CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O FESTIVAL DE INVERNO É DE GARANHUNS E NINGUÉM VAI ROUBAR


Parece que a intenção do Governo do Estado é bombardear o Festival de Inverno de Garanhuns.

Depois de realizar o pior FIG da história, Raquel Lyra e seus comandados tentam atrapalhar o projeto do prefeito Sivaldo Albino de realizar em 2024 um evento à altura de suas tradições.

Isso fica claro nas declarações do Secretário de Turismo do Estado, Daniel Coelho, insinuando que a prefeitura pretende transformar o Festival numa espécie de Recifolia, que era uma micareta realizada na capital pernambucana.

O secretário ou é desinformado ou se faz. A prefeitura, que tomou pra si a responsabilidade de realizar o FIG no próximo ano já tem acertado 13 artistas de expressão nacional para se apresentar no principal palco do evento.

Nenhum deles tem perfil de cantor ou cantora de Micareta. A não ser que Daniel Coelho não saiba quem é João Bosco, Ana Carolina, Anavitória, Joanna, Biquíni Cavadão, Jota Quest, José Augusto e Zélia Ducan, já confirmados para o Festival em 2024.

PALHAÇO - Para completar a zorra um prefeito que já foi padre dá uma de palhaço: Josenildo Gomes propôs que o Festival de Inverno seja realizado em Gravatá, município que governa.

E o pior é que têm setores da oposição de Garanhuns torcendo por isso, já que temem a reeleição do prefeito Sivaldo Albino.

Na Câmara Municipal, o vereador Luizinho Roldão, presidente do Poder Legislativo, reagiu com indignação.

Em sessão realizada nesta quarta-feira, fez um discurso contundente, defendendo Garanhuns e o Festival de Inverno. Não poupou o secretário estadual, a governadora, muito menos o prefeito de Gravatá.

Segundo Luizinho, fechou recentemente um cabaré na Avenida Duque de Caxias, em Heliópolis. Pois bem, o vereador ofereceu o puteiro para padre Josenildo levar para sua cidade. Não considero baixaria. O prefeito fez por merecer essa oferta.

Abaixo publicamos, na íntegra, uma nota do Secretário de Turismo de Garanhuns, Matheus Martins, rebatendo o posicionamento de Daniel Coelho.

A NOTA - Causa-nos surpresa um secretário de estado criticar a iniciativa de um governo municipal que resolve gerir seu grande evento, um patrimônio cultural que em 31 edições, em 33 anos, fez-se palco maior das manifestações artísticas da região, de Pernambuco e do país. Sabemos o que significa o Festival de Inverno de Garanhuns em sua plenitude, e é justamente para não corrermos o risco de sermos tratados com incompetência e menosprezo, mais uma vez, como foi na edição deste ano, quando os resultados foram negativos em praticamente todos os segmentos, que estamos assumindo, sim, sua organização e realização, para que ele evolua, volte a se agigantar como o Maior Evento Multicultural do Brasil. E tudo isto faremos com planejamento, gestão e parcerias. Temos os recursos próprios, rejeitados pelo Governo do Estado, e temos também os projetos que serão enviados aos grandes financiadores da cultura no país, sejam órgãos públicos ou privados.

Caberia ao secretário saber que o São João de Caruaru tem patrocinadores, pois foi deputado representante daquele município durante o Governo Raquel Lyra, e deveria saber também que além dos patrocínios, tem comercialização de camarotes e outros espaços, os dias e a programação aumentaram com diversos outros ritmos, como sertanejo, eletrônica, axé, etc, e o secretário nunca fez menção de crítica. No cargo que ocupa, deveria saber que os carnavais de Olinda e Recife, também têm investimento privado na forma de patrocínios, assim como os grandes eventos em Petrolina e Arcoverde. Será assim, tratando o FIG de forma planejada, profissional, com recursos e parcerias, que vamos fazer, sim, a maior edição da história, em 2024, com participação de todos, inclusive do Governo do Estado, pois esperamos o chamado para as parcerias que busquem a altivez da cultura pernambucana e o incentivo ao turismo.

O FIG 2024 acontecerá de 11 a 28 de julho, com três finais de semana, e grandes atrações nacionais que já foram divulgadas, nenhuma delas com passagem no Recifolia, como o secretário buscou ironizar, mas bem que poderiam se fossem chamadas à época, pois estão nos maiores palcos da Música Popular Brasileira. As atrações locais e regionais, como a Secretaria de Cultura e a Fundarpe sabem, sairão das convocatórias que abriremos para a participação dos artistas e grupos culturais de Pernambuco.

Aproveitamos para registrar a forma pejorativa com a qual o secretário do governo estadual se referiu ao antigo Recifolia, que durante muitos anos foi uma referência para a capital pernambucana, inclusive para a formação da cena cultural pernambucana, com nossos grandes nomes tocando em cima dos trios, e atraindo milhares de pessoas. Marrom Brasileiro, Almir Rouche, André Rio e Alceu Valença passaram pelo Recifolia. Mas reafirmamos, secretário, o Festival de Inverno de Garanhuns não será o Recifolia, no seu posto e responsabilidade, não é salutar fazer estas comparações sem sentido e que buscam somente jogar a opinião pública contra aqueles que querem, de fato, o soerguimento do FIG, que sofreu um revés este ano sob o comando do atual Governo do Estado.

Se defende o Turismo realmente, faça a comparação entre as edições de 2022 e 2023, os resultados são tão distintos que não há como defender a continuidade da gestão dos que fizeram a edição deste ano, pois penalizou todos que trabalham no evento. Nosso turismo vai dar os resultados que esperamos no FIG 2024, em sua 32ª edição, e a participação do Governo do Estado apoiando nossa iniciativa é esperada, ao invés de buscar atacar a gestão municipal.

Matheus Martins - Secretário de Turismo de Garanhuns

2 comentários:

  1. Senhor Roberto Almeida, obrigado pelo espaço que nós dá aqui no seu excelente blog informativo, e aqui nós podemos falar o que sentimos, pois bato mesa tecla várias vezes aqui, sobre os políticos de Garanhuns ( vereadores ) tomarem um a posição sobre o desenvolvimento da cidade, e também toda a sociedade garanhuense, pois isso é muito desaforo por parte de políticos da capital e do interior de Pernambuco contra Garanhuns, pois o festival é de Garanhuns, desde que eu nasci e bem antes dos meus pais e avós terem nascidos também, Garanhuns já era famoso no nordeste por fazer FRIO, más foi Garanhuns inventar o festival de inverno e dar certo, ai explodiu , outras cidades de Pernambuco e até de fora de Pernambuco afirmando que faz frio em suas terras e tentando levar proveito do festival genuinamente garanhuense, é triste e revoltante, agente vê isso, e ai quase todos os festivais não só do frio, más todas às festas feita pela prefeitura de Garanhuns, às cidades vizinhas boicotam Garanhuns, fazendo FESTAS nos mesmos dias para os municipes dessas cidades não virem gastar em Garanhuns, ai Garanhuns inventa o Natal luz, nenhuma cidade enfeitavam suas praças nessa época, aí Garanhuns começou a se destacar, e logo às cidades vizinhas e até capitais como Recife, Maceió e outras tantas , também começaram a investir, enfeitando suas cidades, também tudo para os municipes dessas cidades e capitais também não virem gastar aqui em Garanhuns, e o que eu quero dizer, que os políticos de Garanhuns tem que acordar, por que a guerra contra Garanhuns é desigual, os políticos e a sociedade garanhuense tem que arregaçar às mangas e irem a luta , Garanhuns tem que repensar o desenvolvimento, pois está provado que só com o turismo Garanhuns vai COLAPSAR em breve , magazines como Ferreira Costa e outras mais, em breve vão fechar as portas, pois a cidade está manca só com o turismo, é muita concorrência e os políticos de Garanhuns não fazer nada para conter isso, eles não destravam a cidade, não absorvem os turistas ENDINHEIRADOS para morarem e investirem no ramo comercial que quiserem, eles não se movem para trazerem EMPRESAS e INDÚSTRIAS para se instalarem em Garanhuns, eles deixam e EXPULSAM às empresas e até os turistas para outras cidades, afinal de contas o que querem fazer com GARANHUNS? Acordem sociedade garanhuense, acordem para essa tragédia, os políticos das outras cidades defendem às cidades deles como se estivessem numa guerra, e os nossos só se trancam na câmara para aprovarem construção de pracinhas, isso é demais, Garanhuns tem gente, tem jovens e Garanhuns tem que gerar empregos para os jovens e para o povo em geral, e não deixar o povo garanhuense viver só fazendo bicos e ainda disputando com ostras pessoas de outras cidades, isso é terrível, muito obrigado pelo desabafo senhor Roberto Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Eu DUVIDEODÓ que essa governadorazinha de um mandato só tenha um par de peito para mandar ou transferir o Festival de Inverno para a cidade de Gravatá. Eu pago pra ver e ainda dou troco, como também faço questão de assinar o recibo... DUVIDEODÓ!!!

    ResponderExcluir