CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MINISTÉRIO DESMENTE EX-PREFEITO DE CAETÉS

A Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns e do Agreste Meridional, ACIAGAM, distribuiu agora à tarde cópia de um documento do Ministério do Turismo aprovando a prestação de contas da festa realizada em Caetés com repasse de verbas federais. O ofício vindo de Brasília na prática inocenta o deputado Izaías Régis das acusações que lhe foram feitas pelo ex-prefeito Sampainho. Este apontou desvio de verbas por parte do parlamentar. Além da cópia do documento do ministério, que não reproduzimos por estar praticamente ilegível, a Associação Comercial divulgou a seguinte nota:

ESCLARECIMENTO À IMPRENSA


1) A ACIAGAM desde o final de 2009 vem sendo acusada de desvio de dinheiro público, motivada pela denúncia do ex-prefeito da cidade de Caetés, José Luiz Sampaio, o “Sampainho” (PSB), de ter prestado contas ao Ministério do Turismo de eventos não realizados naquela região com o objetivo de atingir o deputado estadual Izaías Régis diante de uma campanha eleitoral que se aproxima.

2) Estamos anexando cópia do Ofício 620/2010/DGISE/MTur, datado de 08 de abril de 2010 informando que o Ministério do Turismo efetuou a reanálise da prestação de contas do Convênio nº CV – Mtur: 591/2008 objetivando “FESTA DE SÃO JOÃO DE CAETÉS/PE”, com total aprovação.

3) A ACIAGAM, por ter sido criada no ano de 2000 pelo então deputado estadual Izaías Régis (que não exercia nenhum mandato naquele período), cuja intenção era a de promover e realizar congressos, seminários, conferências, feiras, espetáculos artísticos, desportivos e culturais e outros eventos diretamente ou através de convênios, para o debate de assuntos de interesse de sócios ou da comunidade, para a cidade de Garanhuns e do Agreste Meridional, como reza o Estatuto social da Associação, o mesmo vem sendo atacado incansavelmente, pela imprensa de Recife e principalmente na sua área de atuação na cidade de Garanhuns e nas cidades do Agreste Meridional.

4) Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos promotora de eventos culturais, educacionais e esportivos que visa o desenvolvimento social da população, o próprio deputado estadual Izaías Régis – 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, informou a esta Associação que se não fosse impedido por exercer mandato parlamentar, com certeza estaria fazendo parte da diretoria com muita satisfação.

5) Informamos que toda verba que conseguimos através de eventos junto ao Ministério do Turismo, foram destinadas de forma séria e comprometida com a cultura. Durante todos os festivais sempre existiu um representante do Ministério do Turismo que registra tudo nos mínimos detalhes, portanto, não existe nenhuma festa fantasma e nem desvio de dinheiro público, conforme citações e acusações que vêm acontecendo.

6) A ACIAGAM através dos festivais e de outros eventos que acontecem em Garanhuns e em algumas cidades do Agreste Meridional, tem beneficiado toda a rede hoteleira (hotéis, pousadas, albergues, setor imobiliário, etc) com ocupação de 100% de sua capacidade. Também são beneficiados e lucram com esses eventos os bares, restaurantes, as casas de lanches, os salões de beleza, os taxistas, os supermercados, os mercadinhos, o comércio ambulante e/ou informal e a rede de lojas do comércio, entre outras infinidades de beneficiados com geração de empregos diretos e indiretos. Promove também o aquecimento das vendas durante os festivais através de campanhas promocionais como sorteio de carros e motos para quem compra nas lojas durante este período e para o turista que vem a Garanhuns assistir o evento promovido.


8)
A ACIAGAM tem o objetivo de tornar Garanhuns e os municípios do Agreste Meridional como pólos turísticos e no evento do São João, cujo intuito é resgatar as antigas tradicionais festas juninas. Em todos os municípios onde a festa foi realizada houve uma enorme satisfação dos habitantes que compareceram em massa. Os municípios que não estavam habilitados para receber os recursos de acordo com as exigências do Ministério do Turismo, não foram contemplados, gerando grande insatisfação.


9)
Por fim a ACIAGAM vem a público agradecer a oportunidade por todo o apoio que tem recebido de alguns órgãos de imprensa para os esclarecimentos diante de palavras infundadas dirigidas a esta instituição, respeitando todos os municípios do Agreste Meridional, cada cidadão, setores do comércio que são parceiros diretos para realizações de todos os eventos promovidos por esta Associação.


Garanhuns/PE, 18 de maio de 2010.


ACIAGAM-ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO DA INDÚSTRIA E AGROINDUSTRIAL DE GARANHUNS E AGRESTE MERIDIONAL


8 comentários:

  1. Na verdade o Sr. Deputado deveria prestar contas ao povo.Se o fizesse não estaria tendo que publicar este tipo de "aviso". Foram quase 2 milhões de reais "investidos" no forró do Agreste, será que todo este valor foi gasto no São João de Caetés? Se existisse transparência nos gastos e prestações de contas nos eventos da citada ENTIDADE, este tipo de "denúncia" não ocorreria.Na verdade, se estívessemos num país sério este tipo de ENTIDADE que utiliza-se de recursos Públicos para promoção pessoal, com certeza nem existiria.

    ResponderExcluir
  2. Queremos tambem o parecer do Ministerio Público e a cópia legível do parecer do Ministerio do Turismo. Queremos as cópias dos contratos das atrações contratadas pela ACIAGAM E OS RECIBOS E CARTAS DE EXCLUSIVIDADE dos artistas e bandas contratadas para ver se batem com a realidade. A questão do parecer favorável não isenta em sua totalidade a malversação de recursos públicos. Quanto a questão de que os eventos aconteceram isto ninguem questiona, mas, a forma como eles foram formatados. As investigações do escândalo da EMPETUR se deu em duas vertentes: 01 - Shows fantasmas e 02- Superfaturamentos de cachês. As investigações e os questionamentos dos eventos realizados pela ACIAGAM são: Superfaturamento de cachês e desvio de recursos federais. A não confirmação do uso LÍCITO dos recursos capatados paela ACIAGAM é o X do problema. O deputado para sair licitamente destas acusações deve por obrigação moral mostrar a sociedade de Garanhuns e região de agreste meridional, bem como ao Ministerio Público e Imprensa as cópias dos contratos das bandas contratadas por ele bem como as cópias de todas notas fiscais de serviços inerentes aos eventos para ver se bate com os preços reais e por fim se os recursos captados pagaram em sua totalidade essas despesas. Enquanto o nobre deputado não fizer isto, esta aprovação é uma mera aprovação politica. Até porque o MInisterio do Turismo é administrado pelo PTB partido do deputado. Garanhuns e Região sabe de cor que o mesmo detém grandes amizades com gente graúda dentro do Ministério do Turismo. É a tal história de vc investigar a vc mesmo. Quero ver o parecer do Ministerio Público e da Policia Federal. O resto é POLITICA. E ponto final.

    ResponderExcluir
  3. Queremos também o parecer do Ministério Público e a cópia legível do parecer do Ministério do Turismo. Queremos as cópias dos contratos das atrações contratadas pela ACIAGAM e os RECIBOS E CARTAS DE EXCLUSIVIDADE dos artistas e bandas contratadas para ver se batem com a realidade. A questão do parecer favorável não isenta em sua totalidade a malversação de recursos públicos. Quanto a questão de que os eventos aconteceram isto ninguem questiona, mas, a forma como eles foram formatados. As investigações do escândalo da EMPETUR se deu em duas vertentes: 01 - Shows fantasmas e 02- Superfaturamentos de cachês. As investigações e os questionamentos dos eventos realizados pela ACIAGAM são: Superfaturamento de cachês e desvio de recursos federais. A não confirmação do uso LÍCITO dos recursos captados pela ACIAGAM é o X do problema. O deputado para sair licitamente destas acusações deve por obrigação moral mostrar a sociedade de Garanhuns e região do Agreste Meridional, bem como ao Ministério Público e Imprensa as cópias dos contratos das bandas contratadas por ele, bem como as cópias de todas notas fiscais de serviços inerentes aos eventos para ver se batem com os preços reais, e por fim, se os recursos captados pagaram em sua totalidade essas despesas. Enquanto o nobre deputado não fizer isto, esta aprovação é uma mera aprovação POLÍTICA . Até porque o Ministério do Turismo é administrado pelo PTB partido do deputado. Garanhuns e região sabe de cor que o mesmo detém grandes amizades com gente graúda dentro do Ministério do Turismo. É a tal história de vc investigar a vc mesmo. Quero ver o parecer do Ministério Público e da Policia Federal. O resto é POLITICA. E ponto final.

    ResponderExcluir
  4. É muito cara de pau esse deputado , esse relatório foi feito pelo ministério do turismo que é do PTB , SERÁ QUE ESSE MINISTÉRIO VAI DEIXA OS COMPANHEIRO COMO DEPUTADO IZAIAS E armando manteiro em maus lençoes . EU QUERO VER TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ESSE SIM VAI DÁR O QUER FALAR ATÉ LÁ

    ResponderExcluir
  5. É preciso que haja uma investigação, pra ver quem realmente está falando a verdade.
    Se o ex-prefeito denunciou a não realização da festa, onde ele estava que o evento aconteceu e ele não viu?
    Se o ex-prefeito está mentindo, caberia uma representação contra ele, por calúnia e difamação. Porque a ACIAGAM não faz?

    ResponderExcluir
  6. Esta briga entre o ex-prefeito Sampainho e o dep.Izaías Régis vai perdurar por todo o período da campanha política. O interesse do ex-prefeito de Caetés não é exclarecer o desvio ou não de verba da ACIAGAM, pois pra ele tanto faz, e sim tentar desistabilizar a campanha do deputado a reeleição e fortalecer o nome do seu pai Zé da Luz que tambem busca uma cadeira de deputado estadual. Apesar de encabeçar o cordão dos 'SIM aos candidatos da terra e NÂO aos forasteiros' estou vendo se redesenhar o quadro político da época que Garanhuns tinha quatro deputados, dois estaduais e dois federais, brigando em favor do atrazo de Garanhuns. Caso Izaías e Zé da Luz se elejam, pelo quadro que se desenha, quem vai perder é Garanhuns.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Promotor de Eventos Ezaías, eu que o parecer tecnico do Ministério Publico Federal.

    E não reanálise de Ministério do Turismo que está na mão do PTB, seu partido, diga de passagem.

    ResponderExcluir
  8. Queremos as cópias dos contratos, das cartas de exclusividades, das cotações de preços dos cachês artísticos para ver se batem com os preços reais. Queremos as cópias de pagamentos dos tributos recolhidos pela emissão das notas fiscais emitidas por quem recebeu a grana dos eventos realizados pela ACIAGAM. Queremos depoimentos dos artistas contratados para ver se os cachês que os mesmos receberam batem com os da prestação de contas da ACIAGAM para o Min. do Turismo. Queremos cópias das OMB (Ordem dos Musicos do Brasil) de todas as bandas contratadas ppela ACIAGAM para os Festejos Juninos do Agreste. Queremos especificações técinicas dos palcos, camarotes,serviços de sonorização e iluminação bem como o depopimento dos donos destas empresas para ver se batem com a realidade. Queremos as cópias dos contratos com as rádios,tvs,outdoors,gráficas.
    Queremos cópias das notas fiscais de serviços de Hospedagens e alimentação dos artistas.
    Queremos cópias de contratos com empresas de seguranças,telões,pessoal de apoio e coordenação do evento... Enfim, queremos que todos os serviços que consumiram o dinheiro dos nossos impostos sejam prestados contas de uma forma TRANSPARENTE E RESPONSÁVEL ao Min. Público e Policioa Federal. Só a ssim esse corvos e urubus dos recursos públicos terão vergonha na cara. Quem não dever que não tema!

    ResponderExcluir