PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O GOLPE DE 64 E A DEMOCRACIA DE HOJE

Na próxima segunda-feira, 31 de março, o golpe militar de 1964 completa 50 anos. Muito tem se falado nos últimos dias sobre este episódio histórico do Brasil. Nos rádios, nas emissoras de TV, revistas, jornais, sites e blogs espalhados pela internet.
Aqui, neste blog, também temos aberto espaço para artigos sobre o período da ditadura e o que ele representou para o país.
Hoje o texto não é do deputado Pedro Eugênio, nem do jornalista Paulo Henrique Amorim, não transcrevemos artigo de nenhum professor universitário nem repetimos o vídeo do ex-presidente Lula.
A reflexão é nossa, a partir das nossas vivências desde aquele ano distante que mudou os destinos do Brasil.
50 ANOS ATRÁS - Em 1964 este que vos escreve tinha apenas 7 anos de idade e morava numa pequena vila do interior do Nordeste. Não tinha consciência do que estava acontecendo, mesmo porque no lugar em que morava não mudou nada com a queda de Goulart e a subida dos militares ao poder.
Dois anos depois teve uma Copa do Mundo e lembro que meu pai acompanhava os jogos pelo rádio. A Seleção Brasileira venceu a Bulgária, perdeu para a Hungria e Portugal e voltou para casa mais cedo. Os adultos ficaram tristes e no meu mundo não se falava em ditadura.
O AI-5, um ato que tornou a ditadura menos branda, editado em 1968, só entrou na minha vida 10 ou mais anos depois. As pessoas estavam indo para as prisões, mandatos parlamentares eram cassados e o pau cantava nos porões do regime.
Em 1970, quando eu tinha apenas 13 anos, como os demais brasileiros acompanhei a minha primeira Copa do Mundo pela televisão. O Brasil foi tricampeão e alegria tomou conta das ruas. Como quase todos da minha casa eu desconhecia que o presidente era um ditador, que possibilitou os piores momentos do regime militar.
Na campanha política de 1974, quando Marcos Freire venceu a eleição para o senado, ouvi os primeiros discursos contra o governo e em defesa da democracia. Ali comecei a perceber que havia alguma coisa errada e mesmo não sendo ainda eleitor tomei o partido dos que lutavam contra o arbítrio.
Quatro anos depois, morando no Recife, fazendo o curso de jornalismo, era leitor do Pasquim, ouvia meus irmãos e seus amigos e já tinha plena consciência de que a ditadura nos sufocava, não nos deixava eleger governadores ou presidente da República, e qualquer manifestação no Colégio ou Faculdade se tornava coisa perigosa, subversiva, que podia render cadeia ou um interrogatório não muito agradável.
Definitivamente o jovem universitário estava no campo da esquerda. Admirava Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos, Fernando Lyra, Cristina Tavares, Roberto Freire, Mansueto de Lavor, Ulisses Guimarães, Alencar Furtado e todos daquele time que bradavam contra a ditadura militar.
Mesmo sendo moço e mal informado, achava terrível a cara e os gestos de Ernesto Geisel e fiquei consternado quando ele editou o tal de “pacote de abril”, cassando os mandatos de parlamentares legitimamente eleitos pelo povo. O crime dessa gente? Ser contra o totalitarismo ou abrir a boca para dizer as verdades que incomodam...
Em Pernambuco Moura Cavalcanti jogava a polícia e os cachorros em cima do povo, os estudantes se mobilizavam e corriam riscos e uma das poucas vozes a se levantar contra o interventor era Dom Hélder Câmara, um arcebispo macho pra cacete, que enfrentava os gorilas com sua voz mansa, corpo franzino e baixa estatura.
CANSAÇO - Dez anos depois do golpe o povo já estava cansado do governo militar e a prova disso é que em 74 deu uma vitória estrondosa em todo o país ao MDB, o partido da oposição consentida. A Arena, tido como “o maior partido do Ocidente”, saiu das urnas mais desmoralizado que nordestino levando uma tapa na cara.
Mais uma década, em 1984, milhões foram às ruas pedir “diretas já”. Significava que estava todo mundo de “saco cheio” de ser tutelado, insatisfeito com a nomeação de generais para nos governar e ansioso para eleger livremente o presidente da República.
O golpe foi dado com a desculpa de nos livrar do comunismo, da subversão, mas na verdade representou outra coisa. Foi uma vitória da direita reacionária, dos carolas que desejavam o mundo estagnado, dos que tinham medo de uma reforma agrária e dos americanos, temerosos que um país de dimensões continentais, como o Brasil, tivesse governantes alinhados ao pensamento de Marx ou de Moscou. Hoje está provado que a CIA dos Estados Unidos foi de importância vital para o sucesso da quartelada.
Os americanos depois, sempre tão prestimosos, enviaram “técnicos” ao Brasil para capacitar os agentes tupiniquins nas artes da tortura.
A ditadura não foi branda coisa nenhuma. Não existe regime totalitário bonzinho. De direita ou de esquerda, todo ditador afronta os direitos do homem, tira a nossa dignidade, nos impede de caminhar com as próprias pernas.
Não interessa, nessa discussão, saber se foi pior no Chile ou na Argentina. Fazer comparações com a Rússia de Stalin ou a China de Mao Tse Tung também não faz sentido. O fato é que a ditadura foi nefasta, prendeu, torturou e matou. Forçou muitos jovens a entrar na luta armada e esses também terminaram cometendo crimes, nascendo a partir daí uma guerra insana de brasileiros contra brasileiros.
Durante anos a ditadura emburreceu milhões de brasileiros. Livros, ideias, filmes, músicas, teatro e política passaram a condição de “malditos”, foram tidos como perigosos, restando ao povo trabalhar de boca fechada, fazer sexo comportado e dar vazão a sua felicidade tomando uma caprichada dose de cachaça, fumando alguma droga legalizada da Souza Cruz e soltando o grito de gol aos domingos.
Quem sente saudades da ditadura, achando que naqueles tempos havia ordem, a corrupção estava sob controle e a inflação domada está enganado. A desordem era pior porque unilateral e não há nada mais terrível do que ser impedido até de respirar. A inflação foi um dos motivos que levou ao desgaste dos militares. E a violência e a corrupção eram tão presentes quanto hoje, só que jogada para debaixo do tapete e ninguém podia falar, sob o risco de ser acusado de subversivo e pegar uma cana.
A DEMOCRACIA - Nossa democracia ainda é muito jovem. Nosso primeiro presidente civil, José Sarney, foi um filhote da ditadura. O primeiro presidente eleito, Fernando Collor, também foi da Arena e não representou a chegada ao poder de um verdadeiro democrata.
Fernando Henrique Cardoso foi na verdade o primeiro dirigente do país saído das forças que combateram o regime de exceção. Teve o Itamar, antes dele, mas além de estabanado teve um mandato curto.
Lula foi o primeiro presidente saído do povo. Forjado na luta, sofrido, independente dos seus defeitos nos permitiu avanços, deu dignidade a milhões que antes viviam na miséria. Ainda fez seu sucessor, a primeira mulher a ser eleita dirigente do país.
Graças aos que lutaram, aos que morreram, aos que sonharam, hoje temos uma democracia. E o brasileiro pode, conscientemente, fazer a sua escolha, tomar as rédeas do próprio destino.
Pode continuar com o PT de Dilma ou mudar para o PSDB de Aécio ou o PSB de Eduardo Campos. A atual presidenta lutou de armas nas mãos contra os militares. O segundo, mais jovem, é neto de Tancredo Neves, que foi ministro de João Goulart e um moderado na luta contra a ditadura militar. O terceiro, pernambucano, neto de um mito da esquerda no Brasil. Arraes foi perseguido pelos golpistas de 64, ficou exilado 16 anos e voltou nas asas da anistia para governar Pernambuco mais duas vezes e fazer seu herdeiro político.

É muito significativo que a direita esteja sumida e não tenha uma candidato forte à presidência. Sinaliza para o fiasco do golpe, da ditadura. A população brasileira, apesar de ser dopada pela TV Globo e toda grande imprensa, sabe que 1964 não deixou boas lembranças, não fez bem ao país. O povo quer olhar pra frente, quer avançar mais.
Se cansar do PT, como um dia cansou dos militares, vai querer alguém que possa ir além.
No fundo, a grande maioria concorda com uma coisa: 1964 nunca mais!

6 comentários:

  1. Ref. A 31 de março
    Se os Generais da época tivesse seguido o plano de Castelo Branco, que era “arrumar a casa” e convocar as eleições diretas, não teria chegado ao que chegou, e muitas vidas teriam sido poupadas (dos dois lados). O problema é que os militares se embriagaram com o poder, e deram seguimento ao golpe por mais de vinte anos, e assim houve um desgaste muito grande das Forças Armadas (opinião pública), a ponto que até hoje os brasileiros não consegue esquecer, muito menos perdoar o golpe. Houve outros golpes na história Republicana, no entanto os militares da época saíram como verdadeiros heróis. Nunca devemos esquecer o artigo primeiro da Constituição Federal: “O Poder emana do Povo e em seu nome de ser exercido”.
    Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Brasileiros de verdade não só esqueceram, como não tiveram nenhum problema com o regime militar, quem teve problema foram aqueles que recebiam verbas e treinamento em "CUBA" para tentar criar uma guerrilha dentro do Brasil defendendo os interesses CUBANOS, aliás como ainda hoje fazem. Meus pais, tios e avós estão aqui vivos até hoje sem nunca terem levado um peteleco no regime militar. Isso porque não eram metidos a revolucionáriozinhos de quinta, trabalhavam e tocavam suas vidas normalmente.

      Quem faz esse show ridículo em torno do regime militar até hoje são os mesmo palhaços que estão hoje no poder, que ditadura sanguinária foi essa que todos os perseguidos ainda estão vivos? O maior erro do regime militar foi ter sido brando demais e não ter exterminado toda essa corja esquerdista do poder no Brasil. Exatamente como eles fazem quando chegam no poder em qualquer país do mundo. Vejam quantos oposicionistas foram fuzilados em CUBA em 1958, 500 mil, no Brasil 400 desaparecidos, dos quais muitos foram mortos pelos próprios esquerdistas revolucionários da época, são tratados com um Status maior do que o HOLOCAUSTO da segunda guerra mundial.

      Excluir
  2. MEU CARO E AMIGO, JORNALISTA E BLOGUEIRO, ROBERTO ALMEIDA.

    VOCÊ FOI FELIZ EM FAZER ANÁLISE MINUCIOSA DOS FATOS E FENÔMENOS OCORRIDOS ENTRE NÓS NESTES 5O ANOS DE BRASIL ENTRE OS REGIMES DITATORIAIS E DEMOCRÁTICOS.

    VOCÊ FALOU DE UMA FIGURA EXCEPCIONAL QUE FICOU POR MUITOS ANOS NA MINHA IMAGINAÇÃO E QUE MEU PAI( LUIZ BARBOSA DE CARVALHO) FALAVA MUITO PORQUE NÓS TÍNHAMOS UM MORADOR QUE MOROU EM RECIFE E VEIO EM LAGOA DO OURO E CONTAVA PARA NÓS QUE D. HÉLDER CÂMARA ERA UM COMUNISTA.

    MOREI NA CASA DO ESTUDANTE DE PERNAMBUCO POR 6 ANOS E PASSAVA TODOS OS DIAS NA IGREJA DE D. HÉLDER CÂMARA E MUITAS VEZES FUI ASSISTIR AS SUAS PREGAÇÕES EM PROL DOS MAIS POBRES.

    FOI QUANDO PASSEI A ESTUDAR UM POUCO SOBRE A VIDA PREGRESSA DE D. HÉLDER CÂMARA QUANDO O MESMO RECEBEU 32 TÍTULOS DE DOUTOR "HONORIS CAUSA".

    A FRASE MAIS LÚCIDA E COERENTE QUE EU OUVI E VI ELE FALAR FOI A SEGUINTE: " MEUS IRMÃOS ORAI SEMPRE PORQUE O ESPÍRITO É FORTE , MAS A CARNE É FRACA".

    FINALMENTE, FOI QUANDO EU PERCEBI E SENTI DE QUE NÃO SE TRATAVA DAQUELE BICHO PAPÃO QUE TODOS OS NOSSOS ANTEPASSADOS FALAVAM TANTO.

    QUANDO EU ESTUDEI EM RECIFE COMO VOCÊ , NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO NOS ANOS 80, EU FREQUENTAVA AS BIBLIOTECAS E PESQUISANDO UM LIVRO SOBRE "TORTURA NUNCA MAIS" , LIVRO ESTE QUE AINDA HOJE EU POSSUO PUDE COMPREENDER UM POUCO MELHOR DO MUNDO QUE NÓS VIVEMOS.

    PAGUEI TAMBÉM MUITO CARO EM MINHA CIDADE POR DEFENDIDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MUITOS ME HUMILHARAM E ME MASSACRARAM. MUITAS DESSAS PESSOAS ERAM ESTÚPIDAS, IGNORANTES E CRUÉIS PARA COM OS HOMENS QUE SABIAM DE ALGUMA COISA. POR COMBATER A PRAGA DO VOTO COMPRADO FUI DERROTADO POR 6 VEZES DAS 8 DISPUTAS QUE TRAVEI EM NOSSA POLÍTICA PARA VEREADOR.

    PARABÉNS PELO COMENTÁRIO LÚCIDO E ALTAMENTE CONSCIENTE E INTELIGENTE!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com meu amigo Sales, que aliás esqueceu do seu amigo, mesmo no acidente grave por que passei, mas estou aqui ainda contando histórias. Se os militares fizessem uma faxina, prendendo os ladrões da República (dentro da Lei) que na época já eram muitos, hoje não teríamos mais que o dobro.

    ResponderExcluir
  4. Que belo texto e análise de como este período pelo qual o Brasil passou foi terrível e ao mesmo tempo massificante para grande parte da população do pais que nos interiores deste país muitos destes fatos passaram despercebidos e foi preciso muita coragem de alguns para lutar contra este regime.

    ResponderExcluir
  5. Não Edmar, não esqueci não. fiquei sempre procurando noticias suas ao nosso amigo Givaldo, e ele me tranquilizou, dizendo que apesar do estado do caaro, mas você estaria bem. o que seu estado de saúde era tranquilizador, razão pela qual fiquei tranquilo, até porque existe aquela expressão popular que diz: !vai os anéis e que fique os dedos". Como era que ia esquecer de meu amigo! Deus continue lhe abençoando muito, e que lhe der muito anos de vida com muita saúde, pois Garanhuns e seus amigos precisam muito de você. Os bens matérias, nestas horas, é o que mens conta.
    Sales/GARANHUNS

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA