Prefeito de Afogados da Ingazeira duas vezes, presidente da Amupe por quatro mandatos, e exercendo o mandato na Assembleia Legislativa, Patriota era um líder reconhecido, fiel ao ideal de Miguel Arraes, Eduardo Campos e do Partido Socialista Brasileira.
Diversos políticos importantes se manifestaram sobre a perda, além de entidades como a Associação Municipalista de Pernambuco.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, divulgou a seguinte nota:
É com imensa pesar que recebemos a notícia da morte do deputado, grande líder sertanejo e amigo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai cena deixando um legado de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário