PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O DOM MOURA METE MEDO?

O Dom Moura parece procurar este jornalista em qualquer lugar de Garanhuns e até em cidades próximas. Esta semana mesmo, numa passada rápida por um supermercado de Heliópolis encontrei uma conhecida de longas datas e essa pessoa puxou conversa sobre o hospital. Funcionária da unidade de saúde regional, está convencida de que a imprensa, o promotor, a polícia, quem seja, só descobrirá as verdades que acontecem no HRDM se vasculharem bem o setor financeiro. Acha que nessa área está o segredo de calçadas de R$ 120 mil e telhados de R$ 1,5 milhão. "No papel está tudo certinho", observou com ironia.

Neste sábado, ainda pela manhã, dei de cara com um pequeno grupo de manifestantes que portavam faixas contra a atual direção do Dom Moura. Todos funcionários do Hospital. Uma delas, de nome Vânia, não teve medo de mostrar a cara ou revelar como se chama para o jornalista. Tanto esta senhora quanto as outras três ou quatro que a acompanhavam explicaram porque tinha pouca gente no protesto: "É o medo. Todos têm medo da diretora que persegue sem dó. Eu não tenho medo. Não tenho porque acredito que o Deus que está me dando coragem é o mesmo que vai me dar proteção", desabafou.

Algumas faixas também foram colocadas ao longa da Avenida Rui Barbosa, com a devida autorização dos proprietários dos prédios. Mesmo assim depois as mesmas foram encontradas rasgadas. Segundo informações de populares um rapaz magro, usando um paletó escuro, foi o responsável pelo ato de vandalismo.

 É interessante que Vânia e suas amigas vim a conhecer hoje. Nenhuma delas faz parte da relação de funcionários que iniciou essas denúncias. Como os outros servidores, contudo desejam mudanças na administração da unidade de saúde. "Desejo isso pela falta constante de materiais e medicações, assim como conserto e manutenção de equipamentos quebrados".

Eu me esforço para me livrar do Dom Moura, mas parece que ele me persegue.

O GOVERNADOR - Quando fui para a entrevista do governador Eduardo Campos, já tinha decidido não abordar a questão do Hospital. Até hoje só eu dei a cara a bater, preferi esperar por uma manifestação (ouve essa muito tímida) ou que um colega mais atrevido ou ousado encarasse a questão. O neto de Dr. Miguel Arraes é um homem muito inteligente, se você não for preparado cai numa saia justa fácil fácil. Nesta coletiva do sábado, teve um repórter que fez duas perguntas e nas duas respostas praticamente foi chamado de desinformado porque cometeu erros, confundindo ações da alçada dos governos federal, estadual e municipal. Não tenho idade para sofrer esse tipo de constrangimento. Muitos leitores não sabem, pois só me conhecem pelo blog, mas só tenho uma corda vocal funcionando e me expresso com muita dificuldade. Para abordar essa questão junto a Eduardo, eu precisaria falar no mínimo dois minutos o que representaria um tremendo esforço e mesmo assim correria o risco de não ser bem entendido, tanto pelo governador como pela plateia presente. Passei por uma situação dessas numa entrevista coletiva da ex-presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, fui mal interpretado e a ex-secretária Ivone Silva aproveitou que tinha voz e eu não e me levou à lona. Depois é que fui à forra, mostrando que estava certo, mas fiz isso escrevendo um editorial caprichado no Correio Sete Colinas. Duelo verbal eu sempre corro o risco de perder por isso não entro mais em "bola dividida".

Portanto não tive medo de enfrentar a questão. A minha limitação física é que me impediu. Não estou me desculpando com os leitores, pois quem conhece o meu trabalho já sabe de minha personalidade e por isso não preciso me justificar. E mesmo tendo levantado esse assunto (o Altamir Pinheiro fez denúncias antes de mim, mas não sei se eram as mesmas) fui tratado com muita decência e diria até carinho tanto pelo Secretário Evaldo Costa, quanto Ivan Rodrigues e mesmo o governador Eduardo Campos, que publicamente expressou satisfação em me ver trabalhando depois de tudo que passei. Isso deixa bem claro que as pessoas que ligaram para o prefeito Dudu, se fazendo passar por funcionários do Governo do Estado, para fazer intriga, dizendo que vivo falando mal do governador, foram pessoas daqui mesmo da nossa região. Não é a primeira vez que tentam me derrubar em Capoeiras usando desse expediente. Isso revela o caráter de determinados homens e mulheres. São esses, talvez, os que vivem na lama e nos fazem acreditar que existe mesmo muita sujeira no Hospital Dom Moura. Acontece que o prefeito de Capoeiras é um homem de personalidade formada e leal aos seus companheiros. Não vai dar ouvidos a moleques. E o governador Eduardo Campos me conhece desde quando tinha 20 anos de idade e era chamado de Dudu. Ele sabe da minha lisura e da minha independência. Nunca estive a serviço de ninguém a não ser das minhas ideias e dos interesses da comunidade. Persigo a verdade e a justiça e acredito que um dia as duas virão à tona. Então essa gente corrupta e de caráter duvidoso vai botar o rabo entre as pernas e deixar os homens de bem em paz.

Infelizmente, não me senti em condições de levantar esse assunto na entrevista com o governador. Apenas tive oportunidade de tocar no assunto com o Secretário de Imprensa, Evaldo Costa. Ele pediu minha opinião, eu dei: Disse que em Garanhuns até as pedras desconfiam dos mal feitos do Dom Moura e acrescentei: "Eduardo está sofrendo algum desgaste aqui na cidade por conta disso, é uma questão que lembra o presídio de Jarbas".

Todos que acompanham o blog sabem que votei em Dilma, Eduardo, Armando e Humberto. Se a eleição fosse hoje votaria novamente. Mas isso não me obriga a ser capacho nem omisso. Os fatos que surgem, se têm algum fundamento, necessariamente precisam ser levados ao conhecimento da opinião pública.

12 comentários:

  1. todo mundo já sabia que tudo isso iria terminar em pizza ,tenho pena de vânia e desta meia duzia de funcionários vão ser perseguidos de todas formas a vingança neste caso é prato que se come pegando fogo e não vai tardar que bom que o pensamento elevado a deus possa ajudar a cada um deles essa conversa de ninguem abordar o assunto era previsivel um assunto tão polemico não poderia ser colocado na cara de ninguem ainda cedo um radialista estava estimulando o povo a não questionar os problemas do dom moura mas a procurar solução è definitavemte ninguem derruba esta direção vamos comer pizza?

    ResponderExcluir
  2. Estou quase saindo para ir à missa. Como sempre faça aos domingos, vejo os blogs antes de partir para o meu contacto com Deus. Vi a AGD, com o Zé Carlos reproduzindo um texto do “guerrilheiro” Altamir. Não vi até agora nenhum blog, nem mesmo este de Roberto Almeida, falar uma vírgula sequer sobre a ameaça contra a vida do Altamir. Mesmo, que fosse para dizer, e justificar, que tudo não passa de mentira (o que não acredito). Talvez eu entenda o Roberto não querer debater com o Conde Eduardo pelo seu problema de saúde. É um caso clássico do explica mas não justifica. O que não é nem explicado é o silêncio dos outros jornalistas, pelo menos os que eu tenho acesso, tanto diante do texto, quanto no Todos por Pernambuco.

    É lamentável, depois de uma denúncia que durou meses sem resposta, e que movimentou toda a cidade de Garanhuns, e mesmo em Bom Conselho eu sei que teve repercussões, com alguns botando as barbas (com o avanço da mulheres precisamos outra coisa para botar de molho) de molho, nada disso relativo ao D. Moura tenha sido ventilado, numa reunião que um comentarista do post abaixo foi certeiro, chamando-o de TODOS POR EDUARDO, ao que eu só acrescentaria o CONDE, para ser mais realista.

    Eu até entendo o que já vi muito tempo em minha vida, e que meu pai me falava, com outro termo: “Minha filha, quem tem cotovelo tem medo”. Eu sempre, sem ser jornalista nem nada, e sem nem curso superior, meditando à beira do fogão, cheirando a alho e óleo, como diz o Einstein, acho que um imprensa justa, boa, eficiente só se faz com jornalistas que vivem com o cotovelo ferido, e até quebrado. Ou seja, o valor de um jornalista, quase todo tempo, se mede pelas escoriações no cotovelo. Até agora, o único que vi que expôs o cotovelo foi o “guerrilheiro”. O Zé Carlos, que está se metendo em país estranho, na AGD limitou-se a mostrar o cotovelo do Altamir. O Roberto alega que não pode gritar se o seu for atingido. Já os outros, além de não expor os deles, andam munidos de cotoveleira. São os “cotovelões”.

    Eu nem me meto porque se ferirem o meu cotovelo eu não posso nem carregar meu netinho. Explica mas não justifica.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  3. Roberto Almeida, com medo de não conseguir se expressar e ser engabelado pelo governador preferiu evitar a polêmica; pelo menos fez sua mea culpa no blog e ainda fez novas revelações sobre o hospital. E os outros, por que ninguém se expõe, porque todos tem medo do hospital dom moura ou da mulher que está a frente da direção? Será ela filha de Lampião?

    ResponderExcluir
  4. PAULO CAMELO, COMENTA: Com um forte esquema de segurança, com cartazes arrancados, esses alusivos a crise administrativa no Hospital Dom Moura, mesmo assim servidores se manifestaram contrariando o todo poderoso governador de Pernambuco. Mas, o objetivo do governador Eduardo Campos consiste em "amarrar" os Prefeitos para defenderem o seu projeto pessoal de ser candidato a Senador ou a Vice-presidente da República. Desse modo, uma caravana de políticos percorre todo o estado visando as eleições para Prefeito e Vereador, sob o slogan "TODOS POR PERNAMBUCO". No nosso entendimento seria melhor dizer: "TODOS POR EDUARDO". Na realidade alguns políticos costumam se movimentar para afirmarem que estão trabalhando, mas o objetivo real é iniciar e costurar os acertos para a campanha eleitoral de 2012 e 2014. Concretamente nada mudou com a passagem política do governador Eduardo Campos. Além disso o governo do estado de Pernambuco não dispõe de recursos para alavancar o nosso desenvolvimento sócio-econômico, uma vez que os poucos recursos existentes já estão destinados para o Complexo Portuário e Industrial de SUAPE. O governo do estado só consegue caminhar com as benesses do governo federal. Afinal a sua "Carreira Solo" é igual a zero. Mas, me parece que a presidente Dilma, até agora mais equilibrada do que o ex-presidente Lula, não vai liberar verba além do permissível. Para o interior, a exceção de Caruaru e Petrolina, só resta a implantação do depósito de material radioativo em Itacuruba e pequenas migalhas para outras regiões, incluindo o Agreste Meridional, conforme reunião realizada, na CODEAM, com os Prefeitos da região. Garanhuns para se libertar e crescer precisa de políticos ousados e independentes politicamente e financeiramente. Políticos no dizer popular, com "Carreira Solo". Do contrário seremos sempre tratados como pedintes e pobres em todos os aspectos, a exemplo da Ação Global promovida em 2010 pelo burguês e hoje senador Armando Monteiro. Finalizando, quanto dinheiro público está sendo jogado fora com essa comitiva governamental para fazer só política e pouquíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que tenho lido aqui, os "comentaristas" do Roberto Almeida (anônimos ou com RG) esperam que os jornalistas resolvam tudo, partindo para a briga com o governador, logo na primeira visita ao Agreste. - Quando o governante é civilizado, implica sermos civilizados com ele. Isso NÃO quer dizer que devamos ser omissos a vida inteira. Mas é necessário dar um crédito de confiança. - E mais: se os jornalistas não falaram, devem ter seus motivos. - O Roberto explicou os dele. - Se não justifica, isso é problema de quem vê as coisas de longe. - HÁ corrupção no Dom Moura? - NINGUÉM duvida que HAJA! – O governador está sendo conivente? NINGUÉM tem certeza disso. – E por que só os jornalistas é que teriam de falar? Sei que o papel da imprensa é provocar, investigar, cutucar e informar ao povo. – Mas, e os “chefes” políticos locais, NÃO devem nada? Apenas “lavam as mãos”! Por que os “chefes” da zona não pleitearam ao governador uma hora de debates com parte da população (povo)? Porquanto, o povo que vai a um auditório TAMBÉM tem voz! – Aí, esses críticos de longe, que tanto espinafram, iriam falar tudo, sem medo das respostas. E, ao final, poderiam sair na tapa com o governador. – Mostrariam o outro lado da “civilidade”! Outra: porque os homens botam as barbas de molho, as mulheres NÃO devem pôr os pelos das ROSAS no molho, NÃO! Caso queiram elas, podem botar a ROSA todinha no molho! – É ISSO! – José Fernandes Costa – jfc1937@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. A chamada Direita passou décadas no poder, fazendo o que bem entendia, mas sempre havia uma imprensa para critica-los, sempre havia uma sociedade para sair às ruas, sempre havia intelectuais para expressar os sentimentos dos anônimos, que o diga Renato Russo quando escreveu "que pais é esse". Em 2002 a direita caiu e passamos a ter a chamada Esquerda no poder, este processo foi acontecendo do nível nacional até os menores municípios e agora eu pergunto; o que mudou?
    Vou dizer o que mudou, foi apenas os nomes dos que estão no poder, pois na minha opinião a chamada esquerda ao ter o poder nas mãos mostrou a verdadeira cara, que nada difere dos seus antecessores e quando vejo os comentários indignados com a atual situação do Dom Moura, não fico nada surpreso, pois não vejo nada de novo no governo atual de Pernambuco, a única coisa que posso reconhece positivamente é que o atual governador é bem mais esperto do que o outro na hora de abrir o caixa para dar o famoso cala boca, e esse cala boca é dado de forma ostensiva, então no caso da impressa tem que acabar com essa hipocrisia e assumir que ganha para falar bem de quem lhe pagam, é claro que não podemos generalizar, mas com certeza a maioria de nossa impressa tá nessa, é de dar nojo alguns blogs de jornalistas renomados do Recife.
    Hoje o Brasil é um Pais acostumado com a esmola, achando que isso é a solução de todos os problemas, quando vejo um cidade como a vizinha Caetés ai é que sinto na pele como este fenômeno esquerdista funciona, por ser uma cidade pequena é fácil de compreender a sistemática adotada atualmente no Brasil, é mais ou menos assim; o cara que esta no poder é uma pessoa populista com discursão onde mete o pau em todo mundo e só ele é o bom, fala muito do pouco que fez e diz que ninguém fez melhor que ele, nos bastidores manda envelopes bem recheado para aqueles que têm alguma lidera ou aqueles que em época de eleição poderá dar as famosas contribuições ilegais, pega aquele pobres lascados que não tem nenhuma perspectiva e dizem que estão empregados agora vão receber apenas R$ 150,00 e quando recebem isso e se falarem mal do bondoso que arrumou esse belo emprego tão no olho da rua, ou seja, a esmola pra quem não tem nada é uma benção do santo, agora não sabem que o santo com essa esmola enche o bolso. Infelizmente essa é a sistemática adotada em grande parte do Brasil, tivemos a grande oportunidade em 2002 de começa a mudar essa estória, mas o pensamento da maioria e recentemente ratificado pelo grande líder dos bastidores do PT, o Zé Dirceu, foi de que se eles (a direita) mandaram por tanto tempo fazendo o que queriam, hoje não seremos diferentes. Essa frase do Zé foi por dirigida ao senador Humberto Costa, que foi chamado de inocente só porque é a favor do fim da reeleição.
    Apesar de tudo que coloquei acima ainda tenho fé que o Brasil é o pais do futuro, futuro limpo, ou seja, crescendo e se desenvolvendo de forma honesta, sem ter ninguém ganhando enquanto outros perdem ou deixam de ganhar, quem sabe se os atuais governantes mudem o pensamento e em vez de querer a todo custo esta por cima, coloquem o povo por cima.

