PREFEITURA DE GARANHUNS INJETA 73 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA LOCAL


A Prefeitura de Garanhuns pagou na última quarta-feira (10) a segunda parcela do 13º salário.

Os aposentados e pensionistas receberam o vencimento extra no dia 28 de novembro.

O 13º somado aos salários de novembro e dezembro,  representa uma injeção na economia do município em torno de  R$ 73 milhões.

Esse montante reforça o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público e contribui diretamente para o aquecimento do comércio local neste fim de ano.

Todos os compromissos do final de ano do Governo Municipal foram cumpridos.

Servidores da administração direta, das autarquias, aposentados, pensionistas, comissionados e contratados receberam em dia os salários de novembro e dezembro.

Os funcionários e os comissionados já receberam as duas parcelas do 13º salário.

SÃO JOÃO TEM MAIS ÁGUA POTÁVEL COM ÁGUA NA VÁRZEA DA PEDRA

A população da zona rural do município de São João ganhou um importante reforço no abastecimento de água. 

Acaba de ser instalado o 14º poço artesiano do projeto, desta vez na comunidade da Várzea da Pedra. 

A nova perfuração vai garantir água de qualidade na torneira de aproximadamente 100 famílias, beneficiando diretamente mais de 500 pessoas com acesso a um recurso fundamental para as necessidades do dia a dia.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, liderado pela governadora Raquel Lyra, e a Prefeitura de São João. 

O prefeito Wilson Lima destacou a importância da ação para melhorar a vida no campo, afirmando: "Levar água de qualidade para o povo da zona rural é uma prioridade e um dever. É garantir dignidade, saúde e desenvolvimento para nossas comunidades."

Com essa nova entrega, reforça-se o compromisso de seguir avançando na missão de universalizar o acesso à água potável. 

Ainda há muito a ser feito, mas cada poço inaugurado representa um passo concreto na direção de uma vida com mais qualidade e oportunidades para todos os moradores do interior.

O trabalho continua, com foco na expansão dos benefícios para ainda mais famílias que aguardam por esse direito essencial.

PADRE ALDO MARIANO COMPLETA 32 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL


Padre Aldo Mariano, diretor do Colégio Diocesano e Vigário Geral da Diocese de Garanhuns, comemora, nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, 32 nos de ordenação sacerdotal.

Por onde passou, o Padre Aldo fez amigos e cumpriu sua missão de pregar a palavra de Deus.

Passou pela paróquias do Bom Jesus dos Pobres Aflitos,  em São Bento do Una;  Catedral de Santo Antônio,  em Garanhuns;  São João Batista,  em Garuva (SC), Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba e São Sebastião em Garanhuns. 

Antes da chegada do bispo Dom Agnaldo Temóteo, Aldo Mariano foi administrador da Diocese de Garanhuns.

José Aldo Mariano nasceu no povoado de São Pedro do Cordeiro, município da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco. Está com 61 anos.

ALEXANDRE DE MORAES DÁ UM XEQUE-MATE EM HUGO MOTTA


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu uma espécie de xeque-mate no presidente da Câmara, Hugo Motta, ao anular a decisão dos deputados que votaram para salvar o mandato de Carla Zambelli.

Juristas respeitados, antes mesmo da decisão do ministro previram que o Supremo poderia derrubar a votação dos parlamentares.

Agora a interpretação dos deputados, tanto governistas quanto do Centrão, é que Motta não tem saída. Terá de cumprir as determinações de Alexandre de Moraes.

São três os poderes da República do Brasil: O Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

O presidente da Câmara passou por cima de uma decisão do STF e todos sabem que decisão judicial deve ser cumprida

Moraes é criticado pela oposição, é acusado de ditador, mas na verdade age sempre respaldado nas leis do país.

É muito diferente de Sérgio Moro, que quando era juiz praticou diversos tipos de ilegalidade.

Dificilmente veremos, mas na frente, decisões de Alexandre sendo anuladas.

Até mesmo as contestações que surgem são frágeis, pois o ministro não deixa brechas para que apontem erros em suas sentenças.

Embora não tenha sido eleito para o cargo de ministro, como são os deputados, Alexandre de Moraes conta com forte apoio popular.

A defesa de parlamentares bandidos e foragidos, como vem sendo feita por Hugo Motta e pela Câmara, não contam com o respaldo da sociedade.

Ministro do STF, além de respaldado na Lei, na Constituição, conta com a simpatia da população e isso certamente será comprovado no próximo domingo, nas manifestações de rua.

RAQUEL USA COR DA CAMPANHA NOS VEÍCULOS E CAUSA POLÊMICA


As viaturas que foram entregues pela governadora Raquel Lyra (PSD) aos prefeitos, esta semana, substituem o azul característico da bandeira de Pernambuco pela cor roxa.

O fato foi registrado pelos principais veículos de comunicação de Pernambuco, como o site do Diario, Blog do Jamildo, Blog do Magno e Blog Cenário, dentre outros.

Deputados da oposição criticaram a descaraterização da bandeira.

Em nota, o governo explicou que a escolha “não possui qualquer relação com identidade partidária ou campanha eleitoral” e alega se tratar da “cor oficial do Dia Internacional da Mulher”.

A nota não convence. Claro que houve intenção de associar a pintura dos veículos com a cor usada por Raquel Lyra desde a campanha à prefeitura de Caruaru.

Na campanha para governador, em 2022, o roxo foi novamente usado, com mais ênfase ainda.

Os carros entregues por Raquel Lyra, foram destinados às secretarias das mulheres, nos municípios.

Objetivo, segundo a governante, é fortalecer o combate ao feminicídio e todo tipo de violência contra a mulher.

Mas a solenidade no Palácio, os vídeos e sobretudo a cor dos veículos,  com a mudança na bandeira, indicam uma preocupação maior com o marketing do que com o enfrentamento à violência.

Pernambuco fechou o mês de novembro com 82 feminicídios no ano. Um recorde. E ainda faltam os números de dezembro.

Não vão ser carros destacando o roxo que vão resolver o problema, que é grave.

PROFESSOR DIVULGA CARTA ABERTA À GOVERNADORA DE PERNAMBUCO

A técnica de enfermagem Priscila Carla Pimentel, de 32 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro na frente dos filhos.

O crime ocorreu na terça-feira à noite, em Cajueiro Seco, bairro de Jaboatão dos Guararapes.

Professor Daniel Alves, vizinho de Priscila, divulgou nas redes sociais uma Carta Aberta à governadora Raquel Lyra.

Hoje vivenciamos mais uma tragédia que poderia ter sido evitada. 

Minha vizinha Priscila, moradora de Cajueiro Seco, em Jaboatão, foi enterrada. Uma mulher trabalhadora, mãe de seis filhos, brutalmente assassinada com uma facada no pescoço, diante de dois de seus filhos adolescentes.

Essa tragédia não aconteceu de repente. Ela vinha sendo anunciada. Sua irmã carregava nas mãos pelo menos seis Boletins de Ocorrência. 

Todas as vezes que o agressor se aproximava, Priscila ligava para o 190, mas a ajuda nunca chegava a tempo. 

O único apoio real vinha da própria família: mãe, irmã e filhos que faziam o que o Estado não fez.

Infelizmente, essa não é uma história isolada. A maioria das mulheres assassinadas em Pernambuco prestou queixas e possuía medidas protetivas. 

O sistema de proteção não está funcionando. Algo está profundamente errado nas delegacias, no atendimento às vítimas e na coordenação entre segurança pública e o Poder Judiciário.

É urgente revisar os protocolos de acolhimento e proteção às mulheres que buscam socorro. Hoje, muitas delas saem da delegacia com a sensação de que assinaram o próprio atestado de óbito, porque voltam para casa e, dias depois, são mortas.

Governadora, Pernambuco precisa dar uma resposta firme, humana e eficiente. Não podemos naturalizar números que representam vidas interrompidas, famílias destruídas e futuros roubados.

Coloco-me à disposição para contribuir com propostas e reflexões. 

Precisamos fortalecer políticas educativas, principalmente nas escolas, para que possamos formar homens responsáveis, que compreendam respeito, limites e convívio. 

A mudança também é cultural e precisa começar cedo.

Peço que o Governo do Estado trate essa pauta com a urgência e a sensibilidade que ela exige. Cada dia sem ação significa mais mulheres morrendo, mais filhos órfãos e mais comunidades devastadas.

Por justiça, por respeito e pela vida das mulheres pernambucanas, não podemos esperar mais.

O ENCONTRO ENTRE JERRY ADRIANI E MICHAEL JACKSON NO RIO DE JANEIRO


Em setembro de 1974 os Jackson Five fizeram uma turnê pelo Brasil. 

Na época o Jackson Five fazia muito sucesso no Brasil, várias canções eram incluídas em trilhas sonoras internacionais de telenovelas brasileiras.

Na mesma semana que o Jackson Five se apresentaria no Maracanãzinho, Jerry Adriani estava fazendo o 'Brazilian Follies', um musical com diversos artistas da cultura popular brasileira, dirigido por Caribé Rocha. 

No 'Programa do Jô em uma entrevista em 2011 Jerry relatou que encontrou o grupo subindo as escadarias do Hotel Nacional, os convidando para assistir ao seu espetáculo, Jerry teve que pagar os ingressos com parte de seu cachê, porque o diretor do show não liberou a entrada para os artistas estadunidenses. 

No dia seguinte, Jerry recebeu o grupo em seu camarim, inclusive Michael Jackson, o astro maior do grupo, então um adolescente de 16 anos.  Quando viram Jerry os garotos, relataram que gostaram do show, e de forma alegre e descontraída foram logo o chamando de 'Elvis'. 

Eles gostaram tanto do espetáculo, que assistiram ao musical uma segunda vez, desta vez comprando o ingresso. 

Na foto acima aparecem Jerry Adriani, os irmãos Michael Jackson (camisa listrada e calça preta) e Randy Jackson (o menino ao lado de Jerry) e os integrantes do grupo de samba 'Sambacanas'; Lothar (camisa escura) e Carlinhos (camisa branca).

Jerry participou Brazilian Follies, no Hotel Nacional por um ano e meio. Dali em diante sua carreira deslanchou, fazendo shows por todo o Brasil e em vários países.

*Fonte: A História Esquecida (Página do Facebook)

**Michael Jackson começou no grupo Jackson Five e depois fez carreira solo, se tornando um dos principais astros da música pop do mundo. Morreu em 2009.

**Jerry Adriani foi um dos grandes nomes da Jovem Guarda. O cantor brasileiro morreu em 2017.

SAI NOVA PESQUISA SOBRE A DISPUTA PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO


O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira uma nova pesquisa sobre a disputa pelo governo de Pernambuco, em 2026.

João Campos, prefeito do Recife, aparece em primeiro lugar na corrida pelo Palácio das Princesas.

O pré-candidato do PSB somou 55% das intenções de voto, contra 28% da governadora Raquel Lyra (PSD).

Eduardo Moura, do Partido Novo obteve 7%, e Ivan Moraes, do PSOL, 3%.

Instituto entrevistou 1.200 pessoas, entre os dias 9 e 10 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa foi testada também a rejeição de cada pré-candidato.

Raquel Lyra ficou com a maior rejeição: 46%. Ivan Moraes teve 29%, João Campos 28% e Eduardo Moura 23%.

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DOS MUNICÍPIOS DE CAETÉS E CAPOEIRAS TÊM RENDA MÉDIA ACIMA DE 700 REAIS POR MÊS


O programa Bolsa Família, do Governo Federal chegou esta semana a um total de 18,7 milhões de beneficiários.

Valor médio pago pelo programa está em torno de R$ 691,00.

Os municípios pernambucanos de Capoeiras e Caetés, que são vizinhos, estão dentre os que têm beneficiários com maior valor médio,  entre os que são atendidos pelo programa do governo.

Em Caetés o valor médio do Bolsa Família é de R$ 713,86, enquanto em Capoeiras é de R$ 707,95.

Essa pequena renda, garantida pelo governo as pessoas mais vulneráveis, permite a sobrevivência de milhões de pessoas.

O dinheiro que recebem é gasto sobretudo em comida.

Assim, o Bolsa Família fomenta a economia.

Padarias, farmácias e mercadinhos de bairro, feirantes e comércios pequenos em geral fazem mais negócios graças ao benefício pago a pessoas pobres.

GLAUBER BRAGA É SUSPENSO E ESCAPA DA CASSAÇÃO EM BRASÍLIA


O combativo deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio de Janeiro, teve o mandato suspenso por seis meses por decisão do plenário da Câmara.

Em 2024, Glauber reagiu a provocações de um militante do MBL e expulsou o rapaz aos pontapés.

Esse foi o pretexto para a tentativa de cassação do mandato do parlamentar.

Entre os deputados da linha progressista, prevalece a opinião que Arthur Lira (ex-presidente da Câmara) iniciou o processo de perda do mandato do deputado do Rio de Janeiro por ele ter feito denúncias sobre o orçamento secreto.

A suspensão do mandato foi comemorada como uma vitória, pois foi uma pena menor, que evitou a cassação.

CARLA ZAMBELLI CONTINUA DEPUTADA, MESMO PRESA NA ITÁLIA


A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, escapou da cassação na Câmara Federal.

Votação do processo de cassação foi na madrugada desta quinta-feira. Pela perda de mandato votaram 227 deputados. Outros 170 foram contrários.

Com eram necessários 257 votos e o quórum não foi atingido, Zambelli continuará deputada.

Condenada pelo STF a penas que chegam a 15 anos, a parlamentar paulista está presa, na Itália.

GOVERNO ENTREGA VEÍCULOS PARA FORTALECER LUTA NA DEFESA DAS MULHERES


A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta quarta-feira (10), 182 veículos destinados aos municípios que têm secretarias da mulher.

Objetivo do governo é fortalecer a luta e o trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Governo estadual investiu R$ 15,8 milhões na aquisição dos veículos.

Diversos municípios do Agreste Meridional receberam os veículos 0 km, caso de São João, Capoeiras e São Bento do Una.

SECRETÁRIO DE CALUMBI É PRESO POR AGREDIR A MULHER


No mesmo dia em que a governadora Raquel Lyra entregou veículos a representantes dos municípios, para fortalecer a luta contra a violência que atinge as mulheres, um secretário foi preso por agredir a esposa

Numeriano Luiz de Sá, de 64 anos, Secretário de Esportes e Lazer em Calumbi, foi detido no Recife.

Ele é sargento reformado da Polícia Militar e espancou a companheira com um bastão.

A mulher, de 45 anos, foi socorrida por vizinhos e levada a um hospital particular.

Numeriano foi candidato a vereador em 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD, mas não conseguiu se eleger. 

Calumbi é um pequeno município pernambucano, localizado na região de Serra Talhada, no Sertão do Estado.

CAPOEIRAS RECEBE DO GOVERNO VEÍCULO PARA A SECRETARIA DA MULHER


O prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado, está em Brasília, buscando recursos para o município.

Por isso numa solenidade nesta quarta-feira, no Palácio das Princesas, ele foi representado pelo vice-prefeito, Ciço Brabo.

Também estiveram no Recife os secretários de Governo, Clécio Farias, e da Mulher, Carla Rodrigues.

Ciço, os secretários e outros integrantes da equipe de Nêgo do Mercado, receberam da governadora Raquel Lyra um veículo 0 km, que vai fortalecer o trabalho da Secretaria da Mulher.

"Esse veículo vai as ações desenvolvidas,  garantindo mais estrutura, agilidade e cuidado no atendimento e no enfrentamento à violência contra a mulher", comentou o prefeito dos capoeirenses. 

MENDONÇA FILHO E FERNANDO RODOLFO VOTARAM A FAVOR DE BOLSONARO


O deputado Mendonça Filho, do União Brasil, votou a favor do projeto que reduz a pena do ex-presidente Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023.

Outro que foi pelo perdão aos golpistas foi Fernando Rodolfo, do PL, natural de Garanhuns.

A maioria dos parlamentares que seguiram a orientação de Hugo Motta e Paulinho da Força (relator do projeto) são simpáticos à reeleição da governadora Raquel Lyra.

Possivelmente o único dos pernambucanos que apoiou a proposta e pode ficar com João Campos é Fernando Coelho, irmão do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho.

Ossesio Silva (Republicanos), Pastor Eurico (PL), Waldemar Oliveira (Avante), André Ferreira (PL), Clarissa Tércio (PP), Coronel Meira (PL) e Eduardo da Fonte (PP), os outros deputados que apoiaram o tal projeto da dosimetria, dificilmente ficarão com o pré-candidato do PSB.