CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DOM AGNALDO TEMOTEO É EMPOSSADO COMO NOVO BISPO DE GARANHUNS


Aconteceu neste dia 06 de agosto de 2024, Festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, a posse canônica do 12° Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Agnaldo Temoteo da Silveira. 

A cerimônia canônica, deu-se início na Catedral Diocesana de Santo Antônio, onde o bispo eleito foi acolhido na porta da Catedral pelo então Administrador Diocesano, Pe José Aldo Mariano da Silva, pelo pároco e cura, Pe Josenildo Bizerra, pelo Colégio dos Consultores e por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Paulo Jackson N. de Sousa, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. 

Após a entrada solene, o bispo eleito com o arcebispo, após um momento breve de oração, diante do Santíssimo Sacramento, dirigiram-se para o presbitério, onde estavam  presentes o presidente do Regional Nordeste II, Dom Sales, Bispo Diocesano de Mossoró-RN, Dom Vasconcelos, Bispo Diocesano de Sobral e filho desta terra, entre outros bispos e arcebispos, provenientes desta província eclesiástica e outras. 

Dom Paulo Jackson N. de Sousa, deu início ao rito de posse, pedindo ao Chaceler da Cúria Diocesana de Garanhuns e o Pároco de Santa Teresa do Menino Jesus, Mons Alexandre de Melo C. Neto, para ler as letras Apostólicas, as quais o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeia Dom Agnaldo Temoteo da Silveira, bispo de Garanhuns. 

Em seguida, as letras Apistolicas, foram apresentadas ao Colégio dos Consultores e o Arcebispo que foi o predecessor do Dom Agnaldo, passa para ele o cajado pastoral (báculo), o qual ele carregou consigo por oito anos, enquanto esteve a frente desta diocese. 

Dom Agnaldo, recebe o báculo, e senta-se na cátedra, neste momento e com este geste, Garanhuns deixa de ser sede vacante e acolhe com muito amor, carinho e expectativas de proximidade, amizade e paternidade, seu novo pastor. 

Em seguida, algumas autoridades que se faziam presentes, fizeram o uso da palavra, o amigo e prefeito do Município, Sivaldo Albino, deu as boas vindas ao novo bispo, em seguida, a vice-governadora, dirigiu uma palavra de agradecimento a Dom Paulo Jackson e acolhe em nome da governadora, o novo bispo. 

Estavam presentes as triste e sete paróquias da diocese, todo o clero diocesano e religioso desta amada diocese que deu as boas vindas ao seu novo pastor, através de um abraço afetuoso. 

Contamos com padres que vieram da diocese de Sobral, leigos e leigas das paróquias onde o Dom Agnaldo trabalhou e a sua última paróquia como pároco, Nossa Senhora do Patrocínio. 

Após a conclusão da cerimônia na Catedral, todos se dirigiram para a Praça Mestre Dominguinhos, onde pela primeira vez, toda a diocese pode ouvir a voz do seu pastor que presidiu a Santa Eucaristia. 

Dom Agnaldo, mostra-se com o coração aberto para entrar na vida de seus diocesanos, frisou que quer ter uma relação de amizade e proximidade com o clero, que deseja conhecer cada um e assim dar continuidade a evangelização desta diocese que recentemente completou cento e seis anos de criação. 

Seu jeito simples, humilde, é cativante. O clero está bastante esperançoso com o seu pastoreio e com sua presença em meio a nós. 

Mostra-se conhecedor da nossa história e por diversas vezes, se colocou como um pastor que vem com o coração aberto para cuidar dos seus. 

Rezemos pelo início do pastoreio de Dom Agnaldo, rezemos por ele, o acolhamos com amor e o amemos já de agora como se fosse um de nós. A diocese de Sobral é Garanhuns, tem uma comunhão eclesial, pois nos deu o nosso primeiro bispo, proveniente dela, o Servo de Deus, Dom Francisco Expedito Lopes, a diocese de Garanhuns, ofereceu a Sobral, o seu atual bispo diocesano, Dom Luiz Gomes de Vasconcelos, que ordenou Dom Agnaldo bispo desta Igreja particular. 

Que tenhamos esta comunhão espiritual e que em breve, possamos ver Dom Francisco Expedito Lopes, nos altares. 

Mais uma vez, seja bem-vindo Dom Agnaldo, Garanhuns agora é a sua nova casa, toda a Diocese o acolhe de braços abertos e conte com a nossa amizade e oração fraterna. Deus e São José, padroeiro da nossa Diocese, o abençoe e lhe faça feliz. Unidos em oração e comunhão.

Padre José Evandro da Silva

Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Vigário Forâneo do Vicariato Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário