SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CUBA E EUA RETOMAM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

FATO HISTÓRICO - O governo dos Estados Unidos iniciou nesta quarta-feira uma aproximação histórica de Cuba, ao anunciar a normalização das relações diplomáticas plenas e o alívio de diversas sanções em vigor há meio século.

Washington reabrirá uma embaixada em Havana nos próximos meses, disse uma fonte de alto escalão da Casa Branca, após uma troca de prisioneiros entre os dois países.

Obama deve fazer um pronunciamento na Casa Branca logo depois do meio-dia (15h00 de Brasília). O presidente de Cuba, Raúl Castro, planeja discursar ao mesmo tempo.

Obama e Castro conversaram na terça-feira por telefone para discutir os planos da libertação do cidadão americano Alan Gross e de três cubanos presos nos Estados Unidos, explicou a fonte.

"O presidente deixou clara a sua intenção de prosseguir com estas mudanças políticas, mas também de continuar.

Há pouco a Globo News mostrou um pronunciamento do presidente Barack Obama confirmando o fim da briga de mais de 50 anos entre Cuba e os Estados Unidos.

2 comentários:


  1. PARAFRASEANDO O ASTRONAUTA NORTE AMERICANO NEIL ARMSTRONG, QUEM SABE(OU DEUS QUEIRA) QUE O NEGÃO OBAMA TENHA PENSANDO ASSIM, COMO O ALTAMIR PINHEIRO: “É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a liberdade daqueles escravos cubanos”. PARA PESSOAS COMO EU QUE PREFERE A LIBERDADE TOTAL, GERAL E IRRESTRITA DO QUE UM PRATO DE COMIDA, QUEM SABE, NO FUTURO, EU AINDA ESTEJA VIVO PARA PRESENCIAR UM GOLPE DE ESTADO NORTE-AMERICANO PARA LIBERTAR EM DEFINITIVO, AQUELE POVO QUE VIVE “INTURIDO”, DEBAIXO DE PEIA E SEM PODER SE EXPRESSAR HÁ MAIS DE 50 ANOS(MESMO ENTENDENDO QUE INVASÃO É UM DESRESPEITO A SOBERANIA DOS POVOS), SE É QUE O POVO DAQUELA ILHA PRISÃO TEM SOBERANIA!!! AQUELA HISTÓRIA PRA BOI DORMIR DE BLOQUEIO É CONTO DA CAROCHINHA. A MANUTENÇÃO DO BLOQUEIO SÓ SERVE DE MUNIÇÃO IDEOLÓGICA PARA OS COMUNAS AFIRMAREM QUE A CULPA É DO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS. NÃO NOS ILUDAMOS. POIS, É PAPO FURADO DE UM REGIME FALIDO AFIRMAR E MENTIR PARA O SEU POVO QUE A ECONOMIA CUBANA E OS MEIOS DE PRODUÇÃO SÓ IRÃO PROSPERAR QUANDO TIVER FIM O BLOQUEIO CRIMINOSO COMO COSTUMA DIZER OS COMUNISTAS SANGUINÁRIOS. MENTIRA!!! TUDO ISSO É MUNIÇÃO RETÓRICA PARA AFIRMAR QUE AS DIFICULDADES ECONÔMICAS DA ILHA DECORREM DESSE BLOQUEIO. A ABERTURA PODE, POR SI SÓ, LEVAR O POVO CUBANO A VER QUE EXISTE VIDA ALÉM DAS FRONTEIRAS, COMO É O CASOS DOS HERMANOS MÉDICOS ESCRAVOS QUE ESTÃO AQUI NO BRASIL E SE CONTENTAM EM GANHAR 10% DO QUE O GOVERNO BRASILEIRO PAGA, MAS TEM CASA, CARRO, COMIDA, ACESSO A QUALQUER CANAL DE TELEVISÃO, ROUPA LAVADA E O DIREITO DE FALAR O QUE BEM QUISER, ACESSAR A INTERNET E SABER O QUE ESTÁ SE PASSANDO DO OUTRO LADO DO MUNDO. NESTE FINAL DE 2014, ESSA ATITUDE DO NEGÃO DO QUÊNIA QUE GOVERNA OS ESTADOS UNIDOS, PARA OS ESCRAVOS CUBANOS, TALVEZ SEJA “Um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para toda a América Latina”...

    P.S.: - “Faça o que tu queres pois é tudo da lei.” – Trecho da música Sociedade Alternativa, de Raul Seixas e Paulo Coelho, inspirado em frase de Aleister Crowley, mago e crítico social britânico defensor intransigente do libertarianismo baseado em sua regra do "Faz o que tu queres”...

    ResponderExcluir
  2. Resumindo, que esses dois países com suas diferenças sigam seus caminhos democráticos e Cuba tem mais que aprender assim como os cubanos mais sofridos que resgatem suas liberdades e tenham os mesmos direitos que todos temos. Escolham seus Governantes, suas políticas e que o Mundo respeite suas opções. não tenho dúvida que o turismo fará daquela ilha uma das mais ricas do Mundo. É histórico, só não sei se estarei vivo para ver. Sei que, os cubanos merecem.

    ResponderExcluir