Por: Mateus Muradas
A imagem do Lula de sunga com seu novo amor, numa noite de luar, causa uma série de sensações. O que pensou Bolsonaro e seus algozes? Após tantos traumas, como foi possível ele não desistir da vida e se entregar? Mas e o significado político da imagem, será que há um sentido político na imagem?
Lula é uma figura política, portanto, esta imagem traz sim um sentido político. Seu ar de tranquilidade e realização em uma foto, por incrível que pareça sinaliza novos ares políticos.
Ele tinha tudo para se tornar um velho sisudo, odiento e vingativo. Lula ficou preso, teve três lutos traumáticos, da esposa, do irmão e o mais doloroso, a perda de seu netinho. Lula sofreu uma condenação injusta. Ele, sua família e seu partido foram devassados.
Prestem atenção no ser humano. Era aceitável, ve-lo esmorecer, se entregar e desistir! Mas a foto mostra o contrário!
Desde 2015, tem assistido seu sonho de país, que representa o de muitos brasileiros, ruir. Tem assistido também as bases de proteção social construídas em seus governos sendo delapidadas por uma elite burra e atrasada.
Quantos não desistiriam, se estivessem em seu lugar? Quantos diante de tantos fracassos, não iriam a lona?
Mas não, Lula está lá, amando sua companheira numa noite de luar, depois de curtir a praia. No meio do caos que Bolsonaro tenta impor, com arroubos autoritários e flertes diários ao golpismo, Lula está lá sorrindo.
E está imagem, não significa que ele esteja avesso a situação brasileira. A imagem significa Lula, em sua essência. A imagem, significa esperança!
Um sorriso no rosto de quem eles tentaram destruir, é como uma espadada no peito destes inimigos. Uma noite regada a amor, lua e poesia é um soco no estômago dos que espumam ódio.
Por hermética, a imagem de Lula inspira amor, oposto do ódio de Bolsonaro. Inspira esperança, oposto da barbárie de Bolsonaro. Inspira superação, oposto a covardia de Bolsonaro.
Enfim... é possível um novo
amanhã, é necessário resiliência e esperança. Lula é isso, esperança!
*Fonte: Pensar Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário