PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

RESPEITO AOS ESPÍRITAS

O blog publicou um comentário sobre o filme "Nossa Lar", em cartaz no Cine Eldorado. Surpreendentemente, pelo twitter, o Kléber Cisneiros diz que eu desrespeitei os espíritas porque intitulei a resenha como "A Utopia de Chico Xavier". Ora, em nenhum momento essa foi a minha intenção, até porque fiz rasgados elogios ao longa nacional. Inclusive, se não estou enganado, fui o único blogger na cidade a postar informações sobre o trabalho do cineasta Wagner de Assis antes da estreia e depois de assistir a película. Não sou espírita mais respeito os que professam essa doutrina, assim como os católicos, os evangélicos, budistas e inclusive os ateus. Falar em utopia de Jesus Cristo, de Buda ou Maomé não é absolutamente desrespeito aos grandes líderes religiosos da humanidade. E ninguém certamente será capaz de provar a verdade absoluta deste ou daquele credo. Assim, toda religião pode conter um pouco de utopia. O sonho, o desejo de uma vida melhor, de uma outra vida, de um céu, que podemos ressuscitar ou reencarnar, que mal há nisso? Não vejo nenhum. Cada qual com suas crenças e devemos respeitá-las.

Quando assisti o filme "Nosso Lar", do qual gostei muito sem precisar acreditar em tudo que está na tela ou no livro, li uma matéria no Portal Globo dizendo o seguinte: Que o próprio Chico Xavier ao receber as informações do espírito André Luiz a respeito do Nosso Lar, não quis acreditar em tudo que lhe era passado do além. E relutou em publicar o livro, mas terminou por escrevê-lo com todas as informações recebidas, que depois renderam esse bom filme.

Eu sou de formação católica mas não acredito na versão literal de que o homem foi criado do barro e depois fizeram um mulher da costela de Adão. Acho que há muitas metáforas na bíblia cristã, como pode haver nos livros do francês Alan Kardec (foto). Ter suas próprias opiniões, crenças, senso crítico, de forma alguma é desrespeitar doutrinas ou pessoas.

3 comentários:

  1. Sim, uma Utopia... A Utopia, é exatamente aquele
    sonho belo, aquele almejar intensamente que
    um desejo bom, torne-se concreto.
    "Nosso Lar" é de uma beleza perfeita, e a utopia seria vivermos assim, num mundo de beleza, de compreensão, de amizade,de paz.
    Onde o desrespeito?! Ao contrário,admiração plena,carinho
    e o anseio de uma realidade onde haja
    a verdadeira Fraternidade.
    Meus parabéns ao filme,à FEB,aos espíritas, a
    Chico Xavier por intermédio do qual nos veio André Luiz.
    E parabéns ao Blog que mencionou o filme.
    (Nós também temos uma Utopia Rosacruz: assim,apelamos à boa vontade de todos e de cada um,para que essa Utopia se torne real,
    para o bem de toda a Humanidade.)

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto,
    Sou espirita, e não me senti ofendida com o seu artigo, muito pelo contrário. Na verdade, muitas vezes nos melindramos por coisas menores, e nos deixamos levar por discursões que não levam a nada, não é mesmo??
    O filme é belo, e recomendo, inclusive, a leitura dos livros da codificação kardequiana. O chamado pentateuco (O LIvro dos Espiritos, O Livro dos Mediuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o inferno).
    Nosso Lar, foi psicografado em 1943 e nos dá a idéia do céu e inferno que carregamos em nossa mente.
    A propósito, o Papa JOão Paulo II, com certeza um espirito que trouxe grandes transformações na Igreja católica, em 1999 declarou em sua enciclica Fé e Razão que "o céu e o inferno é um estado de consciência", e ele, muitas vezes falou coisas que incomodou muita gente.
    Mariza Marques

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto,
    Assim que li o post das crianças abandonadas, imaginei que todas as providências já deveriam ter sido tomadas e fiquei muito feliz em saber que Dra. Karla estava como sempre, atenta e repassaria as informações do que tem sido feito com crianças e adolescentes em situações de risco em nossa Cidade. Ela é uma dessas pessoas que ama tanto o que faz, que com naturalidade, sempre procura encontrar uma solução para os problemas não só para a faixa etária citada, mas também da família dos envolvidos, além de ter um coração imenso.
    Sou suspeita prá falar em Dra. Karla, pois tenho muito carinho por ela e até brinco dizendo que "quando eu crescer quero ser igual a senhora", rss. Que bom que nossa cidade pode contar com pessoas e profissionais como Dra. Karla Fabíola Rafael Peixoto Dantas. Abraços, Eris Lúcia

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA