PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

FILMES INESQUECÍVEIS XL


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Christopher D'Olier Reeve, natural de Nova Iorque, ficou conhecido no mundo inteiro ao interpretar o Superman, um ícone americano dos quadrinhos, televisão e cinema. Foram quatro filmes da série: em 1979, 1980, 1983 e 1987. Bonito, charmoso, carismático, Chris encantou crianças, homens e mulheres, graças ao seu olhar e sorriso cativantes, além da performance impecável como o “homem de aço”.

Em 1995, ao levar uma queda de cavalo, Reeve ficou tetraplégico. Um ano depois, comoveu o mundo e foi aplaudido de pé, na cerimônia do Oscar. A partir daí, passou a liderar uma campanha internacional a favor das pesquisas com células tronco e criou uma associação somente para tentar melhorar as condições de gente em seu estado de saúde. Em 27 de janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernard O'Higgins, como reconhecimento à defesa pública que fez dos atores chilenos durante a ditadura de Pinochet. Ganhou, em setembro de 2003, o Prêmio Lasker, conhecido como o Nobel estadunidense.

Desde 1992 Christopher era casado com a atriz Dana Reeve, com quem teve Will. Este foi adotado depois pelo conhecido ator Robin Willians (Sociedade dos Poetas Mortos), grande amigo de Chris desde o início da carreira deste. A esposa do intérprete do Super Homem dedicou-se a cuidar exclusivamente do astro até o último dia de sua vida, o triste 10 de outubro de 2004. Dois anos depois ela também daria adeus a esta vida, vítima de um câncer pulmonar.

Pronto, acabou a tristeza. Vamos lembrar Chistopher Reeve pelas suas incríveis aventuras como Superman e resgatar um dos muitos trabalhos que ele fez como homem comum, filmes esquecidos porque a imagem do super herói ocupou o imaginário popular, as páginas dos jornais, o noticiário da TV, sem que o talento do ator para outros papeis tenha sido definitivamente registrado na história.

UM GRANDE ROMANCE – O filme estrelado por Chris Reeve que me deixou uma doce lembrança foi Em Algum Lugar do Passado, de 1980, uma história de amor "quase do outro mundo", com boa participação do astro já conhecido como super herói e mais ainda do seu par na história, a bela Jane Seymour, que vive na tela Elise McKenna

A incrível história desse filme se passa em 1972. Richard Collier é um autor teatral em início de carreira. Na noite de estréia de sua primeira peça, cercado por amigos, ele vê chegar repentinamente uma velha senhora. Esta o encara, entrega ao personagem um belíssimo relógiode bolso e pronuncia uma frase misteriosa: “Volte pra mim”.

O fato perturba a vida de Richard, que não consegue mais produzir. Este termina se hospedando no Grand Hotel, em Chicago. Neste estabelecimento visita o Salão Histórico e descobre uma fotografia antiga de uma bela mulher. Fica fascinado e vai à biblioteca descobrir quem é a moça. É Elise McKenna, atriz de teatro que brilhou em 1912 e que vem a ser exatamente a mulher idosa que pediu a sua volta.

Collier consegue voltar 68 anos no tempo graças a um intenso esforço de auto hipnose. Está no mesmo hotel e encontra Elise jovem e deslumbrante, uma atriz querida do público da época e como que dominada pelo diretor teatral William Fawcett Robinson, interpretado de maneira irretocável por Christopher Plummer.

Em meio a um cenário belíssimo e uma trilha sonora das melhores já feitas para o cinema, os dois personagens jovens e bonitos vão viver uma paixão arrebatadora, capaz mesmo de atravessar as barreiras do tempo.Tudo parece um sonho, magia, surrealista demais para os insensíveis ao encantos do amor.

Pelo que pesquisei, a crítica especializada não reconhece Em Algum Lugar do Passado um filme grandioso. O romance, no entanto, virou cult nos Estados Unidos e ainda hoje faz palpitar corações pelo mundo afora. No Brasil, teve o DVD lançado tardiamente, não é conhecido por um público numeroso, embora quase todo mundo já tenha ouvido falar em Christopher Reeve, o Superman.

A direção do longa é de Jeannot Szwarc, do qual praticamente não existem dados, mesmo na internet. A trilha sonora, um dos trunfos deste filme é assinada por Segei Rachmanioff. O tema original, intitulado Somewhere In Time é de uma beleza pouco comum e ainda lembro que no início dos anos 80 foi lançado no Brasil em fita cassete e chegou a fazer sucesso em Recife.

Enfim, para quem gosta de uma boa história de amor, belos atores, música de primeira e paisagens deslumbrantes, recomendo Em Algum Lugar do Passado. Disponibilizo até uma cópia do DVD original que guardo como um tesouro, a quem estiver interessado. Um filme imperdível e inesquecível, como tantos que tenho abordado neste espaço da net. (Fontes de Consulta: Os dados sobre o filme, disponíveis na internet, não são muitos. Então optei por escrever um pouco sobre o ator principal, lembrando sua história comovente, para chegar ao romance amado por uns e esquecido ou ignorado por muitos. Valeu principalmente rever essa obra, 30 anos depois e sentir a mesma emoção quase adolescente do início da década de 80).

**Alguns filmes publicados nesta série: Casablanca, O Grande Ditador, A Noviça Rebelde, Os Brutos Também Amam, Ladrões de Bicicleta, Suplício de Uma Saudade, E O Vento Levou, Horizonte Perdido, Janela Indiscreta, Um Sonho de Liberdade, Sociedade dos Poetas Mortos, O Segredo de Brokeback Mountain, Gladiador, Titanic, Et – O Extraterrestre, Um Estranho no Ninho, Central do Brasil, A Bela da Tarde, Cidade de Deus, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Tropa de Elite, Peg Sue – Seu Passado a Espera, O Sexto Sentido, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Cinema Paradiso, A Felicidade Não se Compra, O Silêncio dos Inocentes, Perfume de Mulher, Rain Main, O Poderoso Chefão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA