JOÃO LYRA E RAQUEL FIZERAM HISTÓRIA NO PSB


Os Lyra de Caruaru têm história na política.

João, o avô da atual governadora de Pernambuco, foi prefeito de Caruaru e deputado estadual.

Um dos seus filhos, Fernando Lyra, foi deputado federal por vários mandatos, se destacando na luta pela redemocratização.

O irmão, João Lyra Filho, também foi prefeito de Caruaru por dois mandatos e foi vice-governador de Eduardo Campos.

Quando Eduardo se afastou do governo em 2014, para disputar a presidência da República, João Lyra, filiado ao PSB, assumiu os destinos de Pernambuco.

Raquel Lyra, filha do ex-governador foi eleita deputada estadual pelo Partido Socialista Brasileiro, em 2010 com 49 610 votos. 

A atual governadora de Pernambuco, ainda integrante do PSB,  assumiu a Secretaria da Juventude, no início da segunda gestão de Eduardo Campos, em 2011.

Ela só deixou o PSB em 2016. Raquel pretendia disputar a prefeitura de Caruaru pelo Partido Socialista, mas a legenda lhe foi negada em favor de Jorge Gomes.

A filha de João Lyra, então, se filiou ao PSDB, tendo apoio para entrar na legenda do deputado federal Aécio Neves.

Tony Gel, que já tinha sido prefeito de Caruaru, foi o principal adversário na disputa tendo liderado as pesquisas até o primeiro turno.

Raquel cresceu do meio para o fim da campanha, foi para o segundo turno contra Tony Gel e venceu a eleição.

A crítica da governadora ao PSB é mais por mágoa. Ela e o pai têm história junto ao partido.

Mas ela nunca perdoou Paulo Câmara por não ter lhe dado a legenda em 2016.

É uma questão mais pessoal do que ideológica.

Raquel Lyra fazer o discurso de que o PSB acabou com Pernambuco não soa bem.

Porque ela e o pai fizeram parte dos governos do Partido Socialista.

NA RETA FINAL FIG TEM EDSON GOMES, IZA E VANESSA DA MATA

Iza
Vanessa da Mata

O Festival de Inverno de Garanhuns, que tem movimentado bastante a cidade desde o início, no dia 10, terá grandes atrações de hoje até o sábado, especialmente na Praça Mestre Dominguinhos.

Nesta quinta-feira, 24, o principal polo do FIG terá no palco a Banda Vibrações, Tribo da Periferia, o grupo Maneva e o baiano Edson Gomes.

Na sexta teremos shows de Mirelly Araújo, Kell Smith, Vanessa da Mata e Márcia Felipe.

Sábado tem Tatupeba, Arnaldo Antunes, Detonautas, Cidade Negra e Iza.

Ontem a praça voltou a ficar cheia, com muita animação durante as apresentações de Edu & Maraial, Ávine, Beto Barbosa e Joelma. 

MINISTRO RENAN FILHO DÁ UMA LIÇÃO EM MICHELLE BOLSONARO

A Michelle Bolsonaro, ensaiando para 2026, gravou um vídeo fazendo críticas ao governo por conta de uma ponte, no estado do Acre.

Tomou uma aula do ministro dos Transportes, Renan Filho.

O ex-governador de Alagoas começou mostrando uma ponte construída na gestão do presidente Lula, onde foram investidos milhões de reais.

Depois, mostrou os investimentos do governo anterior no estado da região Norte, comparando-os ao que tem sido investido nos últimos anos.

Os gastos da gestão Bolsonaro no Acre foram raquíticos. No governo atual muito já foi feito no estado.

Como acontece em qualquer região do Brasil.

Michelle e os adoradores do mito talvez absorvam a verdade incontestável: o ex-presidente não fez praticamente nada em lugar nenhum, ao contrário do seu sucessor.

TCE CANCELA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL EM GARANHUNS

A obra de construção do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns vai atrasar.

É que o edital de licitação do Governo do Estado foi cancelada pelo Tribunal de Contas, por conter irregularidades.

Técnicos do TCE descobriram falhas no edital, que inclui sobrepreço que poderia dar um prejuízo em torno de R$ 3 milhões ao Estado. 

A decisão de cancelar a licitação foi emitida pelo Conselheiro Ranilson Ramos.

Eduardo Campos, quando era governador de Pernambuco, levantou a ideia de que se construísse um novo hospital regional em Garanhuns.

E batizou a unidade de saúde de Mestre Dominguinhos.

Paulo Câmara não construiu o sonhado hospital e Raquel, que tenta fazê-lo, esbarra na burocracia e na incompetência de sua equipe.

PRIME EXIBE O EXCELENTE "ANORA" VENCEDOR DO OSCAR 2025


O Prime Vídeo está exibindo o excelente filme  "Anora", grande vencedor do Oscar 2025.

Recebeu as principais estatuetas da Academia de Hollywood: Melhor Filme, Melhor direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição, além do prêmio de Melhor Atriz.

Na época da premiação, no Brasil houve um pouco de contestação a "Anora", por que muitos achavam que Fernanda Torres merecia mais a estatueta de Melhor Atriz do que Mikey Madison.

Depois de assistir o longa, com direção de Sean Baker, fiquei consciente de que o trabalho é merecedor de todo reconhecimento recebido.

Já vi vencedores do Oscar ruins ou chatos. E muitos excelentes. "Anora" está entre esses.

Direção e roteiro impecáveis, uma abordagem digna da vida das garotas de programa e um show de interpretação da jovem de 25 anos (à época do filme) Mikey Madison.

Acredito até, que se não fosse uma atriz tão talentosa, interpretando tão bem o seu papel, o longa de Sean Baker não tivesse sido tão agraciado pela Academia e pelos críticos.

Não chegou a ousadia de dizer que ela "carrega o filme nas costas", mas não há dúvida de que a artista dá um show, no papel da prostituta Anora, personagem que dá título a obra cinematográfica.

Acho que o Globo de Ouro para Fernanda Torres e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para "Ainda Estou Aqui" ficou de bom tamanho.

O filme é um drama com toques de bom humor, que narra o relacionamento de um jovem russo, filho de pais ricos, com a garota de programa citado.

Nem de longe parece com "Uma Linda Mulher". É filme realista, sem preocupação de romancear a história.

Ninguém venha dizer que Madison ganhou o Oscar só porque é nova e tem a beleza a seu favor, enquanto Fernanda Torres e Demi Moore estão na faixa dos 60.

A atriz de "Anora" nem é uma mulher muito bonita, pelo menos de rosto. O corpo, exibido em diversos ângulos é bastante agradável de ver. A famosa "falsa magra".

Mas o que a menina tem mesmo é talento. Ela e o filme merecem ser vistos por quem tem bom gosto e aprecia um cinema mais elaborado.

JOÃO CAMPOS LIDERA COM 10 PONTOS DE VANTAGEM EM SERRA TALHADA


Uma pesquisa realizada nos dias 18 e 19 deste mês, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, mostra que a disputa entre Raquel Lyra e João Campos pode ser acirrada naquele município.

O prefeito do Recife somou na pesquisa 43% das intenções de votos, contra 33% da governadora.

Acontece que o Instituto Múltipla, em pesquisa anterior, tinha dado uma vantagem maior para João Campos, de 15 pontos.

Assim, caminha para que a diferença favorável ao candidato da oposição se estreite.

O deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, está com Raquel Lyra.

Márcia Conrado, a atual prefeita do município sertanejo, está com João Campos.

Até o próximo ano o quadro ficará mais claro. Como Raquel deve manter Priscila Krause na vice, se João tiver um vice do Sertão, Miguel Coelho ou a própria Márcia,  poderá desequilibrar a disputa nessa região do Estado.

Serra Talhada é um dos principais municípios sertanejos, com mais de 61 mil eleitores.

PREFEITO CAÍQUE, DE ANGELIM, ESTÁ COM A POPULARIDADE EM ALTA

Caíque numa de sua idas a Brasília


O Blog Ponto de Vista, assinado pelo jornalista Wellington Ribeiro, divulgou que que o prefeito Carlos Henrique, o Caíque, do município de Angelim, está com a popularidade em alta.

A notícia repercutiu em diversos sites da capital e interior, merecendo destaque nos blogs de Marcos Moura (Sr. Cariri), Carlos Eugênio e Gilmar Alves, dentre outros.

De acordo com Wellington, a pesquisa foi feita pelo Instituto Opinadata, nos dias 17 e 18 deste mês de julho.

Forma entrevistados 400 moradores do município de Angelim.

A margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.


 alcançou expressivos 91% de aprovação popular, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Opindata nos dias 17 e 18 de julho de 2025. O levantamento ouviu 400 moradores do município e tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A aprovação da gestão de Caíque chegou a 91% dos entrevistados.

Era de se esperar que o prefeito de Angelim estivesse "bem na fita".

O gestor desde o início tem se mostrado bem articulado junto a deputados, senadores, Governo do Estado e Governo Federal.

Com isso, tem conseguido ações de impacto na saúde, educação, na agricultura e setor de infraestrutura.

Não esquecer também que Caíque pegou um município organizado, graças as duas boas gestões do seu antecessor, Douglas Duarte, que é seu aliado.

PROFESSOR DE HARVARD VÊ DEMOCRACIA NO BRASIL MAIS FORTE DO QUE NOS ESTADOS UNIDOS


As instituições brasileiras responderam melhor às ameaças à sua democracia do que as americanas fizeram em um cenário semelhante, afirma Steven Levitsky, autor do best-seller "Como as Democracias Morrem",  professor da Universidade de Harvard.

"Acho que hoje o Brasil é um sistema mais democrático do que os Estados Unidos. Esse pode não ser o caso daqui a um ano, mas hoje as instituições brasileiras estão funcionando melhor", disse o cientista político em entrevista à BBC News Brasil no início da tarde de segunda-feira (21/7).

Segundo Levitsky, a resposta brasileira às ameaças durante e depois das eleições de 2022 foi melhor orquestrada e mais forte do que a dada pelos Estados Unidos ao presidente Donald Trump após a tentativa de invasão ao Capitólio em 2021.

O autor afirma ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) fez um importante trabalho de proteção da democracia durante o governo Jair Bolsonaro (PL), mas alerta para a necessidade de a Corte voltar "para o seu devido lugar" assim que a crise atual for superada.

"Sempre que há um órgão não eleito formulando políticas, se está em um território perigoso em uma democracia", diz, em referência ao STF. "Com relação ao processo contra Bolsonaro, pelo que posso perceber, o tribunal parece estar no seu devido lugar. Este é o trabalho do tribunal: julgar Bolsonaro e puni-lo, se ele for de fato considerado culpado."

Questionado sobre as decisões do governo de Donald Trump de impor tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras e sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e seus "aliados", Steven Levitsky afirmou se tratar de ações de intimidação e bullying que estão "minando" o processo democrático no país.

Também segundo o professor de Harvard, a tentativa de interferência atual dos EUA no Brasil é mais "personalizada", "desinformada" e "arrogante" do que as ações desempenhadas pelos americanos na América Latina durante a Guerra Fria - quando Washington apoiou golpes militares que instalaram ditaduras que perseguiram e em alguns casos torturam e assassinaram inimigos políticos.

Fonte: BBC

GARANHUNS E OUTRAS CIDADES DO AGRESTE VÃO RECEBER 6 BI PARA A SAÚDE


Pernambuco irá receber investimentos de R$ 6 bilhões na saúde, da parte do Governo Federal.

Segundo o deputado federal Felipe Carreras (PSB), o dinheiro será aplicado em policlínicas, novos postos de saúde, caps e ambulâncias.

Ainda de acordo com o parlamentar, aliado do prefeito Sivaldo Albino, Garanhuns está dentre os municípios beneficiados.

Também receberão recursos as cidades de Lajedo, São Bento do Una, Cachoeirinha, Itapetim, Santa Cruz do Capibaribe, Terezinha, Bonito e Tuparetama.

HOJE TEM BETO BARBOSA E JOELMA NO PALCO DA PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS

O palco da Esplanada Mestre Dominguinhos volta a ter apresentações nesta quarta-feira, 23.

Os shows no principal palco do evento são de artistas populares. Começa com Edu e Maraial, depois se apresentam Avine, o veterano Beto Barbosa e Joelma, ex-vocalista da Banda Calypso, que marcou época.

Na quinta, 24, uma noite de reggae na Praça Mestre Dominguinhos.

Banda Vibrações, Tribo da Periferia, Maneva e Edson Gomes devem atrair grande público.

PALCO POP

Na segunda e terça não tivemos shows na Esplanada, mas o FIG foi movimentado com o palco pop, no Parque Euclides Dourado.

Na segunda um bom público prestigiou os shows de Art Brasileira, Ivyson e Chico Chico, o filho sensação de Cássia Eller, que lembra muito a mãe fisicamente e no jeito de cantar.

Na terça o Palco Pop recebeu Paty Carlos, Del Rey e Odair José.

DEPUTADO BOLSONARISTA SOFRE DERROTA NA JUSTIÇA GARANHUENSE

Deputado bolsonarista Fernando Rodolfo


O juiz Glacidelson Antonio da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, indeferiu pedido de liminar apresentado pelo deputado bolsonarista Fernando Rodolfo, que solicitou a desmontagem  de estrutura do Festival de Inverno chamada pejorativamente de cercadinho.

Na ação, Rodolfo alegou que o espaço VIP, instalado em frente ao palco principal e explorado comercialmente por uma empresa da cidade, foi montado em área pública,  sem previsão no edital ou autorização legal, prejudicando o acesso igualitário do público e colocando em risco a segurança do Evento. 

O deputado argumentou que "a estrutura viola os princípios constitucionais da legalidade, moralidade administrativa e isonomia".

Na decisão, o juiz Glacidelson Antônio assinalou que não houve demonstração suficiente do direito alegado,  nem do risco de dano irreparável, requisitos para a concessão da liminar.

De acordo com o magistrado,  o município em sua defesa apresentou edital e documentos que comprovam a licitação regular da área, identificada como reservada, com autorização para exploração comercial por meio da empresa Talentos Promecc.

"A denominação cercadinho não altera a natureza jurídica da área, que foi licitada e está acessível ao público mediante compra de ingresso", escreveu o juiz em sua decisão.

A oposição perde mais uma ação na justiça contra contra a prefeitura de Garanhuns.

Desde o primeiro mandato do prefeito Sivaldo Albino que adversários fazem denúncias, vão à justiça  e são derrotados, pois a prefeitura sempre consegue comprovar que age dentro da lei.

Algumas das ações partiram de pessoas ligadas ao deputado estadual Izaías Régis.

O blog já divulgou diversas decisões da justiça favoráveis ao município.

As decisões reiteradas do Poder Judiciário, seja na primeira ou segunda instância, deixam claro que a equipe do governo municipal trabalha com cautela e dentro da legalidade.

Nesta última ação, está envolvido diretamente um deputado federal, ligado à extrema-direita, que parece trabalhar na base do achismo e até da fake news.

A justiça não tem partido, é independente. Trabalha com os fatos, analisa os autos de um processo e decide tecnicamente.

Denunciar é diferente de provar. É muito fácil mover uma ação, abrir um processo contra uma pessoa ou instituição. 

Mas quando não se consegue comprovar fica a impressão que tudo não passa de "arenga" com interesses políticos.

A oposição é necessária e cumpre um papel importante quando luta pela população. 

Mas se apenas busca atender interesses partidários, ideológicos ou de grupos pode até estar fazendo a justiça perder tempo. Sabemos que os juízes e desembargadores têm muito com que se preocupar.

Se em Garanhuns o deputado Fernando Rodolfo, do PL, briga na justiça e perde, em Brasília vota seguidamente contra os trabalhadores e o povo.

Ele foi um dos parlamentares pernambucanos que votou favoravelmente a chamada "PL da devastação".

LAMENTÁVEL QUE SE COMEMORE A MORTE DE PRETA GIL


Não somente os políticos e seus familiares que são xingados depois de mortos.

A Lava Jato, a eleição de Bolsonaro e tudo que aconteceu nos últimos anos parece ter matado um sentimento bonito que os brasileiros sempre tiveram: a solidariedade.

Sumiu, junto com a compaixão.

Quando a ex-primeira dama Marisa Letícia teve um aneurisma, que a levou à morte, até médicos comemoraram na internet o que aconteceu com a então mulher do presidente Lula.

O comportamento se repetiu, por parte da população, quando da morte de um irmão do presidente e até do seu neto, uma criança.

Agora, com a morte da cantora Preta Gil, a perversidade das pessoas volta a aflorar.

Comentários vergonhosos foram feitos logo após anunciada a morte da artista.

Segundo uns já foi tarde. Outros escreveram nas redes antissociais que ela mereceu o câncer, por "ser petista".

Um absurdo, um horror!

Acho doentio esse modo de proceder.

Não se deve comemorar prisão, tornozeleira, muito menos morte.

Festejar, só coisas boas. Tudo que acontece de ruim, seja com quem for, é motivo para lamentar.

LÍDERES DA EXTREMA-DIREITA PARTEM PARA O VALE TUDO


A extrema-direita não sossega e resolveu "esticar a corda".

Bolsonaro, proibido de dar entrevistas foi ao Congresso, exibiu a tornozeleira e falou.

Foi parar nas redes sociais. 

Então o ministro Alexandre de Moraes pediu explicações aos advogados do ex-presidente, ameaçando o extremista com a prisão.

Mas não é só o chefe da direitona que atropela a lei.

O filho dele, Eduardo Bolsonaro, dos Estados Unidos fez ameaças a policiais federais.

Como se achasse pouco tramar contra o Brasil, ainda tenta intimidar agentes da política mais respeitada do país.

O deputado Nikolas Ferreira, o homem de 1 milhão e meio de votos, disse na Jovem Pan que o Brasil vive uma tirania.

Na opinião do jovem e intransigente parlamentar, a Venezuela está com inveja do que acontece por aqui.

Os representantes da direita, que são saudosos do regime militar, querem nos convencer que estamos vivendo uma ditadura.

Ditadura diferente essa. O Congresso funcionando, a imprensa sem censura, não há presos políticos e todas as instituições - O Executivo, o Legislativo e o Judiciário - trabalham normalmente.

Pior é que tem um monte de imbecil engolindo a conversa dos golpistas.

A solução mesmo é prender quem trama contra a democracia, para que o Brasil siga em paz.

O VIRTUOSI NA SERRA ENCANTA O PÚBLICO NO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

 
Com direção da pianista Ana Lúcia Altino, o XVIII Virtuosi na Serra proporcionou ao público um fim de semana de excelência musical no Festival de Inverno de Garanhuns. 

Realizado no Seminário São José, o polo apresentou uma programação dedicada à música clássica, em apresentações gratuitas, que reuniu um público expressivo ao longo dos três dias. 

As apresentações atraíram tanto amantes da música clássica quanto novos ouvintes, confirmando o Virtuosi como um dos momentos mais prestigiados da programação cultural do FIG.

A abertura, na sexta-feira (18), ficou por conta do contratenor Edson Cordeiro, conhecido por sua presença cênica. 

Ao lado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Carlos Anísio, Cordeiro apresentou um repertório que transitou entre o barroco e a música popular brasileira, com obras de Bach, Mozart e Villa-Lobos.

No sábado (19), o destaque foi o pianista Luis Felipe Oliveira, jovem talento pernambucano que vem conquistando prêmios e reconhecimento dentro e fora do país. 

No recital, ele interpretou obras de grandes mestres do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além de peças impressionistas de Debussy.

Encerrando o final de semana no Virtuosi, o domingo (20) foi marcado pela apresentação do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). 

O grupo, reconhecido por sua abordagem inovadora e interativa, trouxe ao palco um repertório que uniu tradição e contemporaneidade, com peças de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga, promovendo um verdadeiro diálogo entre épocas e estilos.

A programação do XVIII Virtuosi na Serra segue nesta semana, com mais três dias de apresenções. 

Na quinta-feira (24), o palco recebe o violista Rafaell Altino ao lado do pianista paulista Lucas Thomazinho, a partir das 19h. 

Na sexta (25), Thomazinho retorna ao festival com um recital de piano solo. 

O encerramento, no sábado (26), será com o concerto especial “Uma Noite na Ópera”, protagonizado pela aclamada soprano Adriane Queiroz, acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão.

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura.

Fotos: Hilton Marques e Paula Mayer

GRUPO DE TEATRO DO JOÃO DA MATA FAZ BONITO NO FIG


Na manhã  do dia 19 de julho, o Teatro do Sesc Garanhuns viveu um momento inesquecível. 

O espetáculo Flicts, a história de uma cor abriu com casa cheia a programação de teatro para infância e juventude do FIG 2025, emocionando o público e arrancando aplausos calorosos em mais uma grande conquista do teatro feito em nossa cidade. 

A montagem é do premiado grupo de teatro do Colégio Dom João da Mata Amaral, reconhecido em todo o estado de Pernambuco por sua excelência cênica. 

Recentemente, o grupo brilhou em um festival internacional promovido por Brasil e Portugal, tendo recebido 8 indicações e conquistou 3 prêmios, um feito que comprova a potência e a seriedade do trabalho desenvolvido com esses jovens. 

Baseado na clássica obra de Ziraldo, Flicts conta a história de uma cor rara, incompreendida, que tenta encontrar seu lugar no mundo. 

Com poesia, delicadeza e impacto emocional, a peça trata de temas como identidade, exclusão, diversidade e pertencimento, assuntos urgentes e universais, apresentados de forma sensível e acessível para crianças, jovens e adultos. 

A direção é assinada por Pacheco Neto, nome de referência no teatro educacional em Pernambuco. 

Com sua estética refinada e olhar humano, Pacheco conduz o elenco jovem com firmeza e afeto, resultando numa montagem coesa, tocante e esteticamente primorosa. 

Um dos grandes destaques foi o jovem Eduardo Lopes que brilhou intensamente no papel de Flicts. 

Como protagonista, ele sustentou a narrativa com sensibilidade, carisma e força cênica, conduzindo o público por uma jornada de emoções profundas. 

Eduardo mostrou maturidade artística, domínio de cena e uma entrega comovente, sua atuação foi, sem dúvida, um dos pontos altos do espetáculo. 

Flicts não foi apenas uma bela estreia, foi um lembrete do poder transformador do teatro, especialmente quando nasce dentro da escola e ganha o mundo com talento, dedicação e verdade. 

Garanhuns tem, sim, artistas de altíssimo nível. E eles estão crescendo diante dos nossos olhos.

Essa é a verdadeira prata da casa. E que orgulho é ver esse brilho.