PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ENQUETE SOBRE DEUS


Cleómenes Oliveira, que eu conheço apenas através dos textos bem escritos, revelando uma pessoa inteligente e bem informada, é ateu confesso e quer ardentemente atrair pessoas a sua não-crença. Parece com os integrantes da Assembleia de Deus ou Testemunhas de Jeová tentando nos convencer de que Cristo é a única solução. A diferença é que Cleómenes acha que não acreditar no Ser Supremo faz bem, pode deixar o homem mais tranqüilo e menos angustiado. Quando da tragédia do Haiti, eles nos escreveu de Belém do Pará para ratificar seu ateísmo e quem sabe convencer seus e meus leitores de que está certo. Ora se fosse para deixar de crer por conta de terremotos, guerras, sofrimentos, tsunamis, crimes e maldades de todo tipo, ninguém mais teria fé. As tragédias, as dores, a falta de explicação para determinados fatos ou coisas, ao contrário, podem fazer nascer ou ampliar a crença numa entidade ou ser que está acima de nós. A partir desta linha de pensamento, dos fatos recentes que chocaram brasileiros e pessoas do mundo inteiro é que resolvemos propor a presente enquete. Vamos ver o que diz a maioria. Em Garanhuns, no Agreste, em Pernambuco, em qualquer lugar do mundo em que por acaso alguém entrar neste blog. As tragédias, o sofrimento dos humanos fazem você duvidar da existência de Deus? Sim ou Não? Gostaríamos também que os leitores dessa enquete opinassem, dessem testemunho de sua crença ou justificassem por que não creem. Seria interessante inclusive uma participação de padres e pastores, pessoas que estudam Deus e lidam diariamente com o universo cristão das igrejas. Ao lado você vota numa das opções colocadas.

6 comentários:

  1. "Fé inabalavél é a que encara a razão em qualquer época da humanidade" (Allan Kardec).
    E mais: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
    Ainda a pouca recebi uma mensagem que dizia mais ou menos assim: um homem foi a uma barbearia e o barbeiro começou a falar que não acreditava em Deus, pois se Ele existisse não haveria tanto sofrimento, nem tanta dor, por que Ele permitia então tantas misérias...
    O homem saiu da barbearia um tanto decepcionado com a falta de fé em Deus do barbeiro.
    E ao sair se deparou com um senhor de barbas e cabelos muito grandes, então voltou-se para o barbeiro e perguntou: aqui não existem barbeiros, não é? Veja aquele homem?
    Ao que o barbeiro responde: Barbeiro existe (eu estou aqui), ele é quem não procura por um.
    Assim mesmo é Deus, que também existe, os homens é que não o buscam, por isso não o encontram.
    Eu acredito.
    Mariza Marques

    ResponderExcluir
  2. DEUS E O HAITI
    Contribuição de Virginia Spinassé

    'Abdu'l-Bahá (1844-1921), um sábio persa filho do fundador da Religião Baha’í (www.bahai.org.br), explica-nos as razões profundas de acontecimentos tristes como o que aconteceu no Haiti. O texto a seguir é parte de uma de suas palestras nos EUA em 1912 e refere-se ao desastre do Titanic, mas é extremamente atual e serve para reflexão:
    “Nesses últimos dias aconteceu algo terrível no mundo, um acontecimento que entristece todo coração e aflige toda alma. ... Embora um acontecimento como este seja realmente lamentável, devemos saber que tudo o que acontece é devido a alguma sabedoria e que nada acontece sem alguma razão. Há um mistério nisso; mas qualquer que seja a razão e o mistério, foi uma ocorrência triste, algo que arrancou lágrimas de muitos olhos e angustiou muitas almas. ... Mas quando considero esta calamidade de outro ponto de vista, consolo-me com a percepção de que os mundos de Deus são infinitos; que embora eles tenham sido privados desta existência, eles têm outras oportunidades na vida do além, tal como Cristo disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas. (João 14:2) Eles foram chamados do temporário e transferidos para o eterno; abandonaram esta existência material e entraram pelos portais do mundo espiritual. ... A misericórdia de Deus é infinita, e é nosso dever lembrarmos dessas almas que partiram, em nossas orações e súplicas, para que elas possam se aproximar mais e mais da própria Fonte.
    ... No princípio é muito difícil saudar a morte, mas depois de atingir sua nova condição a alma agradece por ter sido libertada do cativeiro do limitado para usufruir a liberdade do ilimitado. Ela foi desembaraçada de um mundo de pesar, tristeza e provações para viver num mundo de alegria e júbilo infindáveis. O fenomênico e o físico foram abandonados para poder atingir as oportunidades do ideal e do espiritual. Por isso, as almas daqueles que partiram deste mundo... apressaram-se a um mundo superior. Elas saíram destas condições de escuridão e de visão turva para o reino da luz. Estas são as únicas considerações que podem confortar e consolar aqueles que eles deixaram.
    Ademais estes acontecimentos têm razões mais profundas. Seu objetivo e propósito é ensinar certas lições ao homem... O propósito é que o povo do mundo possa se volver a Deus, o único Protetor; que as almas humanas confiem na Sua proteção e saibam que Ele é a verdadeira salvação. Os acontecimentos ocorrem para que a fé do homem possa crescer e se tornar mais forte. Por isso, embora nos sintamos tristes e abatidos, devemos suplicar a Deus para dirigir nossos corações ao Reino, e orar por essas almas que partiram, com fé em Sua infinita mercê, para que, embora elas tenham sido privadas desta vida terrena, possam desfrutar uma nova existência nas supremas moradas do Pai Celestial.”

    ResponderExcluir
  3. Escrevi sobre a enquete do Roberto no Blog da CIT, e está no link:

    http://www.citltda.com/2010/01/enquete-de-deus.html

    Por um lado fiquei feliz, porque a discussão e a enquete já geraram dois comentários, não fico tão feliz em ler os comentários, até agora.
    Um deles cita Allan Kardec. Eu já disse que o ateu é um cara que onde dizem que existe Deus, ele está lá, para ver se se convence. Confesso que fui procurá-lo em Allan Kardec, e lá só encontrei Allan Kardec, e ele não era barbeiro.
    Uma outra comentarista cita um sábio Persa, e até fundador de uma religião, num texto de 1912 sobre o Titanic. O sábio diz, segundo ela: “No princípio é muito difícil saudar a morte, mas depois de atingir sua nova condição a alma agradece por ter sido libertada do cativeiro do limitado para usufruir a liberdade do ilimitado. Ela foi desembaraçada de um mundo de pesar, tristeza e provações para viver num mundo de alegria e júbilo infindáveis.” Sinceramente, se acontecesse isto, e quem acredita nisso, termina dando vivas aos terremotos e afundamentos de navios. Por que ficar triste então? Todos estarão vivendo agora num mundo de alegria e júbilo, talvez até no Paraíso muçulmano. Talvez a primeira classe do Titanic tenha alguma coisa a reclamar, mas, para os haitianos, que vivem numa miséria que dar dó, que venham os terremotos, pois segundo o sábio persa, pois a alegria e o júbilo que merecem. Por estas e outras volto à infância e digo: Meu Deus!!! Como usam o teu santo nome em vão, para escrever tanta bobagem.

    Cleómenes Oliveira – (http://www.citltda.com)

    ResponderExcluir
  4. Roberto, só agora vi a enquete. De fato é um assunto empolgante, embora não possamos esperar dele o mínimo consenso. De um tempo pra cá desenvolvi uma teoria que em parte me agrada porque põe um ponto final naquele tipo de discussão ad infinitum. Acho que fé é uma questão de pré-disposição. Tem-se pré-disposição à fé como se tem ao câncer, por exemplo. O mesmo se diga da falta dela. Deve existir alguma pesquisa que aponte um fulano que morreu aos 90 anos atropelado por uma bicicleta numa família em que todos morreram de câncer antes dos 50. Não se trata de uma questão de cultura. O sujeito leu muito e percebeu que tudo aquilo que o padre dizia não passava de um monte de mentiras. Isso funciona com uns, mas com outros não, portanto não é uma questão de cultura. Não é tão simples, não senhor, senão Chesterton seria o mais refinado ateu. Ao invés disso foi católico, e católico de carteirinha numa época marcada pelo socialismo, materialismo e ceticismo. Uma época que nos legou Bernard Shaw, Bertrand Russell e Nietzsche. Conheço pessoas analfabetas que são ateus e conheço pessoas de certa cultura que acreditam que o mundo tem seis mil anos e pior do que isto; acreditam em Adão e Eva e que um dia tudo se acabou debaixo d’água. Então é pré-disposição, uma necessidade de crer em algo que dê sentido à sua vida. Uma necessidade de ordem e uma reação ao absurdo de existir, ser finito entre duas eternidades – o passado e o futuro – e o desejo de escapar ao pior de todos os absurdos: a morte. Somos um projeto fadado ao mais irremediável fracasso. Nem todo mundo encara isso numa boa. Pense no que disseram os inquisidores a Galileu. Não crer em Deus – ainda mais um Deus que nos ama e está disposto a nos perdoar as piores infâmias – não é um bom negócio. Pior que isso, é burrice, aumenta em muito as chances de sofrimento. Mas, como eu já disse, se não tem predisposição à fé, não tem jeito. Deus não existe, é claro. Ou pelo menos não existe um sujeito que pode tudo e não faz nada além do que já estava feito e que passa os dias da eternidade – como se não tivesse nada mais pra fazer – olhando pelo buraco da fechadura, como um voyer, nossas falhas, nossos tropeços e contabilizando aqueles que vão para o céu e os que sofrerão no inferno, um lugar de muito ódio que foi projetado pelo Deus do amor. Um contracenso, no mínimo. Eu votei no lógico, mesmo sabendo que o racionalismo ainda não conseguiu responder às questões existenciais mais profundas. É a pré-disposição, fazer o quê?

    ResponderExcluir
  5. Franklin Stem Santos da Silva26 de setembro de 2014 às 12:41

    PONHA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


    ________________________________________
    Pôr Deus em primeiro lugar significa não o confundir com as coisas que são deste mundo, sejam instituições políticas, tendências econômicas ou classes sociais. Na antigüidade, o César romano era imperador e, ao mesmo tempo, divindade. Quando Jesus disse, "Pois dêem ao César o que é do César e a Deus o que é de Deus" (Lc 20,25), estava estabelecendo a separação da instituição política de Deus.

    Também não se deve confundir a Deus com as coisas que faz o homem. Curiosamente, em nome de Deus fincaram Jesus numa cruz e o assassinaram, pois os fariseus pensavam que era um mentiroso e estava se fazendo passar por Deus. Pensavam que para defender Deus tinham que matar Jesus. Paradoxalmente, mataram ao Filho de Deus defendendo o nome de seu Pai Deus.
    Deus é o Criador de tudo no céu e na terra e é a fonte que dá e provem tudo. Está acima de tudo e de todos, superando o político, econômico e social. Certamente, Deus está presente e vive na Igreja, mas também transcende a Igreja e está em todas partes. Deus sempre está onde exista um ser humano.

    Devemos ter muito claro o lugar que deve ocupar Deus em nossas vidas e o respeito que Ele merece por ser a fonte de onde nasce tudo. Respeitar Deus implica amá-lo, honrá-lo, dar-lhe glória e não permitir que nada e nem ninguém ocupe seu lugar. Respeitar ao Criador significa vê-lo em todas partes e, sobretudo, em cada pessoa em cujo ser está Sua divina presença. Quem desrespeita a dignidade da pessoa não pode estar respeitando a Deus. Qualquer ofensa ou dano que se faz a alguma pessoa se lhe faz também a Deus.

    Todos os seres humanos são Sua imagem e semelhança. Em todos os batizados está Deus de uma maneira plena. Portanto, cada ser é templo do Espírito Santo de Deus. Ainda nos não batizados existe a presença de Deus. No rico ou no pobre, em qualquer pessoa de qualquer raça está o Senhor e todo o ser humano merece respeito por isto.

    Há pessoas que puseram no lugar de Deus seus bens temporários, tais como automóveis, dinheiro, etc. Há também pessoas que, no lugar preferencial de Deus, põem certas pessoas a quem idolatram, seja um artista de cinema, um desportista, um político ou um amante. Isto é um tremenda falta de respeito ao sagrado e divino que é Deus. É terrível, porque Deus sempre deve estar em primeiro lugar e nada nem ninguém pode substituí-lo ou suplantá-lo. Só há um Deus.

    Muita pessoas põe preço a sua alma e vendem seu prestígio, fama, honradez e dignidade ao melhor concorrente. Preferem viver sem moral, com dinheiro e fama, que viver com moral e dignamente sem dinheiro, mas tendo sempre a Deus. Essas pessoas que renunciam à presença de Deus e fabricam seus ídolos, convertem-se em idólatras e ofendem a Deus, afastando-se de sua própria salvação.

    Os homens devem respeitar também a natureza, que é obra de Deus, já que assim se assegura a futura sobrevivência do homem na terra. Quando o homem destroça o que Deus criou, ofende a vontade divina. Ocorre o mesmo com o respeito ao progresso humano, seja no campo científico, econômico ou nos diferentes campos do saber. Tudo o que implique progresso positivo, só e bom se for desejado por Deus. Por isso, respeitar e cuidar do homem também é respeitar a Deus.

    Respeitar o sagrado é pôr sempre Deus em primeiro lugar e não permitir que nada nem ninguém se ponha em Seu lugar. Você coloca Deus em primeiro lugar, ou o deixou de lado por seus deuses baratos ou mundanos? Respeite Deus e o coloque sempre em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  6. Franklin Stem Santos da Silva26 de setembro de 2014 às 12:43

    É PRECISO RESPEITAR... POR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
    PENE NISSO - NA PRATICA TEM PESSOAS QUE ADORAM (IDOLATRIA):
    Dinheiro, Poder, Casa na Praia; ADORADORES de Carro Novo, Viagens, Sexo; ADORADORES de Filho(a), Esposo(a); ADORADORES de Imagens, Fazendas, Cavalos; ADORADORES de Pastor e ser Pastor; ADORADORES de Titulo - sou evangélico; sou Testemunhas de Jeová; ADORADORES de Dízimo, ADORADORES de Bíblia...
    E nós Padres, Pastores e Fieis como ESTAMOS?
    É Verdade e ainda propagamos que DEUS é o Senhor e que sempre está em primeiro Lugar nas nossas vidas...
    PERDÃO MEU SENHOR E MEU DEUS...

    DIGA NÃO AOS ADORADORES DE DÍZIMO E DE TITULO... (Recebido por e-mail - Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA