CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FREI CHICO, IRMÃO DO PRESIDENTE LULA, VISITA GARANHUNS

Zuza e Frei Chico na Estação Doçura

Por Roberto Almeida

EXCLUSIVO - Quem está visitando Garanhuns é José Ferreira Sobrinho, conhecido como Frei Chico, um dos irmãos mais velhos do presidente Luiz Inácio da Lula da Silva.

Ele está hospedado no Hotel Íbis, em Heliópolis e veio a cidade simplesmente para rever os parentes, que são muitos em Garanhuns e Caetés.

Tive uma conversa de 30 a 40 minutos com o irmão de Lula, na Estação Doçura da Avenida Santo Antônio.

Convidado para o encontro pelo ex-deputado federal Fernando Ferro, cheguei ao restaurante por volta do meio-dia.

Esperamos alguns minutos e logo Frei Chico chegou, na companhia do barbeiro Zuza, conhecido por praticamente todos em Garanhuns.

José Ferreira tem 81 anos, mas passa energia e jovialidade.

Revela estar inteirado dos problemas do país, de Pernambuco e de Garanhuns.

Na sua opinião o irmão está indo bem, em sua volta à presidência da República. "Ele tem muita consciência do papel dele no Brasil", disse o Frei.

Uma revelação do irmão mais velho do presidente pode surpreender alguns. "A cadeia ajudou muito ele", disparou.

Logicamente quis se referir ao fato de Lula ter lido muito quando estava preso em Curitiba. E aí pôde evoluir, refletir sobre tudo que aconteceu em sua vida e os problemas brasileiros.

José Ferreira da Silva acredita que o irmão foi preso injustamente, por conta de uma armação de um judiciário corrompido,  que contou com a cumplicidade da grande imprensa.

O líder petista está se saindo muito bem no seu terceiro governo, embora ainda tenha muitos obstáculos pela frente, é o pensamento de Frei Chico.

Ex-operário, torturado pela ditadura no Governo Geisel, José Ferreira defende que os personagens do Ministério Público e da Justiça, envolvidos na trama contra Dilma e Lula precisam ser punidos.

Também considera fundamental que personagens da extrema direita, que estiveram no poder, paguem pelos seus crimes. "E foram muitos", complementa.

GARANHUNS - Embora não venha tanto a Suíça Pernambucana, tendo saído da terra natal muito moço, Frei Chico, nesta visita percebeu uma evolução muito grande da cidade.

"Os restaurantes movimentados, os hotéis, o comércio em geral. É visível o desenvolvimento da cidade", registrou.

Na sua visão, porém, o município está a dever na saúde pública. O pernambucano, que reside há muitos anos em São Caetano, na Grande São Paulo, tem informações que o Hospital Regional é precário e a medicina privada dá as cartas no município.

Informado que a prefeitura vai construir um hospital municipal, ele comentou: "Não pode ficar nas mãos dos médicos. Tem de ter o controle público para servir à população".

José Ferreira esclareceu que optou por ficar no hotel para deixar todos à vontade, preferindo não perturbar a rotina dos parentes.

Quando terminamos a conversa, o entrevistado muito simples, até na maneira de vestir, chegamos para três funcionárias da Estação Doçura e perguntamos se elas sabiam quem era o cidadão, "aquele careca sentado ali".

Nenhuma delas tinha a mínima ideia. Revelei que se tratava de um irmão mais velho do presidente da República e as moças se mostraram surpresas.

Ao deixar o restaurante, não pude deixar de pensar. "Imagine se fosse um dos filhos do ex-presidente de passagem por Garanhuns. Nunca se hospedaria anonimamente no Hotel Íbis, visitaria como cidadão comum o restaurante do centro da cidade e perderia a oportunidade de fazer estardalhaço".

O irmão de Lula - líder político reconhecido mundialmente - andou pela Avenida Santo Antônio na companhia de um barbeiro, tomou café no estabelecimento do centro sem nenhuma pose ou ostentação, se portou o tempo todo como um cidadão comum.

Não é, mesmo que queira. O irmão do presidente do Brasil, que colocou o petista no caminho da política, faz parte da história, tanto quanto o caçula.

A diferença entre os dois é que um foi deputado e está na presidência da República pela terceira vez.

Mas os dois são filhos de Dona Lindu, aprenderam com a vida, criaram consciência de classe e sonham com um Brasil melhor e mais justo. 

Um comentário:

  1. Muito legal 👏👏, Garanhuns tem que atrair mesmo, esse tipo de liderança, para virem mais em nossa cidade, Garanhuns necessita de líderes para alavancar de vez a cidade, fiquei triste por saber que esse mês passado Garanhuns patinou de novo para trás, na geração de empregos, a cidade encolheu quase mole 800 empregos a menos, portanto a sociedade garanhuense tem que rever esse tipo de detalhes, como gerar empregos de verdade para GARANHUNS e sua gente, uma cidade com muita gente empregadas, será uma cidade forte no comércio em geral.

    ResponderExcluir