CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MINO CARTA E O LIVRO DE ROMEU TUMA JÚNIOR

Do jornalista Mino Carta na Revista Carta Capital:
Instado a se demitir de secretário nacional do Ministério da Justiça, Romeu Tuma Jr. resistiu de início, mesmo porque o próprio presidente da República recomendara: “Por ora, aguenta”. A mídia nativa trombeteava as relações do secretário, desde seus tempos de delegado, com um cidadão chinês acusado de contrabando. A artilharia não arrefeceu, pelo contrário. Depois de algum tempo, o alvejado capitulou.
Romeu Jr. caiu em depressão profunda, via na sua saída do governo o golpe fatal que apressara a morte do pai, o senador. E enxergava mais, além e acima do chinês: uma clara ligação entre o bloqueio dos bens de Daniel Dantas no exterior, por ele determinado, a Operação Satiagraha e o Caso Battisti. Elo do entrecho, um petista eminente, Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado do banqueiro e do terrorista assassino.
Romeu Jr. repetia a intenção de botar as suas razões por escrito e Paulo Henrique Amorim e eu sugerimos um livro-entrevista. Ele gostou da ideia e outro jornalista aderiu à operação, Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital, enquanto Paulo Henrique limitava-se a formular algumas perguntas sobre as atividades dantescas. Dias e dias de entrevista conduzida por Sergio e eu seguiram-se ao longo de um larguíssimo período. Na véspera do ponto final, entre perplexos e espantados, somos surpreendidos pelas declarações do nosso entrevistado à revista Veja, a mesma que a bem de sua demissão o perseguiu com empenho feroz. E pelo anúncio da publicação do livro, Assassinato de Reputações – Um crime de Estado, resultado de dois anos de entrevistas ao jornalista Claudio Tognolli.

Diz o entrevistador a Veja: “É um livro baseado apenas em fatos”. A julgar pelos textos estampados na revista da Editora Abril, os fatos sofreram modificações em relação aos propósitos manifestados há dois anos por um deprimidíssimo Romeu Jr. Tome-se Daniel Dantas, aquele que forneceu a Veja um dossiê para denunciar contas em Cayman de personagens graudíssimos, a começar pelo presidente Lula, e sem omitir o próprio senador Tuma. Pois de vilão parece tornar-se vítima, metamorfose que talvez agrade a Tognolli. 

Gilmar Mendes? Sim, sim, ele foi grampeado, embora já tenha sido fartamente provado que a Abin, então comandada pelo delegado Paulo Lacerda, grande e leal amigo dos Tuma, não tinha condições de grampear quem quer que seja. E por aí afora, alterações de rota, esquecimentos abissais, acréscimos que seria impossível endossar.

No depoimento a Veja, Lula vira informante do Dops. A respeito sei apenas que Tuma pai e o líder sindical Luiz Inácio da Silva foram bons amigos e que o futuro senador foi suave carcereiro do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, preso no Dops em meio à greve de 1980. A história é bem conhecida. Outra, relacionada com aquele tempo de detenção, menos conhecida, diz respeito às visitas ao preso de uns senhores engravatados, que se diziam enviados pelo “cacique”. Não se pareciam com inquisidores, eram afáveis ao formularem perguntas sobre as ideias de Lula e sua fé política.

Logo que saiu da prisão, Lula me falou dos misteriosos visitadores e então, anos a fio, perguntei a Romeu pai quem seriam os enviados do “cacique”. Respondia ignorar. Uns anos atrás voltei à carga, ele revelou: “Era o Golbery”. Golbery do Couto e Silva, chefe da Casa Civil de Castello Branco, Geisel e, por pouco mais de dois anos, de Figueiredo. Estava interessado em entender os rumos de um sindicalista tão diferente dos tradicionais pelegos. De caso pensado, não confiava às cegas nos meus textos a favor, preferia o relatório dos seus amáveis pesquisadores. E de Tuma pai, é imaginável.
Na noite do velório do senador, um dos irmãos de Romeu Jr., Rogério, notável neurologista e colaborador de CartaCapital, declarou em entrevista gravada: “Meu pai protegeu Lula porque os agentes da ditadura pretendiam matá-lo”. 

Vale a pena matar um informante do Dops? 

O que pergunto aos meus estupefatos botões é qual teria sido o motivo de Romeu Jr. ao recorrer a Veja e a Tognolli. Aventam pacatamente a hipótese de que optou por quem se disporia a compactuar com incontroláveis saraivadas, frequentemente desferidas sem prova. Mais espanta, de todo modo, é que Romeu Jr. tenha funcionado como entrevistado duplo. Pelo menos ao se encararem os fatos do lado de cá.

Consta que, na página dos agradecimentos que introduz o livro, Romeu Jr. agradece “em particular a Mino Carta, por emprestar sua amizade, companhia e valiosíssimas tardes de inúmeras segundas-feiras neste projeto”. Sem deixar de sublinhar que amizade não se empresta, dá-se íntegra e leal, apresso-me a dispensar este obrigado. O livro-entrevista que eu imaginava nada tem a ver com tudo aquilo prometido pela incrível entrevista a Veja. Quanto ao livro que vem aí, não o lerei.

*Mino Carta é italiano naturalizado brasileiro. Esteve à frente das principais publicações impressas do Brasil, como Veja, IstoÉ, Revista Quatro Rodas e Jornal da República. Hoje comanda a Carta Capital.

19 comentários:

  1. Não deixe de ler esse livro o quanto antes. Comecei a lê-lo ontem e Quase varei a noite. Evidentemente estava preparado para o que esperava encontrar em seu conteúdo, mas DEVO CONFESSAR QUE FIQUEI COMPLETAMENTE ATÔNITO, PERPLEXO, NÃO APENAS COM AS REVELAÇÕES, E SUA EVIDENTE GRAVIDADE, MAS COM A VERACIDADE QUASE GRÁFICA ORIUNDA DA AUTORIDADE DO AUTOR, QUE VIVENCIOU TODOS OS EPISÓDIOS NARRADOS, FOI TESTEMUNHA OCULAR DIRETA E PARTICIPOU DE TUDO O QUE LÁ ESTÁ REPORTADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é também meu conselho ao Sr. Demétrio Carta: leia o livro antes de dar chilique! Por que todo esse destampatório diante de um agradecimento do autor? Estaria ele com medo de perder os vultosos anúncios do governo petista em sua revistinha?

      Excluir
  2. “Caro Roberto, devido ao bom e revelador livro do Tuminha, lembrei-me daquele Roda Viva com o grande Cabo Anselmo, onde vários entrevistadores comandados pelo Conti, tentaram esculachar o Cabo Anselmo que calmamente retrucou a todos, e Quando o cabo Anselmo falava do Foro de São Paulo, Cuba e sindicalistas,os entrevistadores o interrompiam com ofensas e injurias, para mim o cabo Anselmo colocou todos no bolso, uma vergonha para o Conti e asseclas. Mas neste assunto do Lula_X9 (nesta época não sei se ele já contava com o dedinho do sindicato). Vejam que oportuno o nine finger. Teve um momento que estes entrevistadores ao chamaram o cabo Anselmo de cachorro, dedo-duro e parceiro do Fleury, este retrucou dizendo que o Tuma era o verdadeiro chefe do DOPS e que tinha como principal informante um CERTO SINDICALISTA sem citar o nome, pediu ao Conti para investigar dentro dos sindicatos, elementos que prestavam relevantes serviços a ditadura, o Conti ficou vermelho, mudou de assunto na hora, e logo em seguida encerrou o programa. Parece-me que esta historia do "BARBA" já é conhecida e abafada por alguns jornalistas/repórteres?”.

    ResponderExcluir
  3. MINO CARTA CONTINUA A ASSOMBRAR O JORNALISMO MOSTRANDO COMO É QUE SE FAZ UMA REVISTINHA DE TEXTOS CHIFRINS, A “CARTA CAPITAL”, GENEROSAMENTE BANCADA POR PATROCÍNIO DE ESTATAIS PETISTAS. AGORA ENTENDO, PORQUE TANTOS VAGABUNDOS, ALGUNS DISFARÇADOS DE JORNALISTAS, E CONGÊNERES NO FEMININO LEEM ESSA CARTILHA CHAPA BRANCA QUE MUITOS CHAMAM DE REVISTA SEMANAL. PARA QUEM NÃO SABE, MINO CARTA É UM SOCIALISTA DE ELITE, UM COMUNISTA CAVIAR. FAZ DISCURSOS EM FAVOR DOS POBRES DURANTE O DIA E JANTA NOS RESTAURANTES DA MAIS ALTA BURGUESIA NO PERÍODO DA A NOITE, ALÉM DE MORAR DE FRENTE PRO MAR EM IPANEMA NO RIO DE JANEIRO. CARTA CAPITAL, OS BLOGS DE LUÍS NASSIF E PAULO HENRIQUE AMORIM, SEMPRE SE OCUPARAM EM DUAS COISAS: EM DENUNCIAR FALCATRUAS E EM PRATICÁ-LAS. NO TOCANTE A VIVEREM DE JOELHOS E COMEREM NA GAMELA DOS PETRALHAS, ESSA GENTE, SÓ QUER JUSTIFICAR O SOLDO QUE RECEBEM, SABENDO QUE SÃO INÚTEIS E INCOMPETENTES. MAS PRECISAM LATIR PARA MOSTRAR A QUEM LHES PAGA QUE SÃO ESFORÇADOS!!! FAZENDO UM MINUCIOSO LEVANTAMENTO E ATRAVÉS DA PESQUISA QUE EFETUEI, MOSTRO AQUI, UM PEQUENO RESUMO, QUANDO CONSTATEI QUE: NÃO É DE ESTRANHAR A OBSESSÃO DE UM TAL DE NASSIF, PAULO HENRIQUE OU O CADUCO MINO CARTA EM ATACAR A REVISTA VEJA E SEUS JORNALISTAS. COMO DIZEM OS BONS BLOGUEIROS E JORNALISTA QUE FREQUENTAM AS COLUNAS DE JORNAIS E REVISTAS DE TODO O BRASIL, ESSES TRÊS, VIVEM MAL A FASE DESCENDENTE DE SUAS RESPECTIVAS CARREIRAS — AFINAL, UM JÁ FOI DA FOLHA, OUTRO, DA TV GLOBO, E O TERCEIRO, DA VEJA. PARA A SUA PATOTA, FINGEM QUE FORAM DEFENESTRADOS POR CAUSA DE SUAS QUALIDADES, NÃO DE SEUS DEFEITOS. NO ÍNTIMO, SE NÃO FOREM IDIOTAS, VIVEM A AMARGURA DA PROGRESSIVA IRRELEVÂNCIA. MESMO NO MEIO JORNALÍSTICO, JÁ COMEÇAM A SER TRATADOS COMO PARTE DA FAUNA FOLCLÓRICA DA PROFISSÃO. A DECADÊNCIA LHES SUBIU À CABEÇA POR ISSO VIVEM PRATICANDO A BESTIALIDADE. OU SEJA, SÃO FOLHETINS DE PÁGINAS VIRADAS... ALÉM DE TREMENDOS PICARETAS, CLARO!!!


    P.S.: - A função do jornalista ou blogueiro é tornar público o que é do interesse público. Só que, Mino Carta “ESCREVE” com a camisa do PT ou então, com o broche na lapela...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais surpreendente é que tanto ele quanto Paulo Henrique Amorim, seu camaradinha, estão desancando o livro sem ter lido!!! PHA ficou nervoso porque pensa que Romeu Tuma Jr. está defendendo o Daniel Dantas, então saiu logo atirando por medo de perder a baita grana mensal que recebe do Demarco!!!!!

      Excluir
    2. Gente, por isto não gasto meu rico dinheirinho comprando, veja, isto é e cia ltda, pois nóis é paiaço mesmo, quem entra no poder é p/ ficar muiiito bem de $$$$$$$, ideologia política chama $$$$$ o resto é conversa pra boi dormi, como fala em Guaxupé,

      Excluir
  4. Uma unha de Mino Carta vale por todas as publicações da Abril incluindo o panfleto mentiroso que os cearense chama de "Espia" e Mino escreve muito bem ao contrário dos jornalistas raivosos e reacionários que espumam de ódio presidente Lula por sinal o melhor presidente da história do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor se chama Rui mas parece que não é Barbosa

      Excluir
  5. O explosivo livro de denúncia comprovada(com documentos anexos no livro), do Romeu Tuma Jr., é a lição para quem ainda não acredita no proverbio popular: "o diabo ajuda a fazer, mas depois manda a fatura".

    ResponderExcluir
  6. Está gravado e pode ser visto na web um vídeo de poucos minutos mostrando um começo de entrevista de Flávio Cavalcanti ao programa Abertura da TV Tupi em 1979. Na gravação de vídeo o Flávio disse que ele não era dedo duro mas sabia de gente barbada que se dizia sindicalista esquerdista mas era dedo duro e estava no DOPS entregando gente de bandeja. Curiosamente nesta semana o Romeu Tuma Filho, que é filho do famoso Tuma do Dops, disse em entrevista que Lula era informante de seu pai

    ResponderExcluir
  7. Esse Rui(16:41), não tem nada haver com o Barbosa. Deve pertencer a familia do Rui Asno

    ResponderExcluir
  8. PAULO CAMELO, COMENTA:

    CONSIDERAÇÕES:

    1 - Na minha época do Movimento Estudantil, onde exerci de 1977 a 1979, a função de Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia (abrigava todas as Engenharias mais Geologia e Química) da UFPE, todos os líderes estudantis mais exaltados eram suspeitos de envolvimento com os Serviços Secretos e de Repressão da Ditadura Militar;

    2 - Não sei lhe dizer se o ex-presidente Lula era informante do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), mas que ele deve ter recebido uma boa cantada, isso não estar descartado;

    3 - Diante dessa denúncia, por sinal muito grave, cabe o depoimento do ex-presidente Lula, na Comissão da Verdade;

    4 - Já a presidente Dilma, Zé Dirceu, Luiz Travassos, Vlademir Palmeira e Genoíno, não há indício de envolvimento com os Serviços Secretos;

    5 - Naquela época era comum termos agentes secretos infiltrados no Movimento Estudantil, a exemplo do Cabo Anselmo;

    6 - Quem não participou na linha de frente do Movimento Estudantil, na época da Ditadura Militar, certamente acha esse tipo de denúncia coisa de "ficção", de "raiva", de preconceito, mas que não é. Afinal Lula era um líder sindical emergente, passível de ser conquistado. Hoje, existem, no meu modo de entender, vários líderes populares que têm todas as características de serem "Dedo-duro";

    7 - Aqui em Garanhuns, você perde de vista, a quantidade de pessoas que gravam conversa no meio político. Filmam também. O Importado de Lajedo, o Antônio João Dourado, foi vítima de "espionagem", a qual serviu de exploração nas Eleições de 2012 para Prefeito do Garanhuns.

    TENHO DITO.

    ResponderExcluir
  9. Tenho tantas coisas boas pra ler, que não perderia, jamais, meu tempo, lendo um panfleto mentiroso de um impostor. - De um impostor que NÃO tem nenhuma boa história pessoal. - E com esse traste teria história séria pra contar?? /.

    ResponderExcluir
  10. Mino Carta é um intelectual altamente preparado enquanto alguns comentaristas desse blog são idiotas de pai e mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO com o HERMAN e com o Rui. - A maioria dos comentaristas aqui, apenas externam seus ódios contra o PT. Todos nós sabemos que não há virgens na zona do PT. Assim como não tem na dos outros partidos. - Destilar todo ódio em cima do PT é querer tapar o sol com uma peneira furada. - A corrupção campeia de Norte a Sul do Brasil. - Nos meios políticos e empresariais. O povo, na sua imensa maioria, quer levar vantagem em tudo. - Então, por que tanta hipocrisia? Tanta bestialidade!!!/.

      Excluir
  11. Para provar que o nosso povo é desonesto e sem-vergonha, vejam esta: - Conheço em Bom Conselho algumas famílias que são contra o PT e seus governos, até a medula. E são contra o Bolsa Família. - Têm filhos em colégios privados (particulares). - Mas, como são desonestos e sem-vergonha, recorrem ao Bolsa Família, desonestamente. - E, pasmem: RECEBEM o Bolsa Família. - São ou não são sem-vergonha e ladras essas pessoas?? - Pois, condenam tudo do Governo petista. Mas recebem os benefícios do Bolsa Família, desavergonhadamente./.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÃO FARINHA DO MESMO SACO DO PT TANTO QUEM RECEBI QUANTO QUEM DOA ESSE BENEFICIO ELEITORAL AS CUSTAS DE QUEM TRABALHA E PRODUZ NESTA NAÇÃO.

      Excluir
  12. O Romeu Tuma Jr esteve ou está envolvido com a Máfia ou não está ? Ser demitido do Governo por esta acusação e de acusado passar a ser acusador é mais uma tática de defesa, isto é, jogar no ataque para se fazer a defesa do acusado Tuma Jr. Tática de defesa. Nada mais que isso.

    ResponderExcluir