PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UM CANDIDATO ÉTICO E COM PROPOSTAS

Muitas pessoas podem não levá-lo a sério, e achincalhar suas ideias socialistas. Mas além de ser um homem íntegro e coerente, sua campanha à presidência traz ao eleitorado brasileiro uma série de propostas, em diversas áreas, e traz um ganho incalculável à democracia brasileira, o que torna sua postulação muito interessante – ainda que não se concorde com suas ideias.
Infelizmente, o que tenho sentido nestas eleições é que uma parte significativa do próprio eleitorado não parece muito interessada em discutir propostas. Na internet, espaço onde tenho dedicado muitas horas de trabalho dos meus dias, o que tenho visto é uma verdadeira rinha de torcidas organizadas e pouquíssimo interesse em debater, com honestidade a profundidade, ideias.

O clima de polarização da campanha tem criado, mais ou menos, o seguinte ambiente: ou se é governista, e se vota em Dilma, ou se é opositor, e vota em Serra; ou, ainda, é-se insatisfeito com as práticas petistas e, numa espécie de estilo Pôncio Pilatos, vota-se em Marina com quem “lava as mãos” (sem galhofar, por evidente, com aqueles que votam na candidata por honesto apoio programático).

Mas, e onde se encaixa Plínio nessa coisa? …

Plínio é um candidato que me agrada bastante, e terá o meu voto – muito embora eu não nutra a maior das paixões pelo seu partido, o PSol. Sua plataforma foge de todo este joguete polarizado que está posto à sociedade. Neste sentido, a candidatura de Plínio cumpre um papel simbólico importante para a sociedade brasileira.

Partindo de uma proposta socialista, republicana e democrática, a candidatura combate a ignorância política em que chafurdou a eleição deste ano. Além disso, afasta a sombra lúgubre da americanização do nosso sistema político, onde dois partidos se alternam no poder, conservando uma estrutura binária cuja função é criar uma aparência de mudanças políticas no país.

Sua campanha tem apresentado propostas muito interessantes, e, mesmo com pouquíssimo espaço na mídia, tem conseguido fazer uma campanha de parcos recursos, mas utilizando de forma muito inteligente as ferramentas disponíveis na internet (sobretudo o Twitter, onde Plínio concede sistemáticas entrevistas, conversa quase que diariamente com as pessoas, de forma franca e objetiva, além de fazer transmissões ao vivo pelo twitcam, apresentando, desta forma, suas propostas, otimizando um instrumento de baixo custo e de razoável alcance).

Dá gosto de ver a campanha de Plínio. E dá vergonha observar a pobreza que se tornou o processo eleitoral brasileiro. Praticamente todas as questões têm sido tratadas de forma superficial, ou com tergiversações, pelas candidaturas mais bem colocadas nas pesquisas – até mesmo as questões mais urgentes, com a reforma política. (Por Pierre Lucena).

**Embora não seja eleitor do PSOL, concordo com o articulista nos argumentos acima, que fazem parte de um texto maior enviado ao Blog pela jornalista Fátima Farias. O candidato Plínio de Arruda Sampaio realmente está fazendo uma campanha propositiva, ética, inteligente, sabendo aproveitar muito melhor o tempo da televisão do que a Marina, por exemplo. Talvez não o levem tão a sério pela idade, já que no Brasil o preconceito contra os velhos é enorme, mas certamente ele merece estar mais bem posicionado nas pesquisas.

2 comentários:

  1. POR PAULO CAMELO: Concordo plenamente com o texto. Independente do Plínio ser meu companheiro de Partido, é inegavelmente o mais capacitado dos candidatos. Além do mais sabe combater a falsa polarização entre dois candidatos semelhantes, Serra e Dilma, ambos pertencentes a dois partidos, PT e PSDB, idênticos e socias-democratas, com a diferença de que o PT é hegemônico no movimento popular, enquanto que o PSDB não tem essa inserção. Mas, a hegemonia do PT no movimento dos trabalhadores tem seus dias contados, haja visto a existência de outros movimentos, a exemplo do CONLUTAS, representativos do movimento popular. Difícil estar o surgimento de movimento alternativo no movimento estudantil, hoje dominado pelo PC do B, aliado do PT. Mas, é verdade que o besteirol está tomando conta da política e da sociedade como um todo e a mídia burguesa está aí para contribuir com a alienação do nosso povo. Afinal, quanto mais despolitizado for o nosso povo fica mais fácil para os políticos dominarem a população

    ResponderExcluir
  2. Parece que Esse Homem Morreu e esqueceram de enterrar...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA