Por Roberto Almeida
Na última quarta-feira, dia 10, o Chalé recebeu os colaboradores do Colégio Diocesano, bem como, vários parceiros e amigos, dentre eles: O Dr. Luiz Torrês (Presidente do Grupo Ferreira Torrês), Neilton Falcão (Secretário de Meio Ambiente de Garanhuns), representantes da Normallize Consultoria em Saúde e segurança do Trabalho, ex-alunos, entre outros.
Neste sábado, dia 12, o Diocesano completa 109 anos.
O Gigante da Praça da Bandeira, como era chamado antes da praça em frente ser rebatizada, com o nome de Monsenhor Adelmar, tem uma história e tanto.
Pelas salas do Colégio Diocesano de Garanhuns já passaram ex-governadores, jovens que depois se tornaram advogados, engenheiros, médicos, engenheiros e prefeitos de municípios da região e outras partes do país.
Os ex-prefeitos de Garanhuns Ivo Amaral, Luiz Carlos de Oliveira e Izaías Régis passaram pelas salas do Gigante da Praça Monsenhor Adelmar da Mota Valença.
Sivaldo Albino, atual prefeito do município, reeleito nos último dia 6 de outubro, também estudou no Diocesano.
Monsenhor Adelmar, que dirigiu o colégio por 44 anos, se tornou uma verdadeira lenda na cidade, no Nordeste e no Brasil, deixando um enorme legado para o estabelecimento de ensino e à educação.
Atualmente o Colégio Diocesano é dirigido pelo Padre José Aldo Mariano, excelente gestor, tendo provado isso nas paróquias pelas quais passou, como vigário geral do município e na qualidade de administrador diocesano, cargo que exerceu até a chegada de Dom Agnaldo Temóteo.
Tenho gratas lembranças do Diocesano, quando lá estudei na infância e adolescência.
A professora e escritora Luzinette Laporte é uma das personagens que nunca vou esquecer, dos meus tempos de aluno do Gigante da Praça da Bandeira.
Eduardo Almeida, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, em João Pessoa, com formação em direito pela UFPE, também foi aluno do tradicional educandário.
E três dos meus filhos estudaram no Colégio Diocesano: Tiago, que estudou direito e administração, servidor concursado da prefeitura de Garanhuns; Carolina, assistente social e Daniela, com formação em gastronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário