Li muito nesse período, principalmente romances de escritores nacionais, mas também alguns autores estrangeiros, como Dostoiévski, Camus, Zola, Hemingway e o português Eça de Queiroz.
Li praticamente toda a obra de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto e Érico Veríssimo.
Também alguma coisa de Lúcio Cardoso, Osman Lins, Gilvan Lemos, Guimarães Rosa e principalmente Clarice Lispector, que até hoje exerce influencia em meus contos.
Depois dos 60, tomei gosto por ler biografias. Cada escritor, observo, tem um jeito diferente de contar a vida de um personagem importante.
Fernando Morais é um dos melhores biógrafos do Brasil.
Outro biógrafo de mão cheia é Ruy Castro. A biografia que ele escreveu de Nelson Rodrigues está entre os melhores livros que já li.
Paulo César Araújo, baiano de Vitória da Conquista, ficou conhecido nacionalmente por contar em detalhes a vida de Roberto Carlos.
Só quem não gostou do livro foi o cantor famoso, que nem leu a obra e foi à justiça para tirar a biografia não autorizada de circulação.
"O Velho Graça", biografia de Graciliano Ramos escrita por Dênis de Moraes é uma obra de mestre. É livro para ler, reler e sair por aí, comentando.
No momento estou com duas biografias em mãos. "Belchior - Apenas Um Rapaz Latino-Americano", de Jotabê Medeiros e "Trocando em Miúdos, de Tom Cardoso.
Pelo que li até agora o segundo me parece mais bem escrito, mas vou terminar primeiro o livro sobre o cantor e compositor cearense.
Talvez por me identificar mais com a saga do retirante nordestino de voz anasalada, autor de frases geniais a exemplo de "como é perversa a juventude do meu coração, que só entende o que é cruel, o que é paixão".
Claro, admiro também a arte de Chico Buarque, autor de várias obras primas como A Banda, Construção, Geni e o Zepelim, Sinhá, Apesar de Você, Vai Passar, Cálice...
A internet tem de tudo. Nos informamos e aprendemos um pouco mais a cada dia fazendo bom uso da rede mundial de computadores.
Pelo Google você tem acesso a biografia de qualquer escritor, cantor, ator ou jogador de futebol famoso.
Mas uma boa biografia mesmo só é possível no velho livro físico, como esses dois que estou lendo agora.


Nenhum comentário:
Postar um comentário