CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO CONFIÁVEIS?


Sim é a resposta à indagação do título.

Naturalmente é preciso saber ler os números e ter consciência que elas (as pesquisas) são um retrato do momento em que foram feitas.

O resultado captado hoje já poderá ser diferente amanhã.

Em Garanhuns temos um bom exemplo de como as pesquisas retratam uma realidade agora, que pode mudar dentro de pouco tempo.

No ano de 2020 diferentes institutos divulgaram números favoráveis a Silvino Duarte, que tinha como principal adversário na disputa o socialista Sivaldo Albino.

O Instituto Opinião divulgou uma pesquisa, faltando em torno de 15 dias para a eleição, confirmando o amplo favoritismo do ex-prefeito.

Com diferença de um dia ou dois o Instituto Contexto foi a campo e captou o crescimento de Sivaldo, que estava a apenas dois pontos do então candidato governista.

Esse mesmo Instituto Opinião tem acertado mais do que errado. Este ano mesmo, no segundo turno da eleição de Olinda, acertou quando mostrou que a disputa estava acirradíssima.

Mirella Almeida ganhou por menos de 6 mil votos, numa cidade que tem 300 mil eleitores.

No sábado, 5 de outubro,  véspera da eleição em Garanhuns, divulgamos uma pesquisa do Instituto Contextto que deu a Sivaldo Albino Albino quase 67% das intenções de votos válidos.

Na urna o prefeito teve pouco mais de 71%, percentual bem próximo do divulgado na pesquisa. A pequena diferença pode ser explicada facilmente.

Uma parte dos indecisos foi para Sivaldo e outra para Izaías, de modo que os dois candidatos tiveram percentuais maiores em relação aos números da pesquisa.

Nesta segunda-feira foi divulgada a primeira pesquisa sobre a disputa para governador, em 2026.

João Campos (PSB) largou na frente, com uma vantagem de 60 pontos sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Os números são esses mesmo? Não estão exagerados?

Provavelmente estão corretos.

O prefeito do Recife é popular em todo o Estado, se reelegeu na capital com quase 80% dos votos, enquanto a governadora Raquel Lyra tem uma rejeição muito forte na maioria dos municípios.

Não significa que daqui a dois anos vai estar do mesmo jeito. Raquel pode reagir. Ou João, se administrar bem a vantagem,  e entrar na disputa,  pode chegar na reta final como favorito para vencer a batalha.

Nos últimos anos surgiram muitos institutos. Alguns não são confiáveis e vendem o resultado ao contratante, o que é lamentável.

Mas acredito que empresas como o Datafolha, IPEC, Ipespe, Quaest,  Contextto e Opinião sabem que a credibilidade é tudo no ramo em que atuam.

Assim, fazem o possível para evitar erros e divulgam números que espelham a realidade.

Jarbas Vasconcelos, que se elegeu deputado estadual, federal, senador, prefeito do Recife três vezes e governador de Pernambuco em duas oportunidades, sempre defendeu que não se deve questionar pesquisas.

É uma posição sábia e ponderada. Muitos - políticos ou não - deviam atentar para a opinião desse cidadão, que, por motivos de saúde, está afastado da vida pública.

3 comentários:

  1. PAULO CAMELO: O TSE deve rever a lei eleitoral e inserir a Prestação de Contas dos agentes privados que fazem pesquisa eleitoral antes e durante o período eleitoral. No caso específico da pesquisa em tela a mesma cumpre o papel de desgatar politicamente a governadora Raquel Lyra. Convém lembrar que ambos os postulantes ao governo do estado, são de Direita. Alguma dúvida Moçada! Agora se o PT toma partido pelo Prefeito da Cidade de Recife é uma questão de "fórum íntimo".

    ResponderExcluir
  2. Estamos diante da propaganda maquiada de João Campos prefeito e a indiferença de Raquel Lyra, onde a população ainda se perde por um engano de um sorriso largo e uma candidata que tem poder e não sabe atuar em causa própria, enfim ,cada povo tem o que merece, ver o PSB reinando a fazer turismo com a mulher e toda família e agregados e nós pagando a conta,

    ResponderExcluir
  3. Quando em Lagoa do Ouro-PE houve a primeira pesquisa eleitoral que apontou o prefeito reeleito EDON LOPES CAVALCANTE com 72% e o Júnior Paulino com 27% o mesmo gravou um video nas redes sociais dizendo que as "PESQUISAS ELEITORAIS ERAM FALSAS E MENTIROSAS". Eu pelo WHATSAPP disse a ele que não deveria questionar as pesquisas eleitorais.

    Por que desde 1980 que eu acompanho as pesquisas eleitorais e que MIGUEL ARRAES DE ALENCAR,JARBAS DE ANDRADE DE ANDRADE VASCONCELOS E LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA NUNCA QUESTIONARAM AS PESQUISAS ELEITOIAS .

    Ele me questionou se não poderia questionar as pesquisas eleitorais .Eu disse a ele que poder pode ,mas não deve. Se achas que as pesquisas são falsas e mentirosas você deveria mandar fazer uma para você.Pois o ex-prefeito Marquidoves Vieira Marques fez pesquisas por 28 anos e nunca registrou nenhuma pelo TRE.

    NO final o prefeito reeleito Edson Lopes Cavalcante teve 60,70% com 5.564 votos e Júnior Paulino teve 39,90% ou seja 3.538 votos uma diferença de 1.927 votos.

    ResponderExcluir