GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA CANDIDATURA DE ZÉ DA LUZ

O jornalista sempre é curioso, está com perguntas na cabeça e atrás das respostas. Busca saber o que está por trás das aparências. O que existe de fato em torno da candidatura de Zé da Luz a deputado estadual? Como está a sua situação, do ponto de vista jurídico? Ele conseguirá mesmo ir até o fim? Vencerá essa batalha? Por que tanta persistência?

Primeiro é preciso conversar com advogados, gente que entenda da questão, que tenha informações de dentro sobre o que está acontecendo. Consulta o primeiro, o segundo, um terceiro. Faz algumas indagações também aos políticos, eles trocam figurinhas entre si, entendem do ramo. Colegas jornalistas e radialistas. De Garanhuns, da capital, um detalhe a mais pode ser importante.

O resultado das conversas pode não ser a verdade absoluta, quem sabe falta mais alguma coisa. Mas tudo que me passaram faz muito sentido, deve estar muito perto da realidade dos fatos.

O advogado que está com a causa do ex-prefeito de Caetés, Márcio Alves, é considerado um dos melhores de Pernambuco. Foi o mesmo que recebeu o deputado Claudiano Martins e aconselhou este a não disputar um novo mandato. Gastaria muito dinheiro e provavelmente perderia a questão. O ex-prefeito de Itaíba preferiu não arriscar e jogou o filho na disputa.

A situação de Zé da Luz é idêntica, as chances de ser barrado em definitivo pela Justiça são enormes. O advogado certamente não o engana, o candidato está consciente das dificuldades. Por que, nesta situação, está disposto a ir até o final? Recorrer até o STF, se possível?

Ora, o ex-prefeito já foi longe demais. Já acertou dobradinhas, armou palanques, firmou compromissos. Um deles é com a mãe do governador Eduardo Campos, Ana Arraes. O socialista pretende vê-la como a mais votada do Estado. Mais do que o ex-prefeito João Paulo, mais do que Inocêncio Oliveira. Não basta derrotar Jarbas Vasconcelos de forma humilhante, é preciso mostrar também a força do sobrenome Arraes.

Zé da Luz foi candidato a prefeito de Garanhuns em 2008 e teve perto de 20 mil votos. Tem um potencial significativo de aumentar substancialmente a votação da mãe do governador na terra das sete colinas. Em Caetés, no pleito passado, o Zé deu mais de cinco mil votos a Izaías Régis. Tem condições de transferir até mais que isso este ano para Ana Arraes. 10/15 mil votos só em Garanhuns e Caetés podem fazer muita diferença na soma final dos proporcionais. E ainda tem as amizades, influências e simpatias do ex-prefeito em Capoeiras, Paranatama, a maioria dos municípios do Agreste. Não resta dúvida de que o Zé é importante para a consagração definitiva de Ana Arraes nas urnas.

O governador tem interesse na manutenção da candidatura do engenheiro José Luiz Sampaio até o fim. Ele apóia a luta do ex-prefeito, é um aliado no campo da batalha por votos e nos tribunais. Um dirigente político da estatura do neto de Arraes tem influência junto a muita gente graúda, junto a outras instâncias. Assim, o leitor não estranhe se hoje, quando os juízes do Tribunal Regional Eleitoral estiverem reunidos para julgar o embargo declaratório do candidato Zé da Luz, um deles pedir vistas, como já foi feito. Mais uma vez, essa atitude irá protelando a decisão final, que já devia estar no Tribunal Superior Eleitoral. Mas o negócio é ganhar tempo. Empurrar com a barriga até o dia da eleição.

Quando chegar em outubro, sem uma decisão definitiva dos tribunais, Zé da Luz poderá ser votado. E Ana Arraes também. Os votos dados ao candidato do Partido Humanista poderão não levar a lugar nenhum. Ele até poderá ganhar e não levar, como aconteceu com seu filho, Sampainho. Mesmo assim, terá cumprido seu papel, ajudado na votação de Ana Arraes porque os votos dela não serão prejudicados, mesmo os casados ou em dobradinha com o ex-prefeito de Caetés.

Caso não se eleja deputado, mesmo tendo votos para isso, Zé da Luz poderá ser bem recompensado pelo governador Eduardo Campos com um bom cargo na máquina estadual, afinal de contas o socialista ainda terá mais quatro anos de gestão pela frente.

E tem outra coisa aí nessa história que poucos sabem. Que não será admitida de público pelo governador nem por nenhum aliado. Eduardo Campos alimenta a luta do seu amigo e aliado porque tem interesse em pulverizar os votos em Garanhuns. A reeleição de Izaías Régis não interessa ao socialista.

Não é uma questão de simpatia ou de ideologia. Nada contra Garanhuns. É que há quatro, cinco anos atrás, quando se preparava para disputar o segundo mandato e apoiava como candidato a governador Humberto Costa e até admitia votar em Mendoncinha, o petebista andou fazendo umas declarações que atingiram fundo o governador. Tocou-se na questão dos precatórios e até na vida pessoal do clã dos Arraes. Alguém gravou tudo e levou de presente para o socialista. Ele mesmo, que começou com quatro pontos nas pesquisas, cresceu, passou Humberto e chegou ao segundo turno. Aí, com o apoio do PT, deu um banho em Mendonça Filho.

Eduardo Campos se elegeu governador e Izaías Régis mais uma vez conquistou a vaga de deputado. O neto de Arraes ficou quieto, calado, sem esquecer as palavras duras direcionadas contra si e família. “A vingança é um prato que se come frio”, diz uma máxima dos políticos.

O governador, neste pleito, por trás dos panos, como se diz, alimenta a candidatura tortuosa de Zé da Luz e a eleição praticamente certa de Leonardo Dias. O leitor imagina que Luiz Carlos está sozinho neste projeto de apoio ao filho de Romário Dias? Embarcaram neste projeto o vice-prefeito, dois vereadores de muito voto, ex-vereadores fortes, os melhores suplentes... Sandoval Cadengue, homem forte de Brejão e que também tem sua força em Garanhuns também está com Leonardo. Atendendo um pedido de quem? Do governador, é claro, que fortalece de todas as maneiras dois nomes que podem ser bem votados na cidade das flores.

Zé da Luz e Leo Dias, juntos, podem ter 15 ou quem sabe 20 mil votos em Garanhuns. O candidato da oposição, Sivaldo Albino, com uma campanha bem feita, respaldada por Sérgio Guerra e Raul Jungman, também pode conquistar uma fatia significativa dos votos da cidade.

Nesta situação, fica difícil Izaías Régis ter 15 ou talvez 20 mil votos em Garanhuns. E ele precisa desesperadamente dessa votação no município, porque no restante do Estado terá no máximo 25 mil votos (os adversários ou neutros falam em 18 mil). Zé da Luz, Leonardo Dias e dezenas de candidatos que pulverizam os votos na Suíça Pernambucana representam um perigo para projeto de reeleição de Izaías. Mas a briga é essa. O jogo é duro. É um guerra que começou quatro anos atrás.

Zé da Luz não é mais só Zé da Luz. Sãos mais votos para Ana Arraes, é o anti-Izaías, é o instrumento de uma vingança traçada em gabinetes bem distantes da nossa Garanhuns. Essa história só termina em outubro, ou poderá não terminar. Caso Izaías vença vão ter de engolir o leão mais quatro anos. E se o Zé não sentar na cadeira de deputado terá servido só para dar mais uns votinhos a Ana Arraes. Deputada, filha do ex e mãe do atual governador. Convenhamos que é muita coisa.

*Na foto estão Sampainho, Ana Arraes e Zé da Luz.

17 comentários:

  1. O IZAÍAS NÃO VAI VENCER. O LEÃO SOBERBO VAI DORMIR. ESSA SERÁ A REALIDADE.

    JOSÉ PEDRO

    ResponderExcluir
  2. POR PAULO CAMELO: A DISPUTA ENTRE IZAÍAS E ZÉ DA LUZ, NÃO INTERESSA A POPULAÇÃO DE GARANHUNS, POIS É A MESMA COISA DO NADA VERSUS NADA. POLITICAMENTE O LEONARDO DIAS NÃO CONTRIBUE COM NADA. OS TRÊS SÓ CONTRIBUEM COM A DESPOLITIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES. CONTINUO ACHANDO MUITO GRAVE ESSA PRÁTICA COSTUMEIRA, EXISTENTE EM NOSSA CIDADE, DE GRAVAÇÃO DE CONVERSA.

    ResponderExcluir
  3. Lembrem que tem Priscila Krause dentre outros que vão tirar votos do mega empresario de eventos,de Saúde e outras coisas mais, Sr. Deputado Izaias Regis

    ResponderExcluir
  4. Zé da Luz já levou tanta tromba da justiça, que em Caetés, tem uma nova dupla: "Ana Arraes e Zé Trombão". Uma piada feita pela oposição, numa alusão a novela do SBT.

    ResponderExcluir
  5. Falam que o governador Eduardo quer derrotar Izaías, isto não é verdade, em 2007 a maioria dos cargos estaduais em Garanhuns foram indicados por Izaías e essas pessoas ainda continuam no cargo, mostrando assim a afinidade de izaías e o governador

    ResponderExcluir
  6. Esse governador mostra que é vingativo, egoísta e rancoroso além de ser um grande traíra, pois aquele grupo que o apoiou em 2006, aqui em Garanhuns, foi totalmente descartado, Eduardo enganou a todos naquele momento e hoje vira as costas pra quem nele acreditou quando ninguem e até ele mesmo não acreditava em sua vitória

    ResponderExcluir
  7. O nobre blogueiro e jornalista deve ter algum problema com Zé da Luz. Vive tentando puxar a sardinha para o dublê de Produtor de eventos e Deputado izaias règis. Este cidadão só fez trazer intrigas e discórdia par o povo de caetés e por cima ainda descaradamente tenta posasr de vitima de zé da luz. Ele corra para obter votos em outras praças pq aqui em caetés ele vai levar uma SURRA nas urnas da molesta. Parem de fazer frente contrária a candidatura de Zé Luiz. Vcs estão parecendo a Globo e a revista Veja e a turma do PIG. Deixem o Homem em paz. Deixem os eleitores dele e os que gostam dele votarem livremente. Chega de materias tendenciosas. O que a leitora deste blog(Ana Maria Soares) postou em outra materia deste blog é a mais pura VERDADE. Izaias só trouxe TRAIÇÃO E FESTAS para Garanhuns e região. Me diga caro jornalista uma só obra que este deputado trouxe em 08 anos de mandato. Uma só. Só trouxe farras e mais farras com dinheiro público. Falar que trouxe faculdades,escola tecnica é MENTIR descaradamente para o povo. O julmaento está próximo. E com ele, a resposta que está entalada na garganta de cada eleitor.
    Para não esquecer, diz um ditado que "Quem tem teto de vidro não atira pedras em telhados dos outros." O deputado ainda vai ter julgadas no TCU e MPF suas continhas relativas as promoções de seus Mega-eventos. Poderá ir diretamente para o rol de FICHAS SUJAS. Aguardem e verão.

    Pedro Francisco Ferreira Silva
    Recife

    ResponderExcluir
  8. ZE DO CANDEEIRO nao deu mais de 5.000 votos a IZAIAS e sim 4.000 e poucos votos em CAETÉS na ultima eleição mas o povo de CAETÉS nao votou em IZAIAS só por que ele apoiou e sim pelo serviço prestado que IZAIAS tem dado aquela cidade na area de saúde e o povo de CAETES com certeza vai saber reconhecer mais uma vez votando nele.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho absolutamente nada contra Zé da Luz. As notícias que o envolvem se atém aos fatos, informações colhidas junto a gente séria e decisões da Justiça. Se o TRE, o TSE e o STF reconhecerem como légitia a sua candidatura e ele se eleger registrarei no Blog com a maior alegria. Não tenho nada contra ninguém, principalmente o José Luís, que sempre me tratou muito bem.

    ResponderExcluir
  10. Acho que ninguem tem nada contra o José, estamos dizendo a pura verdade, o que se passa em justiça. Sem querer defender ninguem aqui, mas estamos relatando alguns casos vivenciandos neste momento. Entramos nos Blogs de nossa cidade com o intuito de interagir com os cidadões de nossa cidade sobre a verdade que se passa. E para falar algo que achamos que é verdadeiro colocamos nosso nome no final, isso é uma prova que não tememos nada, pois estamos falando apenas a verdade...
    Ou podemos chegar e falar, Fernandinho Beira Mar é um santo ajuda os pobres, o povo de caetés não passa por necessidades tanto na saúde, educação entre outras. Todas as cidades passam por dificuladades estamos relatando as cidades que passam pelas dificuldades e tal dificuldade são tampadas com belas peneiras pra ninguem ver o que se passa por baixo dela.

    E os que aproveitam a oportunidade para dar uma coçadinha no bolso esta cantando feliz da vida nem ai, se o povo estar com fome, se não tem um médico. E ainda cantando "Ele é demais.... igual a ele ninguem faz..."

    Por isso a politica do nosso Brasil é Podre.

    ResponderExcluir
  11. É 3 para 1 Roberto Almeida. De cada 3 votos para Zé da Luz apenas 1 é para Izaias. O estrago que Leonardo dias e Sivaldo estão fazendo no eleitorado que era de Izaias é grande. Pode conferir. Os eleitores de Zé da Luz é da classe baixa que não tem internet, mas que se indentificam com ele. Das quintas de rua. Semana passada ele teve dificuldades de andar em Manoel Shel por conta de um comício. O povo queria tocar mnele, conhecê-lo de perto. Impressionante. Eu mesmo votei por 2 vezes em Iza, mas hoje não voto mais. Nem eu, nem minha familia,nem amigos mais próximos. Farrapou com muita gente. Se quebrou por besteira. Agora a coisa virou.

    Ana Karla Ferro
    Aluisio Pinto
    Garanhuns

    ResponderExcluir
  12. O que me deixa triste é o fato de que não podemos confiar no nosso TRE, pois todos com o minimo de conhemcimento na area juridica sabe que quem tem contas rejeitadas pelo TCE e votadas na camara de vereadores fica inelegivel de acordo com a constituição, então um tribunal que faz o que o nosso TRE esta fazendo é uma vergonha, um desembargador pedir vista de embargos de declaração pelo simples motivo de obedecer ordens do Palacio das Princesas é uma vergonha, e toda essa historia é regada ao dinheiro, claro que publico, e dos cofres de Caetés.

    Eduardo Henrique

    ResponderExcluir
  13. Hoje no Bom Dia Brasil, vi uma noticia que me deixou feliz. Pois não estão deixando passar nada, o lado ruim é que no final da matéria, o reporter foi claro que com o poder que o candidato tem de recorrer ele pode participar das eleições e ainda assumir o cargo. Para depois de julgado ser desconstituido do mesmo. Ou seja candidatos de Garanhuns, bora dobrar as maguinhas e trabalhar, porque se José Luiz conseguir entrar ele conseguirá uma boa margem de votos que supostamente seriam seus.

    ResponderExcluir
  14. Sou eleitor de Correntes, embora mora em Garanhuns há bastante tempo. Lamento não termos um Fórum de discussões montado nesta bela cidade para convocar esses nobres candidatos e sabatiná-los, para conhecer seus posicionamentos sobre os problemas/dificuldades/projetos elmejados(!)para Pernambuco(incluindo aí, Garanhuns e região). Chega de intrigas, vamos discutir seriamente. Caruaru nos dá o exemplo. Vamos votar nos nossos.

    ResponderExcluir
  15. A prática do Zé da Luz é essa caro leitor anônimo, explorar a miserabilidade das pessoas, corromper as pessoas (pequenos favores pessoais). Com cédulas de 10,00, 20,00 e até 50,00 molhando a mão das pessoas e tchau. Com certeza se as pessoas o conhecesse não teria mais nenhum interesse em passar nem por perto. Fico só de longe observando que a prática dele só tá mudando de endereço. É uma pena que as pessoas se deixem enganar. Se o candidato é inapto, não tem o que discutir. A Lei ficha limpa veio prá ficar e ser aplicada. você pode até discordar, mas dizer que não é verdade isso é outra história. Mantenha-se informado mesmo que ele recorra não terá êxito, isso é óbvio. A culpa não é do povo, a culpa é dele mesmo que não soube zelar com compromisso no seu dever de político. Ele ou qualquer um que seguir rumo igual ao dele. Seja consciente, não se deixe enganar por aperto de mão, tapinhas nas costas e sorrisos amarelados. Isso só é de 4 em 4 anos. As pessoas ficam brigando entre si e os políticos estão fazendo alianças por debaixo dos panos ( Com quem eles estão preocupados?). Espere que você verá. Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  16. ANA CLAÚDIA MORAES - GUS1 de setembro de 2010 às 21:42

    EDUARDO PODE RESPIRAR ALIVIADO AS CHANCES DE SER CANDIDATO É NENHUMA PARA ZÉ DA LUZ. SÓ NÃO GARANTIMOS QUE O DINHEIRO NÃO CONTINUE A SER GASTO. ATÉ PORQUE O DESGASTE POLÍTICO É GRANDE E NÃO SE SABE O QUE ACONTECERÁ NO FUTURO. ENTÃO É BOM AGORA COMEÇAR A POUPAR. NÃO ACHA? ISSO CHAMA-SE JUSTIÇA!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA