianos costumam dar vexame lá fora. São espalhafatosos, querem se mostrar "espertos" e terminam por chocar um povo normalmente mais bem educado e honesto.

Não estou contra o meu país e não me passa pela cabeça ir morar em outro lugar. A minha luta ou o meu sonho, é ver o brasileiro melhorando de vida em todos os aspectos. Que ele cresça socialmente, economicamente e também culturalmente.

"A gente não quer só comida", diz o refrão de uma música de bons roqueiros nacionais. Essa frase é muito significativa. O autor foi muito feliz e em poucas palavras disse muito: homens e mulheres precisam alimentar o corpo, ter comida na mesa, roupas decentes para se ir à escola ou ao trabalho, é necessário o lazer, a diversão, o direito à saúde e também aos bens culturais aí incluindo a história, a literatura, o artesanato, os jornais, as revistas, a música, a escultura, a pintura, o teatro, o conhecimento, enfim, que nos torna racionais, inteligentes e seres únicos neste planeta.

Sem educação e cultura, ou com apenas um pouco de cada um deles, somos incompletos, não nos diferenciamos tanto dos bichos. Por isso que existe gente considerando natural roubar, matar, avançar o sinal, dirigir embriagado, brigar por conta de um jogo de futebol ou um credo religioso... Falta-lhes saber, conhecimento, educação e cultura.

Parece que já escrevi uma vez, mas é necessário insistir: É preciso erradicar a miséria em todos os sentidos. É preciso dar a comida e também a informação, o saber. Quando um dia isto acontecer, não se precisará mais se fazer a pergunta de Renato Russo que foi parar na novela: "Que País é esse?". (Na foto Renato Russo e o Legião Urbana).

15 comentários:

  1. "QUE PAÍS É ESSE?" que nos seus livros de história recentemente distribuidos pelo MEC afirma que o Lula é um santo e o PT um partido político!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez Roberto deixou de ser jornalista e virou professor. E que aula!

    ResponderExcluir
  3. É no que dá entregar um país para ser governado por 8 anos por um analfabeto. O pior é que no campo da cultura a coisa tende a piorar ainda mais com essa que aí estar. O cocozão que Lula deixou para ela, não e para qualquer PRIVADA, não existe descarga e cano que resolva o problema. O jeito e ter que engolir.

    ResponderExcluir
  4. Num país onde a criançada vai para as escolas onde sequer tem bancas para se sentar. Eles santam no chão. Em caetés o lanche dos garotos é quisuco com bolacha seca. Os advogados que sai das faculdades 70% não passa no teste da OAB.

    ResponderExcluir
  5. Roberto hoje me pegou no contra-pé. Eu tenho tantas coisa para lhe falar, mas com palavras não posso dizer agora, como ninguém pode discordar de você. Estou escrevendo sobre o Casamento em Seráfia. Sem tempo nenhum, mas se tiver eu volto. Só para uma avant-premier: Que país é esse, onde sai um presidente quase analfabeto e que se vangloria disso, dando a impressão de que é necessário ter um apedeuta na presidência para mostrar mobilidade social? Você está certo Roberto, até que enfim.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  6. O nosso estado tem crescido economicamente,
    o nosso país, idem.
    Mas, a indigência cultural campeia.
    É lamentável constatar isso em todas as
    classes sociais, em todas as faixas etárias -
    claro está, com algumas exceções.

    ResponderExcluir
  7. Muito culto o Universitário confundindo está com estar. Mesmo assim se acha o tal para escrever besteira sobre o Lula.

    SOU ANALFABETO.

    ResponderExcluir
  8. Quantos puxa-sacos para defender o Lula. Não tem argumento para falar nem aceitar o caos que é esse país no campo da educação, vem com esse papo furado de economicamente o país vai bem. Economicamente bem vai o mundo. O PIB do Paraguai em 2010 foi maior do que o brasileiro. o Equador a Colômbia está em pleno desenvolvimento. Isso mão é privilégio do Brasil, não! É do capitalismo que venceu o comunismo. Puxa-sacos já gostam de se enganar.............................

    ResponderExcluir
  9. Fiquei triste quando o "guerrilheiro" foi banido do deste Blog, porque discutiu com a Nefertari. A culpa foi do Roberto por defender tão fortemente a mãe dos seus filhos. Mas, eu entendo. Desta vez eu não correrei o risco de ser banida também, pois concordo, em gênero número e grau com o que ela disse. É pena que ela não tenha dado nomes aos indigentes nem as exceções. Eu só a ajudo, e tenho certeza ela concordará citando, o Fernando Henrique, nosso Bom Velhinho e Marina Silva, nossa Boa Moça. Na regra eu citaria o Bom Velhaco, mas para descrevê-lo ou justificar precisaria de mais espaço, quanto ao Bom Poste, não quero falar agora, pois ele foi vacinado e está com pneumonia.
    Roberto, se você achar que estou ameaçada de banimento, nem publique isto, eu compreenderei. Família é família.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  10. Em 2010 o PIB do Brasil ficou em 5º lugar na América do Sul(o que é uma vergonha). Perdeu para o Chile, Paraguai, Argentina e Colômbia.

    ResponderExcluir
  11. Realmente vç tem suas razões em seu ponto de vista.Porém sou filha de pessoas que não tem muita visão sobre cultura, mas procuro sempre ficar por dentro do assunto... Acredito que vai do enterresse de cada um e mais depende da escola que estudamos ou até dos nossos professores o incentivo cultural complementado com leitura muita leitura.

    ResponderExcluir
  12. Belo texto Sr Roberto Almeida,Tomem por exemplo o trânsito.
    Aqui em PETROLINA temos educação e civilidade,tomei um susto quando estive em GARANHUNS durante o festival de inverno.Motoristas mal-educados e sádicos.Nosso trânsito é bem gerido e aqui os motoristas aprenderam a respeitar uns aos outros,e o pedestre é tido como parceiro.
    Parabéns jornalista.
    ALFREDO COELHO/PETROLINA

    ResponderExcluir
  13. Realmente o seu ponto de vista é interressante...
    Porém eu acredito que os nossos paes deveriam nos encentivar a ler mais e nos aprofundar culturalmente, mas no meu caso nunca fui incentivada por ninguém, ou seja depende de cada um. O ideal seria que nossos educadores fossem bem remunerados e treinados pra incentivo de cultura,leitura... Ja vi casos cujo incentivo da leitura e até mesmo obrigatoriedade da leitura dar certo.

    ResponderExcluir
  14. Só agora assisti Tropa de Elite 2, e infelizmente é fácil chegar a conclusão que a arte e a vida real neste caso andam de mãos dadas, o filme é a cara do Rio e o Rio é a cara do Brasil. Citei o filme porque na minha opinião tudo, absolutamente tudo no Brasil depende do jogo sujo da politica, tanto as coisas licitas quanto as ilícitas estão sujeitas aos interesses políticos e de quanto vão render aos bolsos nos nossos nobres políticos. Parece drama, mas um potência como é o nosso pais, fica preso na ganância e corrupção da grande maioria dos nossos queridos e idolatrados políticos, Renato Russo escreveu QUE PAIS É ESSE, no final dos anos 70, já no começo dos anos 90 escreveu O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO, acreditando que a coisa estava melhorando, mas até ele viu que tudo estava condicionado a boa vontade e interesse dos políticos, então escreveu uma música chamada PERFEICÃO, onde ele mostra seu pensamento sobre a estupidez humana e da corja de assassinos covardes, estupradores e ladrões no seu país. É a arte imitando a vida a vida imitando a arte e muita gente ai na miséria passando fome, frio, dor, humilhações, etc. E nossos queridos políticos ai num boa, só empurrando com a barriga seus processos, tendo seus aumentos de 50% pra lá, tendo suas comissões, tendo suas vantagens. alguém pode escrever agora:
    QUEM É QUE VAI NOS SALVAR.

    Alvaro Galileu

    PS. Nunca podemos em nenhuma circustância generalizar.

    ResponderExcluir
  15. Desculpa Lucinha Peixoto, mas o "guerrilheiro" não discutiu, ele xingou e tentou denegrir a imagem alheia. Discutir não é o que ele fez, aquilo se chama brigar!!!
    Mas falando sobre o assunto em pauta. A cultura e educação não dependem apenas do governo, depende também da população e do próprio indivíduo com sede de aprendizado. As pessoas atualmente visam apenas dinheiro e não importa como irão consegui-lo o que vale para essas pessoas é o "status", nem que tenham que deixar de comer para andar de roupa nova e carro zero. Livro para quê não é? Para que um bom filme contanto uma história se pode-se ver um do Rambo? Não é só uma questão de cultura e educação, é a falta de consciência do brasileiro, fazem com os outros o que não querem para eles, a maioria está sempre tentando obter vantagem com os demais. É necessário deixar determinados indivíduos mais humanos e mais respeitadores dos direitos alheio.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA