CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JORNALISTA ANALISA AFASTAMENTO DE RAQUEL DA CAMPANHA DE IZAÍAS


Jornalista Larissa  Rodrigues assina neste sábado, no Blog do Magno, um artigo em que  assinala distanciamento da governadora Raquel Lyra da campanha de Izaías  Régis à prefeitura. Ela ainda especula que o afastamento poderia  ser estratégico, lembrando que há uma mágoa da população local, por conta da tentativa  de "esvaziar" o Festival de Inverno.

Eis o texto, na íntegra:

Líder do Governo Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) enfrenta uma campanha duríssima para prefeito em Garanhuns, no Agreste do Estado. A cidade, distante 230 quilômetros do Recife e com 97.588 eleitores, está sob comando do prefeito Sivaldo Albino (PSB), que busca a reeleição em um cenário favorável.

Aliado e entusiasta da gestão Raquel Lyra desde os tempos da campanha para o Governo do Estado, Izaías, que já governou Garanhuns por dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020), tem contado com pouco apoio da governadora, que só esteve no município, nesse período de campanha, duas vezes para atos ao lado do candidato. Uma delas, na convenção do PSDB que oficializou o nome de Régis, em 31 de julho. A outra, há quase um mês, no dia 23 de agosto em um evento no comitê de Izaías intitulado “Bate Papo 45”.

No Instagram, Izaías tem reforçado que conta com o apoio da governadora, mesmo com a ausência dela em sua campanha. No entanto, ainda que sempre cite Raquel Lyra nos vídeos, a distância da governadora da campanha de seu líder na Alepe chama atenção e deixa a dúvida se o afastamento é estratégico, já que a população local pode estar magoada com o fato de a governadora ter tentado esvaziar o tradicional Festival de Inverno (FIG) com o lançamento do Festival Pernambuco Meu País, realizado na mesma época do FIG.


A iniciativa ocorreu em meio às divergências entre Raquel Lyra e o prefeito Sivaldo Albino e pode ter prejudicado a imagem de Raquel Lyra em Garanhuns, o que acabaria respingando em Régis.

Outro detalhe é que essa relação Raquel/Izaías nem sempre esteve harmoniosa, mesmo o deputado sendo líder da bancada governista. Em abril deste ano, o parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um desabafo sobre a falta de prioridade do Estado com o Agreste Meridional e cobrar da governadora as promessas feitas durante a campanha da tucana, principalmente a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e melhorias na estrutura do Hospital Dom Moura.

Um comentário:

  1. PAULO CAMELO: A jornalista não deve fazer uma análise política sem conhecimento prévio da situação local quanto ao FIG. É preciso que a jornalista em tela saiba que no segundo semestre de 2023 foi aprovada na Câmara de Vereadores a Lei 5.112, a qual excluiu o governo do Estado de PE da organização do evento. Havia cerca de 17 milhões para o FIG versão 2024 e mesmo com a exclusão a governadora foi muito gentil ao permitir que o governo do estado fosse o maior patrocinador com 3 milhões de reais. Inclusive superior em 3 vezes o governo federal. Quanto ao apoio da governadora ao seu afilhado Zazá, é preciso considerar que o estado é imenso e a mesma tem seus afazeres administrativos e políticos, provocando uma divisão de tarefas para atender a todos os seus discípulos. OK, Moçada!

    ResponderExcluir