    Alvaro Galileu

    ResponderExcluir
  7. O título dsta reportagem deveria ser chamada de "O MEDO DOS JORNALISTAS DE FALAR COM O GOVERNADOR SOBRE O DOM MOURA". Todos falaram muito e nenhum jornalista, falou.....

    João Leitor deste Blog

    ResponderExcluir
  8. Se já não bastasse a TELMA e o MARCELO JORGE, de repente pinta esse tal de ZÉ FERNANDES para babar ainda mais o Roberto Almeida. O cordão dos puxa saco.......................

    ResponderExcluir
  9. Álvaro "pretume"Galileu,"O BOBÃO",até em postagens sobre o DOM MOURA esse inocente plebeu tenta difamar ou agredir Zé da luz.Deve ser caso de amor e ódio,ou então muita inveja.

    Quando o governo LULA distribui através do BOLSA- FAMÍLIA recursos que vão de R$65,00 até R$220,00 se não me engano os valores,não vejo tanto estardalhaços.Querendo ou não é uma forma de distribuição de renda.

    Em Caetés acontece a mesma coisa,vivemos em um município que tem como fontes de recursos financeiros o FPM,FUNDEB,E recursos da saúde,além dos aposentados.IPTU não é cobrado.
    Quando estes recursos são reduzidos o município sofre muito,e a população sente na pele esse desequilíbrio.Não temos grandes ou médias empresas.Os que empregam raramente pagam o SALÁRIO MÍNIMO.

    A prefeitura faz o que pode para minimizar a falta de emprego na região.Ano a ano centenas de jovens se formam em nosso município.Disponibilizamos 02(dois)ônibus para levá-los as faculdades em Arcoverde e Garanhuns.
    CONTRATAMOS muita mão de obra de nosso município.Sem concurso é verdade,mas pensando no bem estar dessas famílias,tentando diminuir as migrações que separam tantas famílias deste agreste.

    Conseguimos uma subestação juntamente com a CELPE.O governo do estado nos prometeu o fim do racionamento d`agua em CAETÉS.Chegou a vir em nosso município por duas ocasiões,tendo assinado várias ordens de serviço.A infra-estrutura está sendo preparada,falta os investimentos privados e governamentais.Lembrem-se que Santa Cruz do Capibaribe a pouco tempo era sinônimo de pobreza e atraso,hoje desponta como cidade empreendedora.

    Portanto ÁLVARO BOCÓ,sua insignificância política em Caetés é conhecida,mantenha-a.

    Todos sabem do crescimento de Caetés,sua valorização,e percebem que temos muito ainda por fazer.Vejam nosso comércio o quanto ele cresceu,se vocês forem a Capoeiras,que tinha um bom comércio antigamente,perceberão que durante a semana a cidade é parada,só esperando o dia da feira.Em Caetés é diferente temos forte fluxo no comércio todos os dias da semana.
    Temos hoje uma boa classe média caeteense,fruto de um bom governo do presidente LULA e de uma política tranqüila e desenvolvimentista adotada pelo grupo de Zé da luz.Tente na região comparar os preços dos imóveis.Se surpreenderão com os valores alcançados por Caetés.É fato.

    No mais é picuinha de uma oposição fraca e fragmentada,feita por pessoas sem liderança e com o intuito de se apoderar dos cofres públicos para pagarem suas dívidas pessoais e de campanhas,campanhas estas com um único propósito:derrotar Zé da luz,não como político mas como algozes.Tentaram fazer isso com LULA e o que foi que aconteceu? quebraram a cara,aqui em Caetés não vai ser diferente,vão quebrar a cara novamente.Principalmente você Álvaro Pretume Ótario.
    Einstein.recife/PE

    ResponderExcluir
  10. Até hoje eu não consigo entender como um blog tão bem conceituado como esse, aceita comentários de um maloqueiro rabugento como esse tal de Einstein.recife/PE.

    ResponderExcluir
  11. Caro jornalista já li em outras matérias você dizendo que não iria publicar certos comentários, principalmente aqueles com palavrões, agressões, difamações e outras coisa de baixo nível, mas vejo que com o einstein a estória é outra, quem sabe isso é um caso de amor intermediado pela internet. Brincadeiras a parte o fato é que muitos amigos que são leitores desse blog tem me dito que fazem comentários sobre suas matérias e muitos deles não são publicadas e pelo pouco que conheço dessas pessoas tenho certeza que elas tem educação suficiente de se expressarem sem ofender ninguém, acho que vou começar a aderir aos pensamentos dos meus amigos e procurar outros blogs em que tanto as matérias como os comentários no mínimo respeitem os leitores, esse caso do pseudo einstein ilustra bem essa corrente de pensamento, nada contra a idolatria dele por sua majestade zé da luz, cada um escolhe o que melhor para si, mas tem que ter o equilíbrio necessário para saber ouvir as criticas aos homens públicos que não cumprem com que estar escrito em lei.
    Acho que não vou deixar de ler suas matérias, pois o considero um jornalista bem informado e que textualiza muito bem suas ideias, mas comentários seria me colocar em pé de igualdade com pseudos sem coragem de assumir publicamente sua idolatria e por isso descarrega com injurias, difamação e calunias sua total infelicidade.

    Alvaro Galileu

    ResponderExcluir
  12. einstein além de tudo é preconceituoso e racista, mostra tua cara de nazista.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA