Os partido do campos progressista e de esquerda, como PT, PSB, PSOL, PC do B e parte do PDT elegeram menos prefeitos que os conservadores, no primeiro e segundo turnos das eleições de 2024.
Petistas avançaram um pouco, em relação a quatro anos atrás e elegeram pelo menos um prefeito de capital, Evandro Leitão, que venceu em Fortaleza.
No total o PT elegeu 252 prefeitos, a maioria em cidades importantes como Pelotas (RS), Juiz de Fora (MG), Camaçari (BA), Mauá (SP) e Contagem (MG).
Uma derrota frustrante foi a de Olinda, uma vez que Vinícius Castelo teve mais votos no primeiro turno e liderou a maioria das pesquisas no segundo turno.
No final, foi derrotado pelas máquinas estadual e municipal, à frente a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito Lupércio (PSD).
O campo progressista vai governar duas capitais do Nordeste: João Campos foi reeleito com folga no Recife e Evandro ganhou neste domingo em Fortaleza.
PSOL, PT e outros partidos progressistas sofreram derrotas em cidades importantes, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Natal.
Eduardo Paes, reeleito prefeito do Rio de Janeiro no primeiro turno, é filiado ao PSD, mas é aliado do presidente Lula que o apoiou na eleição deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário