CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

POLÍTICOS, COMERCIANTES E POPULAÇÃO SE MOBILIZAM PELO FESTIVAL


De passagem por Arcoverde, dois ou três dias atrás, a governadora Raquel Lyra anunciou que em breve vai anunciar a programação do Festival de Inverno de Pernambuco.

O fato foi repercutir no Recife. A jornalista Terezinha Nunes, que assina o Blog Dellas, noticiou que a governante repete uma ideia de Jarbas Vasconcelos, que na sua época criou o chamado Circuito do Frio.

Agora, modernizado, o projeto fará com que o Festival de Inverno não seja somente de Garanhuns, mas do Estado inteiro. Seria levando também a Triunfo, Taquaritinga do Norte, Gravatá e outras cidades.

A proposta, porém, não agradou aos garanhuenses, pelo que se vê na cidade. Nas ruas, nas lojas, nos bares, nos restaurantes e nas redes sociais o burburinho é grande e se ensaia um espécie de movimento natural ou espontâneo a favor do Festival de Inverno.

Se o evento já é até um patrimônio da cidade, então por que dividi-lo, pulverizá-lo? É o que se perguntam os moradores da Suíça Pernambucana.

Comerciantes já fizeram até uma arte, estampando a expressão: "O Festival de Inverno é de Garanhuns".

Na Câmara Municipal, o presidente do Poder Legislativo, Luizinho Roldão, foi na mesma linha e desde ontem publica em suas redes sociais a mesma frase e ainda assina embaixo.



Em cima dessas manifestações, pessoas de todas as idades opinam e majoritariamente criticam a ideia da governadora em criar o Festival de Inverno de Pernambuco. Parece que todos pensam que esse projeto, sendo levado adiante, trará prejuízos a Garanhuns.

A governadora teve ampla vitória na cidade, na eleição do ano passado. Tanto no primeiro quanto no segundo turno. Mas muitos fazem questão de protestar, mesmo confessando que ajudaram ela a chegar ao Palácio das Princesas.

Muitos cobram uma posição do deputado Izaías Régis (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, que até agora não se posicionou contra a redução do número de dias do FIG nem a respeito da criação do Festival de Inverno de Pernambuco.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, que lutou muito, em 2022, pela ampliação do evento, tendo sido importante no sucesso da 30ª edição (leia reportagem abaixo) até agora se mantém discretamente em silêncio. Mas há quem acredite que ele irá se posicionar sobre essa polêmica.

Dentre os comentários que se lê, dos internautas, há um que chama a atenção: "Por que ela não transforma o São João de Caruaru em São João de Pernambuco?". Faz sentido, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Sou testemunha de que o tal do "festival do frio" foi um fracasso, pelo menos em Taquaritinga e Gravatá. Não sei se em Triunfo funcionou. Garanhuns é diferenciada, o clima é muito mais frio, há um quê de cidade europeia, a gastronomia é muito mais forte que nessas cidades, os montes de Garanhuns lembram os montes de cidades europeias... Essa governadora foi eleita na esteira da comoção da morte do marido, só isso.

    ResponderExcluir