PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

BISPO PROÍBE MISSA E SUZANA REAGE

Depois de 68 anos funcionando no Hotel Tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa, a capela do estabelecimento vai perder a utilidade. Isso porque o bispo da Diocese, Dom Fernando Guimarães (foto), proibiu que os padres celebrassem missa no local. Revoltada e triste, Suzana Tavares, proprietária do hotel, juntamente com seu esposo, Paulo, enviou uma carta ao jornalista Inaldo Sampaio fazendo um desabafo contra a decisão do religioso, considerada arbitrária. O texto escrito pela garanhuense é um verdadeiro libelo contra o comportamento imperial do chefe da Igreja Católica na região. Abaixo transcrevemos esse importante documento publicado hoje por Inaldo:

1- Num momento de profunda tristeza, mais uma vez viemos recorrer ao seu apoio, como amigo, parceiro e profissional reconhecido no meio de comunicação, para externar nossa indignação quanto ao fato que vamos expor.
2- Em 1942 o Bispo Dom Mário Villas Boas instituiu e autorizou o funcionamento de uma Capela dentro do sanatório Tavares Correia. Sua implantação teve como motivo maior a assistência espiritual aos doentes e familiares hospedados, bem como à comunidade da cidade de Garanhuns.
3- Durante todo este período, mesmo com a mudança do Sanatório para Hotel, a Capela manteve-se em funcionamento, assistida pelos beneditinos, do Mosteiro de São Bento, tendo uma assiduidade da comunidade e dos hóspedes. Não resta dúvida que esta Capela faz parte não somente da história do Tavares Correia, como da cidade de Garanhuns.
4- É importante salientar que nunca houve custo financeiro para a Cúria, pelo contrário, como cristã, além de assumir a manutenção da Capela, procurei sempre ajudar aos beneditinos.
5- Após 68 anos, recebemos o comunicado de que o atual Bispo, Dom Fernando Guimarães, determinou a suspensão das celebrações dominicais da referida Capela, refutando todos os argumentos apresentados por uma comissão dos membros  desta, na qual eu e Paulo estávamos presentes.
6- Sinceramente, neste momento de choro, de indignação, impotência e sobretudo muita tristeza, pois percebi notoriamente que prevaleceu a vontade do homem, em contraposição à vontade de Deus, que é de expandir continuamente o reino, buscando salvação de vidas e orientação para as suas ovelhas.
7- Fica a minha pergunta: diante de uma sociedade onde diariamente nos deparamos com alto índice de violência, degradação moral, jovens perdidos envolvidos nas drogas, o que justifica o fechamento da Casa de Deus?
8- Peço então, que o amigo nos ajude divulgando este fato na sua coluna, apesar de o Bispo ter sido categórico e enfático (no sentido de) que a decisão já estava tomada antes mesmo de a reunião ter sido iniciada.

18 comentários:

  1. Por conta dessas atitudes da igreja catolica, é que ele vem perdendo fies !!!!

    ResponderExcluir
  2. concordo
    plenamente com a senhora claudia ribeiro
    a capela do Hotel tavares correia
    e um marco não so na vida da sociedade de garanhuns, mas como um marco e um diferncial, do hotel tavares correia

    ResponderExcluir
  3. Estou indignado, com essa triste noticia, não e so o tavares correia que perde, essa bela capela mas toda a sociedade pernambucana.

    ResponderExcluir
  4. Esse bispo está bom de rever os conceitos dele enquanto missionário de Deus. Ele esta fechando a porta da casa do nosso pai!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Está parecendo coisas do tempo da santa inquisição. Por isso tantos hoje se passam para as seitas evangélicas domo a igreja de edir macedo.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Roberto Almeida,

    Graças a Deus, não conheço este bispo, mas, pela cara dele e pelas notícias que saem neste Blog, deve ser do mesmo time de Dom José Cardoso, que foi arcebispo de Olinda e Recife depois do Sempre Dom Helder Câmara.
    Tenho um amigo, padre, que foi para o Interior do Ceará, ou foi da Bahia, para "fugir" de Dom Cardoso.
    Ele dizia que nas reuniões e encontros de bispos e padres do Nordeste, quando Dom Cardoso chegava, espalhava-se o buxixo no meio dos padres: "Vige Maria, chegou a peste"!
    Pois bem, pelo que eu já ouvi falar deste bispo de Garanhuns e por esta medida, violenta e arbitrária, contra a continuidade de missas na Capela no Hotel Tavares Correia, muito breve ele também vai receber essa saudação quando chegar nos lugares.
    Minha solidariedade ao povo católico de Garanhuns e à direção do Hotel Tavares Correia, um patrimônio da Cidade e do Agreste Meridional de Pernambuco.

    Ruy Sarinho
    Olinda/PE

    ResponderExcluir
  7. Prezado Roberto Almeida,

    Se eu tivesse visto primeiro a carta da Suzana Tavares eu a teria publicado em nosso Blog da CIT ou pediria ao Zé Carlos para publicá-la na A Gazeta Digital. É por essas e outras que me chamam de rebelde em Bom Conselho. Eu já disse que sou católica e até muito praticante, mas, não sou ovelha, a não ser de Jesus.
    Esta atitude do nosso reverendíssimo Bispo está mais para sepulcro caiado do que para um religioso. Óbvio que ele precisa também ser ouvido. Pode ser que ele diga que é do seu conhecimento que as pessoas estavam usando camisinha na referida Igreja em seus encontros sexuais, e que isto é proibido pela a Igreja, a camisinha, e não o sexo. Ou que alguns políticos se arrancharam no altar mor tornando aquele templo uma câmara de vereadores, o que também a igreja proíbe, a atividade política na casa de Deus, a não ser daqueles que são contra o aborto.
    Fora isto, não vejo nada de construtivo na atitude de vossa reverendíssima, a não ser chamar a atenção. Sim, bispo também chama a atenção. E nunca na história deste país eu pensei em concordar com o comentarista de Olinda, seu amigo, acima, sobre um caso que fosse. Mas concordo. Aliás em artigo meu que está no nosso blog eu concordo com o Lula. Estarei ficando doente, ou eles estão mudando? Espero que estejam mudando, pois bispo igual ao D. José Cardoso, “a peste”, como diz o comentarista, só muda se um dia nossa santa igreja mudar o seu código canônico.
    Quando, nós, católicos conscientes, ficamos um pouquinho mais alegres pelo Santo Padre, num laivo de sensatez, permiti o uso do preservativo, e o incentiva quando há risco de contaminação, o Bispo vem com esta de fechar uma Igreja. Se eu fosse a Suzana Tavares, eu alugaria o local para o Edir Macedo, e o convidaria para assistir aos cultos.
    Com a palavra vossa reverendíssima.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    P.S: Por onde anda o Alexandre Marinho? Está compondo o “paulistério”? Estou sentindo falta do seu Blog e do seu cavalheirismo.

    ResponderExcluir
  8. Roberto,
    Quando a gente pensa que se livrou de D. José Cardoso...Por isso que os evangélicos cada dia aumentam mais.
    Imagina então o que ele prega!
    Graças a Deus, nunca vi tal senhor e tenha a certeza que não participarei de nada ao lado de figura tão ruim.
    Fora D. Fernando Guimarães.
    Vai servir em outra freguesia.

    Interessante é que um texo abaixo, sobre poesia nos faz lembrar de D. Hélder.

    Se era D. Helder Câmara, agora é D.Fernando Pneu.

    Que tristeza, Deus nos ilumine.


    Paulão da Massaranduba

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE MEU CARO CONFRADE!!!.Cruz credo,Virgem Maria.Valeime SÃO SIMIÃO protetor dos CAFETÕES.Esta foi de lascar viu.Acabar com a missa do SANATÓRIO, não acreditei quando li a matéria aqui.Isto é coisa do tempo do DOM VITAL,do tempo da santa INQUISIÇÃO.Repense este caso SENHOR BISPO.somos um povo de tradição católica,sempre tivemos laços fraterno com a SANTA MADRE IGREJA.E nos tempo de hoje,mundo globalizado não cabe mais estas picuinhas.Que saudades do DOM ADELINO MOREIRA, que se misturava as manifestações do povo, participando inclusive de folguedos populares de nossa comunidade.Sempre dialogando e respeitando as nossas tradições,sem no entanto perder a postura da figura maior do clero em nossa cidade.Adimiridado e amado por todos nós.Portanto RUBERTTO deste modo vamos ser obrigados a trazer DOM LUÍZ (DOM BIMBA) conhecido também como LULA,Bispo da IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA,com sede na terra do PRESIDENTE,a famosa CAETÉS, para que o mesmo venha celebrar a missa dominical do SANATÓRIO.Bom RUBERTTO vou ficando por aqui deitado na minha rede pitando meu cigarro LAFAYETTE e sonhando coms as missas em LATIM celebra pelo saudoso MONSENHOR CALLOUR...Te lembra RUBERTTO.P.S. GARDINO LOBISOMEM

    ResponderExcluir
  10. Que vergonha, esse Povo despreparado, comentando (in)verdades que não sabem o que está acontencendo. O blogueiro não tem culpa.

    Antes de sentirem o gosto de escreverem emoçionados, dêem pelo menos uma ligadinha para Cúria Diocesana. Procurem saber as causas, fatos, decisões.

    Evangélicos que crescem? Que Evangélicos?

    Que causa defendem? Como crescem?
    Será que esses comentaristas tristes, com inveja, não o fazem em nome das suas Igrejas?
    Será que nunca proibimos?
    Despertem pessoal!
    Gostam de escrever seus nomes em nome não sei de quê, outros anônimos covardes.
    Procurem o que fazer, pelo menos em nome dos mais carentes.

    Antonio Ivo - Garanhuns/PE

    ResponderExcluir
  11. fico impressionado com certas atitudes tomadas por pessoas das quais a gente menos espera,ainda +das q se dizem "religiosas".minha família toda é católica.já eu devido essas e outras atitudes q vi e vejo de "religiosos"prefiro ter meu lado espiritual independente de religião.

    ResponderExcluir
  12. Roberto,

    Perdoe a intromissão mais resolvi chutar o pau da barraca, ou seria a cadeira da sacristia?

    Achei isso na internet, e como voce nos presenteia tantas vezes, encaminho para provocar ainda mais o tema que promete.

    Saudades do Padre Hosana
    Para quem não lembra ou não era nascido à época, o Padre Hosana de Siqueira e Silva, vigário de Correntes, uma paróquia lá pelas bandas de Garanhuns, andava de namorico com uma prima lá dele. O bispo, Dom Expedito Lopes soube e não gostou. Chamou o padre às falas, andou virou mexeu e terminou por excomungar o padre que por sua vez deu-lhe uns tiros despachando o bispo dessa pra outra melhor. Roma, ao que eu saiba não o excomungou. A justiça falha dos homens o absolveu. Padre Hosana viveu no bem-bom até que foi, assassinado em 1997 dizem, por questões de terra. Mas isso já é uma outra história.

    Os tempos são evidentemente outros mas é realmente impressionante a desfaçatez, a soberba bem como a comovente maneira, por estúpida que seja, pela qual esse bispote (depressa, o Aurélio) trata as coisas desse mundo. Estou falando do atual Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Sobrinho, de triste figura. Vamos nos reportar aos primórdios da sua chegada ao Recife. O sujeito deu com os costados por estas plagas com uma missão bastante espinhosa, qual seja a de substituir a simpática figura do Padre Helder. Foi com a sua eterna cara fechada, denotando o rei na barriga que ele deve ter experimentado o sentimento recíproco de ódio à primeira vista. Bem feito.

    Com suas idas e vindas, suspensão de ordens a vários padres, ações mesquinhas, perseguição pura e simples a várias outras paróquias da cidade bem como fechamento de ordem religiosa (feminina) até hoje não devidamente explicada. O homem parece de mal com o mundo. Nada mais natural, portanto que use e abuse dos superpoderes que a Santa Madre lhe confere para ele destilar a bílis da sua intolerância.

    Na década de sessenta, já devidamente descrito neste mesmo Blog, me referi aos desmandos de Frei Damião, frade que utilizava táticas nazistas na sua perseguição aos protestantes das cidades por onde pregava. "Excomungava" todos os leiteiros que fornecessem leite às famílias de confissão evangélica. Foi preciso a intervenção do cônsul dos EUA já que as diversas igrejas protestantes eram de certa forma dirigidas por missionários americanos. Essa intervenção se deu após uma reunião do arcebispo com o cônsul e ficou acordado que as famílias crentes receberiam pacotes de leite em pó, doados pelo povo americano, aqueles mesmos sacudidos dos aviões aos famintos das cidades que eles acabaram de bombardear.

    Muito se fala e se falará sobre o acontecido com uma menina de 9 anos estuprada pelo padrasto e grávida de gêmeos. O causador de todo o mal ao que tudo indica nada sofrerá por parte da sanha do arcebispo e presume-se, sairá numa boa dessa históriada toda. Castigo eterno, para que? No entanto, os médicos, ela própria e a sua mãe, excomungados, irão ferver no azeite eterno do inferno. Na concepção desse Torquemada tupiniquim, evidentemente. Se o Principe da Igreja, o Reverendíssimo arcebispo Dom José Sobrinho quizer se enfezar comigo por contas destas mal traçadas e quizer me excomungar, pode ir fundo. Servirá como mais um título no meu curriculum. "EXCOMUNGADO em 2009!"

    Não estou querendo influenciar as pessoas ou sugerir coisa alguma a quem quer que seja. Mas é que de repente sinto pelo Padre Hosana uma saudade imensa.

    hucaldas@gmail.com

    newbulletinboard.blogspot.com


    Paulão da Massaranduba

    ResponderExcluir
  13. Antonio Ivo(o rei da cruzada)fiquei emocionado com o Ç da palavra que lingüista você.
    Estais destilando ódio(que bom católico apostólico romano,que exemplo)e agora expõe teu preconceito contra a nação evangélica brasileira(igual a Telma louca)devias saber e elogiar a grande contribuição do povo evangélico para o nosso país.
    deixe de lado sua segregação inútil,pois quanto mais recrimina mais o povo evangélico cresce.
    Quanto a atitude do bispo nos parece andar na contramão pois a igreja está em campanha procurando resgatar ou simplesmente segurar seus fiéis.
    Agora nós leigos não ouvimos a palavra do bispo e sua explanação ou explicação para o fechamento da capela,com a palavra o bispo.
    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, a atuação do Bispo de Garanhuns é imperial e irracional. Foi apenas para demonstrar poder. Não tenham dúvida...
    Enquanto Dom Fernando passa o tempo com intrigas medíocres, a população sente falta de um pastor, de um homem que lute por ela, defendendo a dignidade da pessoa humana, mobilizando a sociedade para tirar da miséria as pessoas que vemos todos os dias catando lixo no centro da cidade para não morrer de fome.
    Precisamos de um pastor que não tenha medo dos poderosos, que ande entre sua gente, que conheça sua vida, que ofereça um ombro amigo e um verdadeiro carinho de pai para essa geração tão perdida no alcoolismo, no sexo desenfreado e nas drogas. Alguém em que confiemos, que passe credibilidade, que possa nos defender, como um pai faz com os filhos.
    Precisamos de um homem carinhoso com as crianças, que não tolere o trabalho infantil que vemos abertamente pelas ruas da cidade, que não suporte o abandono dos nossos idosos e que não tenha medo de empunhar bandeiras pelo bem de seu povo.
    Faço um apelo para o senhor Bispo. Fui membro da Igreja na Catedral e sai do serviço à Deus junto com dezenas de companheiros por motivos notoriamente conhecidos (quando o novo pároco assumiu). Jamais me senti a vontade perto de Dom Fernando; sempre tive medo dele, confesso sem vergonha alguma. Senhor Bispo, abandone seu comportamento imperial, ande pelo seu povo, conheça melhor seus desejos, suas necessidades, ofereça o seu ombro protetor para ele. Faça como o Mestre um dia fez, sujando seus pés para ir atrás da ovelha perdida. Baixe seu olhar, ponha um sorriso no rosto, e por clemência, faça algo por esse povo tão abandonado.

    ResponderExcluir
  15. CLAUDIA , A IGREJA CATÓLICA NÃO PERDEM OS FIÉIS E SIM OS INFIÉIS. POIS PARA OUTRAS RELIGIÕES O QUE IMPORTA É A QUANTIDADE E NÃO A QUALIDADE DOS CRISTÃOS PRATICANTES E TEMENTES A DEUS. É UM ABSURDO FALAR O QUE NÃO SE ENTENDE. GARANHUNS ESTÁ REPLETA DE LINDAS IGREJAS E CAPELAS. "EXCLUSIVIDADE"- ISSO ERA NO TEMPO DA MONARQUIA. CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE ABANDONARAM A IGREJA CATÓLICA PELO SIMPLES MOTIVO DE NÃO SIMPATIZAR COM O PADRE OU NÃO CONSEGUIR SE LIVRAR DE HÁBITOS QUE AGRIDIAM A DIGNIDADE HUMANA. DAI PROCURAM AS IGREJAS E COMPANHIAS PARA SE ESCONDER ATRÁZ DA RELIGIÃO COMO SE A IGREJA CATÓLICA FOSSE CULPADA PELAS "SAFADEZAS" QUE MUITOS PRATICAM. TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO E CADA UM DEVE AGIR CONFORME SUA CONSCIÊNCIA CRISTÃ (É ASSIM QUE AGE A IGREJA CATÓLICA0). CRITICAR É FÁCIL, MAS SER FIEL A DEUS É QUE É DIFICIL. PESSOAS ENTRAM EM CONFLITO PORQUE DEPOSITAM A CONFIANÇA NOS "HOMENS" E NÃO EM DEUS(POR ISSO FICAM INSATISFEITOS ATÉ COM MUDANÇAS DE PADRES NAS PARÓQUIAS). O CRESCIMENTO DAR-SE PELA FÉ E CONFIANÇA EM DEUS E NÃO POR IGREJAS AMARROTADAS DE PESSOAS PROCURANDO MILAFRES MATERIAIS E CURAS NAS IGREJAS IMEDIATISTAS. NÃO PONHAM SUA CONFIANÇA NO HOMEM POIS AS DECEPÇÕES SÃO EVIDENTES, PONHA SUA CONFIANÇA APENAS EM DEUS, ESTE SIM NUNCA NOS DECEPCIONA, AGINDO DESSE MODO VOCÊ COM CERTEZA TERÁ MATURIDADE E ENTEDER TODOS OS PERCALÇOS QUE SURGIREM NA CAMINHADA CRISTÃ. UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  16. Caro Roberto Almeida, Suzana Tavares e leitores deste blog deste Jornalista tão bem renomado em nossa cidade.


    É triste e ao mesmo tempo lamentável tal atitude do atual Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães. Fechar uma Capela onde se prega a Palavra de Deus, se celebra a Eucarístia, isso é atitude não de pai nem pastor e sim uma atitude diabólica.
    Que falta nos faz o nosso bispo anterior, Dom Irineu Roque Scherer, um homem santo, aberto ao diálogo, aberto a conversa, carismático, atencioso e acíma de tudo, educado. Um homem que vivia inserido no meio do povo, na história da sociedade. Colocava o seu boné, seu tênis, seu moleton, sua camiseta e saia fazendo suas caminhadas no Parque Euclides Dourado. Lá encontrava-se com os seus fiéis, falava com cada um, acompnhava aquelas que alí rezam o terço, parava e colocava as crianças nos braços, sorria para todos, apertava a mão de todos e para se chegar até ele não precisava de tanto protocolo. Abria as portas de sua casa para receber as pessoas. Fez um bem enorme a esta Igreja, deixou grandes patrimônios e sem falar no edifio espiritual que ele deixou na vida de cada fiel como também do clero. Dom Tiago fez grandes coisas, um homem também muito aberto ao diálogo, um europeu com os pés no chão, um ótimo pregador que vivia o que pregava. Dom Fernando Guimarães, chega nesta diocese com seu imperialismo, se achando que é a autoridade máxima desta cidade, que ele é o rei da cocada preta, que todas as pessoas estão submissas a ele. Ele é sim uma autoridade nesta cidade mais não a autoridade.
    Com as suas atitudes ele está conseguindo colecionar pessoas que não gostam dele, está conseguindo ganhar rapidamente a aintipatia de toda uma sociedade. Devemos saber descer do pedestal, o que o Povo de Deus precisa é de padres e bispos santos, que imitem Jesus e siga os seus passos.
    Jesus não faria isto que o senhor fez. Jesus não teria comportamentos como os seus. Quando chegarmos diate da presença de Deus Ele vai nos perguntar se nós amamos aqui na terra. Não vai perguntar se o senhor foi bispo, papa, cardeal. A quem muito foi dado muito será cobrado.
    O senhor deveria se preocupar com os problemas da Diocese, sempre fui uma fiel cristã, minha família, sempre tivemos uma vida de Igreja. Mais olhe para a Catedral pelo o amor de Deus. Veja como ela era antes e como está agora. Eu juntamente com dezenas de fiéis deixamos nossas atividades depois da posse do novo pároco. A Catedral só não fechou as portas ainda por conta do jovem vigário que com sua simplicidade vem fazendo um bom trabalho. Às vezes ele poderia dar mais e nós percebemos isso, mais ele deve ter os seus motivos.
    Dom Fernando, ainda há tempo de voltar atrás e repensar nesta sua decisão. O Povo de Deus não precisa passar por isso. Concluo com estas palavras do texto acíma.

    Faço um apelo para o senhor Bispo. Fui membro da Igreja na Catedral e sai do serviço à Deus junto com dezenas de companheiros por motivos notoriamente conhecidos (quando o novo pároco assumiu). Jamais me senti a vontade perto de Dom Fernando; sempre tive medo dele, confesso sem vergonha alguma. Senhor Bispo, abandone seu comportamento imperial, ande pelo seu povo, conheça melhor seus desejos, suas necessidades, ofereça o seu ombro protetor para ele. Faça como o Mestre um dia fez, sujando seus pés para ir atrás da ovelha perdida. Baixe seu olhar, ponha um sorriso no rosto, e por clemência, faça algo por esse povo tão abandonado.

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  17. MISERICORDIA MEUS DEUS DAS ATITUDES DSSE BISPO

    ResponderExcluir
  18. ESSE SIM UM BISPO DE RICOS

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA