SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AS OPÇÕES DO ELEITORADO DE GARANHUNS

O eleitorado de Garanhuns tem muitas opções na eleição de deputado estadual, este ano. Logo de saída tem quatro candidatos ligados à cidade ou por ter nascido no município, ou por ter uma história de vida entre as sete colinas.

Primeiro temos o deputado Izaías Régis, já no segundo mandato, que veio de Terezinha criança e fez sua vida por aqui. Como parlamentar apresentou projetos voltados para o consumidor, promoveu eventos e implantou centros de saúde e escolas técnicas, com o apoio de Armando Monteiro. É apoiado pelo prefeito Luiz Carlos de Oliveira e faz dobradinha com Jorge Corte Real.

Depois temos o vereador Sivaldo Albino, morador da Vila do Quartel e que conhece cada rua e grande parte dos moradores de Garanhuns. Tem tido uma atuação destacada na Câmara e este ano tenta dar um voo mais alto, tentando conquistar uma cadeira no Legislativo Estadual. Dobra com Sérgio Guerra.

O terceiro nome é Zé da Luz, prefeito de Caetés em três oportunidades. Tem um potencial de ser bem votado em Garanhuns, no entanto muitos eleitores temem votar nele por conta dos seus problemas junto à Justiça Eleitoral. Alguns acham que ele pode repetir o caso do filho, que ganhou a eleição de prefeito e foi impedido de assumir. Apóia Ana Arraes para federal.

O quarto candidato com raízes no município é o vereador e militar conhecido como Capitão Lucena. Tem atuado com independência na Câmara e com apoio da população e dos seus colegas militares tentará ter uma boa votação na cidade e toda região, se credenciando para voos mais altos.

Fora esses quatro, com ligações mais fortes com a cidade, temos candidatos que por uma razão ou outra estão investindo também nos eleitores do município. Leonardo Dias é filho de Romário, que nasceu em Correntes e sempre recebeu apoios em toda região. Leo, como é chamado pelos amigos, tem apoios importantes em Garanhuns e no Agreste: o vice-prefeito Almir Penaforte, os vereadores Marcelo Marçal e Dimas Carvalho, além do prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue.

Claudiano Martins, citado numa postagem abaixo, é outro nome que investe na Suíça Pernambucana. Tem apoios na região como de Edimilson Bahia (Correntes), Ezaú (Terezinha), Lindolfo (Caetés) e Quebrasanto (Lagoa do Ouro). Em Garanhuns fecham com sua candidatura alguns empresários e o líder sindicalista Luciano Florêncio. Faz dobradinha com Eduardo da Fonte.

Natural de Lajedo, onde tem sua principal base eleitoral, Marcantônio Dourado sempre teve dificuldades para conseguir apoios em Garanhuns. Essa história começou a mudar na última eleição, quando ultrapassou os mil votos no município. Nesta eleição, está sendo apoiado por Adolfo Lopes, que teve mais de seis mil votos para prefeito em 2008. Dobra com Silvio Costa.

Alberto Feitosa ficou na suplência, na última eleição, mas assumiu quase todo o mandato. É militar e tem muito apoio da corporação. Conta com aliados importantes na região, como Gedécio Barros (ex-vereador de Garanhuns), Dudu (prefeito de Capoeiras), Dr. Eudes (prefeito de Venturosa) e Washington Cadete (vereador de São Bento do Una). Faz dobradinha com Inocêncio Oliveira.

Temos ainda o nome da vereadora do Recife Priscila Krause, filha do ex-governador de Pernambuco. É casada com o advogado garanhuense Jorge Branco, filho do ex-deputado José Tinoco. Um dos maiores defensores de sua candidatura é Altamir Pinheiro, que assina o blog Chumbo Grosso.

Para federal, sem fazer dobradinha com os estaduais citados, temos com raízes no município Paulo Camelo, que já foi candidato a prefeito em três oportunidades; João Guido, ex-secretário municipal; e Fernando Ferro, que estudou no Colégio XV e morou em Garanhuns na sua juventude.

Avalie cada nome desses, procure saber a história política de cada um, veja quem está apoiando sua candidatura e escolha aquele que no seu entender melhor poderá defender os interesses de Garanhuns e do Agreste.


14 comentários:

  1. Boa noite caro Roberto sinto uma tristeza enorme em ver tantos candidatos em nossa querida Garanhuns precisamos mudar a cabeça do nosso eleitorado e só votar em gente de nossa terra, esse jovem Sivaldo é uma ótima opção por tudo que fez ´como vereador nunca votei nele, mais por ser de Garanhuns e ter apresentado muita coragem de enfrentar o faz de conta de prefeito eu votarei nele e peço uns votinhos aos amigos, pois acredito na mudança.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá :
    Isaís, que vergonha ,promoveu eventos com qual dinheiro? E ainda é apoiado por Luiz Carlos KKKK.
    Sivaldo, se não mudar vai lutar por nós.
    Zé da Luz, fica a dúvida, vamos perder o voto.
    Capitão Lucena, Alberto Feitosa, Claudiano vão tirar uns votinhos.
    Leonardo Dias, esse o pai atrapalhou muito os candidatos daqui e nunca fez nada por Garanhuns. Pior ainda, esse apoio do vice, indo ao contrário do prefeito, porque será? Só lembrando , o pai dele é Romário Dias, hj conselheiro do tribunal de contas.
    Priscila tem o apoio do sogro, que há muito tempo não faz politíca por aqui.
    Quanto aos federais que são apoiados pelos candidatos citados, se eleitos tchau, tchau, daqui a 4 anos voltam novamente para pegar mais votos .
    É isso aí Garanhuenses, Caruaru vai virar uma Paris, segundo o cara, porque tem representantes na assembléia e na câmara.
    E nós afundando no âmbito municipal, estadual e federal.

    ResponderExcluir
  3. Tanta opção ruim.
    Que Deus proteja Garanhuns.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se é proposital ou casual mas, mais uma vez o nobre blogueiro puxa a sardinha para o deputado Izaias Régis.,quando relata inverdades e diz que o mesmo trouxe escolas técnicas.
    A única escola técnica que vai ser inaugurada na cidade é de autoria e vontade politica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esconde também debaixo do tapete que o nobre deputado é protagonista do maior escândalo envolvendo malversação do dinheiro público na aplicação e desvios em verbas para eventos. Será que já se esqueceu? As contas dele ainda serão julgadas pelo TCU e MPF. Esquece-se também o nobre blogueiro de citar as lideranças comunitárias e políticas de peso que Zé da Luz tem em Garanhuns. Mas, para felicidade geral da DEMOCRACIA, os PIGs estão sendo fragorosamente DERROTADOS pela vontade soberana e democrática do POVO BRASILEIRO.

    Fábio Alves Machado
    Recife/Garanhuns-PE

    ResponderExcluir
  5. Fábio, vc só tá dizendo verdades.
    Tem mais coisas para enumerar, que não daria para colocar no blog, por falta de espaço.

    ResponderExcluir
  6. ,,,,,,,,,,Avalie cada nome desses, procure saber a história política de cada um, veja quem está apoiando sua candidatura e escolha aquele que no seu entender melhor poderá defender os interesses de Garanhuns e do Agreste.......... FERNANDO FERRO FOI O DEPUTADO CABEÇA QUE FEZ COM QUE O CURSO DE MEDICINA DA FAMEG FOSSE PRO BELELÉU(CONHEÇO TODA A HISTÓRIA). NÃO QUE ELE QUISESSE O FIM DO CURSO, MAS DEU UMA DE JOÃO SEM BRAÇO. POR ISSO NÃO MERECE TER O VOTO DO ELEITOR CONSCIENTE DE GARANHUNS. FOI UM TRAÍRA DE MARCA MAIOR. Dr. MÁRCIO QUIRINO QUE O DIGA......... NO QUE DIZ RESPEITO A JOÃO GUIDO, CASO ELE SEJA BEM VOTADO VAI SER UM DESASTRE PARA GARANHUNS, EM RAZÃO DELE ATRAPALHAR A ELEIÇÃO MUNCIPAL DE 2012 E QUERER SE IMPOR PARA SER CANDIDATO OU ARRUMAR UMA BOQUINHA DE VICE(NÃO É À TOA QUE SEU PARTIDO É UM TAL DE PRTB). POR ISSO É PERIGOSO PARA PONDERAÇÕES FUTURAS O ELEITOR DE GARANHUNS VOTAR NELE(NADA DE PESSOAL CONTRA O CIDADÃO), MAS É RECOMENDÁVEL O ELEITOR PROCURAR OUTRA OPÇÃO. E, A TAL OPÇÃO É PAULO CAMELO(ATÉ HOJE NÃO ENTENDI O PORQUÊ DE GARANHUNS TER UMA REJEIÇÃO ALTA POR PAULO DO PSOL). UM SUJEITO ALTAMENTE POLITIZADO, NÍVEL CULTURAL ALTO, BONS PROCEDIMENTO, AMANTE DA ÉTICA E DA MORALIDADE, MESMO ASSIM TEM UMA REIJEIÇÃO ABSURDA. PARA QUEM NÃO CONHECE, PAULO É UM SUJEITO BOA PRAÇA E MERECE O VOTO DO POVO DE GARANHUNS.

    ResponderExcluir
  7. TRE mantém impugnação de Zé da Luz
    O Tribunal Regional Eleitoral negou, há pouco, recurso do candidato a deputado estadual pelo PHS, Zé da Luz, e manteve a impugnação do seu registro. Ele havia entrado com um embargo declaratório. Cabe recurso ainda, mas ao Tribunal Superior Eleitoral.

    ResponderExcluir
  8. BLOG CHUMBO GROSSO30 de agosto de 2010 20:03

    NA ESFERA ESTADUAL ESSE TAL DE FEITOSA VAI TER VOTO ATÉ "UMAS ZORA" PRINCIPALMENTE EM CAPOEIRAS E VAI PINGAR BEM EM TODO AGRESTE MERIDIONAL EM RAZÃO DO MAFIOSÃO DO INOCÊNCIO; QUANTO A ZÉ DA LUZ TODO MUNDO SABE QUE ELE TEM DE SER ELEITO. QUER QUEIRA QUER NÃO QUIERA TEM DE SER ELEITO. AFINAL, EM SUA PASTA 007 ELE JÁ ANDA COM UM ALVARÁ DE SOLTURA A TIRA COLO, CASO SEJA PEGO NO FLAGRA E, COMO DEPUTADO FICA LIVRE DESSE TRANSTORNO; IZINHA, MAIS UMA VEZ PODE COMPRAR O TERNO DE POSSE. PSICOLOGICAMENTE ESTÁ DERROTADO. PORÉM, ELEITORALMENTE VAI BOMBAR EM TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO. AFINAL DE CONTAS, TEM DINHEIRO A FOLE!!! PARA SE TER UMA IDÉIA, SÓ NA ACIAGAM, NESSES ÚLTIMOS ANOS ENTRARAM R$ 5.200.OOO,OO(cinco milhões e duzentos mil reais) E, COMO SE SABE, NUNCA PRESTOU CONTA DE UM TOSTÃO FURADO. É MAIS DO QUE NOTÓRIO PARA TODA A SOCIEDADE DE GARANHUNS QUE, O DINHEIRO DA ACIAGAM NUNCA TEVE CARIMBO DE ORIGEM NEM MUITO MENOS REGISTRO DO DESTINO; TRATANDO-SE DO FILHO DO ROMÁRIO, DEVE SER O DEPUTADO ESTADUAL MAIS VOTADO0 DO AGRESTE MERIODINAL. DIGA-SE DE PASSAGEM, LAMENTAVELMENTE, APESAR DE SER UMA PROMESSA; AGORA, QUEM NÃO É PROMESSA E JÁ SE TORNOU PURA REALIDADE É A BRILHANTE CANDIDATA DO PARTIDO DO DEMO, PRISCILLA KRAUSE. A MELH0R POLÍTICA DA ATUALIDADE DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A MAIOR REVELAÇÃO POLÍTICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS. QUEM QUISER VOTAR NUMA ÓTIMA DEPUTADA, TÁ AÍ UMA EXCELENTE OPÇÃO. PRISCILA KRAUSE FOI CONSIDERADA A VEREADORA MAIS ATUANTE DO RECIFE POR TRÊS ANOS CONSECUTIVOS(ESTÁ NO SEGUNDO MANDATO). E, ALÉM DE TUDO É ESPOSA DESSA FIGURA HUMANA FABULOSA QUE É JORGINHO BRANCO; QUANTO A SIVALDO ENQUADRA-SE NO MESMO PATAMAR DE JOÃO GUIDO. SE FOR BEM VOTADO, VAI SER UM CRICRI DA "MULESTA DOS CACHORRO" NA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2012. TÔ MENTINDO SILVINO!!!!!!!!!!!!!!! REPITO: QUEM QUISER VOTAR BEM PARA DEPUTADO ESTADUAL, PRISCILA KRAUSE(25.222) É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA. ALIÁS, ELA ESTÁ COTADA JUNTAMENTE COM JOÃO PAULO A SEREM OS CAMPEÕES DE VOTOS DA ÁREA METROPOLITANA DO RECIFE.

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberto tira Ze da Luz dessa opção, pois o TRE acaba de manter a impugnação contra ele !!! Esta no Magno Martins

    Felipe Oliveira
    Garanhuns

    ResponderExcluir
  10. Centros de saúde?? Escolas Técnicas??? Peraí Roberto Almeida! Iza só fez foi festa e mais festa torrando o dinheiro do povo. Agora fazer o eleitor engolir entiras de guela a baixo é demais. Esse homem só fez enriquecer as custas da politica. As clinicas que ele tem na cidade as custas dos sistema "S" também em breve serão alvos de investigação. Cobra para atendimento. Nada é de Graça(Salvo agora em tempos de eleição). A ACIAGAM dos eventos milionários é dirigida por um LARANJA a serviço do deputado. Isso todo mundo sabe. Já está preparada nos bastidores um outro mega evento para o proximo mês de novembro para pagar os gastos de campanha o "Festival da Jovem Guarda" fora de época. É muita coisa errada. E a gente tem que votar nesses absurdos só com o discurso hipócrita de que ele é daqui de Garanhuns? Por favor. né? Água sanitária nestes caras. Renovação agora, antes que seja tarde e repitamos o mesmo ERRO.

    Ana Maria Soares
    Viva Garanhuns

    ResponderExcluir
  11. Zé da Ficha suja tá fora, Agora reclamem é nosso Direito, agora vamos votar nos candidatos da Terra, pelo Amor deus, Digam Não ao voto, aos FOARASTEIROS, isso Sim é È Errado não deixemos Nossa Garanhuns sem representação, isso é que é triste. Se Será Izaias, e seus defeitos inumerosos, o qual na minha humilde opinião é chatice daqueles uque são Assessores, principalmente o Carrinho d aPrat, que é insuportável, porém é conhecido como deputado daqui, ou então Sivaldo, juventude e reovação, o qual também nõ morro de simpatia, porém, prefiro eleger gente dessa e terra e rezar, isso Sim rezar, para que não fiquemos sem representantes..

    Cleto Antonio
    Bairro São José

    ResponderExcluir
  12. Altamir, tá vc puxando para a Priscila e o Roberto para Isaías.
    Fazendo campanha no blog?
    Se pelo menos valesse a pena.....

    ResponderExcluir
  13. POR PAULO CAMELO: COMENTANDO O TEXTO DE ALTAMIR PINHEIRO: 1 - PAULO CAMELO TEM BAIXÍSSIMO ÍNDICE DE REJEIÇÃO. O TERMÔMETRO ESTÁ EM NOSSAS CAMINHADAS DISTRIBUINDO PANFLETOS, UMA VEZ QUE AS PESSOAS LÊEM COM ATENÇÃO E RARAMENTE JOGAM NO CHÃO; 2 - NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO, EM 2008, FOMOS PREJUDICADOS PORQUE MILHARES DE PESSOAS PREFERIRAM VOTAR EM LUIZ CARLOS, COM MEDO DA CANDIDATURA DE ZÉ DA LUZ; 3 - A MAIORIA DAS PESSOAS TÊEM UMA FORTE TENDÊNCIA EM VOTAR NOS CANDIDATOS DE DIREITA. NÃO É À TOA QUE A IMPRENSA DAR MUITA ÊNFASE AOS CANDIDATOS IZAÍAS RÉGIS, ZÉ DA LUZ, LEONARDO DIAS E CLAUDIANO FILHO, DENTRE OUTROS. À PRISCILA KRAUSE QUE É INTEGRANTE DE UM PARTIDO DE DIREITA, O DEMOCRATAS, NÃO SE DAR, À PRISCILA, MUITA ÊNFASE PORQUE ELA FISCALIZA E QUESTIONA O GOVERNO CONSERVADOR DO PT NA PREFEITURA DO RECIFE. QUEM PENSA QUE O PT É UM PARTIDO DE ESQUERDA ESTÁ MUITO ENGANADO, ISTO É, O PT É UM PARTIDO QUE INIBE A CONSTRUÇÃO DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA BRASILEIRA. 4 - É DIFÍCIL AS PESSOAS VOTAREM NUM CANDIDATO DE ESQUERDA, A EXEMPLO DE PAULO CAMELO. MAS, ISSO NÃO SIGNIFICA REJEIÇÃO. POR EXEMPLO: NA ELEIÇÃO DE 2008 QUEM TINHA O MAIOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO ERA ZÉ DA LUZ, NO ENTANTO TEVE 19 MIL VOTOS. PARA MIM, ESTE RESULTADO REPRESENTOU A DESPOLITIZAÇÃO DE UM POVO; 5 - A NOSSA POPULAÇÃO NATIVA, A QUAL CONHECE PAULO CAMELO, FOI EMBORA LEVANDO CONSIGO O TÍTULO DE ELEITOR; 6 - A NOSSA CIDADE ESTÁ SENDO REPOVOADA POR MILHARES DE PESSOAS DE OUTRAS CIDADES, AS QUAIS NÃO CONHECEM PAULO CAMELO, ALÉM DISSO A MAIORIA DELAS NÃO TÊEM UM VÍNCULO AFETIVO COM GARANHUNS; 7 - TODOS TÊEM O DIREITO DE BUSCAREM VOTOS EM DIVERSOS LUGARES, INCLUSIVE EM GARANHUNS, MAS A IMPRENSA DAR MUITA ÊNFASE AOS CANDIDATOS COM DOMICÍLIO ELEITORAL NOUTRA CIDADE, A EXEMPLO DE LEONARDO DIAS, CLAUDIANO FILHO, DENTRE OUTROS. A IMPRENSA SEMPRE ARRUMA UM ARGUMENTO DE "CONTRABANDO", PARA TRANSFORMAR ALGUNS CANDIDATOS COM DOMICÍLIO ELEITORAL NOUTRA CIDADE, EM PESSOAS "ÍNTIMAS" DOS NOSSOS CONTERRÂNEOS. POR OUTRO LADO, A IMPRENSA JAMAIS DARÁ ÊNFASE À CANDIDATURA DE PAULO CAMELO, COMO SENDO A DE TODOS OS GARANHUENSES; 8 - O JOGO DE INTERESSE POLÍTICO É MUITO ACENTUADO E A CANDIDATURA DE PAULO CAMELO, PROCURA DERROTAR ESSE BLOQUEIO

    ResponderExcluir
  14. Prezado Anônimo,

    PARA MIM É UMA SATISFAÇÃO ESPORRANTE FAZER UMA CAMPANHA ABERTAMENTE EM PROL DA MAIOR REVELAÇÃO POLÍTICA DE PERNAMBUCO QUE É A EXCEPCIONAL POLÍTICA PRISCILA KRAUSE QUE PERTENCE AO PARTIDO DO DEMO. FICARIA ENVERGONHADO, CABISBAIXO,DE "BUXEXAS" VERMELHAS SE TIVESSE DEFENDENDO NO BLOG CHUMBO GROSSO CANDIDATURAS DESSES IMUNDOS, BANDIDOS E GORILAS DO PT..........

    ResponderExcluir