O Portal +AB publicou matéria reconhecendo a força dos blogs. Segundo o site da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, graças aos bloggers espalhados por todo o Estado rapidamente as notícias das enchentes em Pernambuco ganharam o mundo. Algumas frases jogadas no twitter e textos de blogueiros das cidades castigadas pelas chuvas ilustram a boa matéria na internet. A partir dessa divulgação feita pelos anônimos, em casa, reportagem foram publicadas em diversos jornais, inclusive do exterior. Escolhemos um texto do Blog Mulher Inteligente, de Barreiros, para ilustrar este post. É uma pessoa que viveu a tragédia em seu município e faz um relato tocante:
No dia 19 de junho de 2010, Barreiros - PE viveu seu pior dia da história! O dia amanheceu bonito, o sol brilhava no céu azul sem nuvens, porém, em minha cidade os rios enchiam-se velozmente fazendo com que os moradores se desesperassem e saíssem de suas casas correndo, em sua maioria deixando todos os seus pertences pra trás.
A minha casa foi coberta pelas águas (nesse momento me encontro desabrigada e sem noção do que vou fazer pra recomeçar), tive que sair também as pressas; perdi as camas, colchões e guarda-roupas, entre outras coisas, mas agradeço a Deus pela minha vida e a dos meus.
Tenho vivido dias tristes, de repente me vejo desnorteada, sem saber o que fazer! Minha cidade está destruída! casas, comércio, hospitais, escolas, clubes, bancos, pontes, tudo destruído! quando eu paro um pouco, lágrimas me vêem aos olhos, aliás, os olhos da população barreirense estão perdidos, sem brilho e lacrimejantes.
Famílias inteiras perderam tudo. Algumas inclusive estão indo embora daqui, deixando pra trás aquela imagem de horror vivida por todos nós naquele dia!
Já amanheço o dia correndo atrás dos donativos que estão sendo doados pelo exército, voluntários, anônimos, enfim, estamos numa situação de calamidade pública! Alguns bairros continuam sem água e energia elétrica; a lama é total na cidade, parece que passou um furacão por aqui.
Pessoas desoladas, destruição, lama, desemprego, desabrigados, esse é nosso cenário, essa é nossa realidade hoje. Sinto-me perdida, triste, sem saber o que fazer... EU NÃO SEI O QUE FAZER!
Às vezes me dá vontade de ir embora, mas me pergunto: pra onde? tenho vontade de não voltar mais pra casa, mas me pergunto: onde vou morar? Alguns dos meus vizinhos vão embora; outros irão passar um tempo fora, eu também queria poder fazer isso, mas não posso!
Lágrimas enchem meus olhos e eu oro ao meu Deus! Clamo por misericórdia e fico esperando! sei que Ele está comigo e cuida de mim; me sinto vazia e sem esperança! Choro sempre e fico quieta com o olhar perdido no espaço... a cidade está um pouco deserta e a todo tempo eu lembro daquele dia...
Orem por mim!
As pessoas dignas e de bom coração vão reverter essa situação, não só de Barreiros mas das outras Cidades atingidas tabem, não é possivel que o mal reine absolotu!
ResponderExcluir