TRE CONDENA CISNEIROS EM AÇÃO MOVIDA PELO EX-VEREADOR ZAQUEU LINS


Chegou ao conhecimento público, nesta quarta-feira, que o blogueiro Kleber Cisneiros foi condenado em ação movida contra ele pelo ex-vereador Zaqueu Lins, que disputou a prefeitura de Garanhuns em 2020.

Sentindo-se atingido em sua honra, Zaqueu recorreu a justiça, denunciando que o produtor de mídia digital divulgou "fatos inverídicos e difamatórios,  com fins eleitorais".

O ex-vereador levou o caso ao Ministério Público, a ação chegou ao Tribunal Regional Eleitoral, que entendeu, através dos seus desembargadores, ter o blogueiro cometido um crime contra a honra do político.

Eis um trecho da sentença, assinada pela Dra. Zélia Maria Pereira de Melo, juíza da 56ª Zona Eleitoral:

"Compulsando os autos, constato inequívoca a fala do Sr. Geraldo Kleber Cisneiros de Albuquerque, proferida em live veiculada no "blog do Cisneiros" em 01/11/2020, no sentido de atribuir ao Sr. Zaqueu Naun Lins, suposta venda de sua candidatura no pleito de 2020, com recebimento de valores, como consta em gravação de vídeos (Id. 92671515, 92671510), cujo teor segue:

"Zaqueu não é candidato... Zaqueu é o azulzinho do azulzão... Diga aê Major, e Zaqueu, é porque eu não posso falar de forma mais.. mais... como é que eu digo... contundente... porque, mas o que eu posso falar aqui a vocês, é o seguinte que Zaqueu ... A justiça nos impediu de dizer, eu não posso dizer, desobedecer à justiça, que nos impediu de dizer que Zaqueu se vendeu pelo (sic) um valor x, então eu não posso falar isso porque a justiça não deixa... Eu não posso dizer que Zaqueu já recebeu uma parcela de cem mil; como também não posso dizer que Zaqueu járecebeu outra parcela de cinquenta mil no dia de ontem e nem posso falar que Zaqueu vai receber mais três parcelas de cem mil, totalizando quatrocentos e cinquenta mil".

"Constata-se, claramente, que os denunciados não tiveram nenhum cuidado em averiguar a veracidade das informações que foram divulgadas e assacadas contra a vítima, demonstrando falta de prudência e responsabilidade na condução de um programa de grande audiência, divulgado em rede social, e, ainda, colocando em xeque a segurança, a igualdade de oportunidade, e a ordem pública que uma campanha eleitoral deve ter". 

O militar Geraldo Lucena, que participou da live, foi inocentado. Os juízes entenderam que ele não se pronunciou, não ofendeu Zaqueu em nenhum momento, como fez o infrator.

Com base nos artigos 43, I, 44 e 45, §1º, do Código Penal, Cisneiros foi condenado a quatro meses de prisão. A juíza, porém,  converteu a pena em prestação pecuniária no valor de cinco salários mínimos.

Não é a primeira vez que o blogueiro garanhuense é condenado. Em 2021 ele foi punido duas vezes, uma delas pelo Tribunal de Justiça, por conta de ataques ao prefeito do município, Sivaldo Albino e aos seus familiares.

O blog tem conhecimento de que tramitam outras ações na justiça contra Cisneiros. Uma delas envolve uma jornalista e a outra um professor, irmão de um comunicador conhecido na cidade.

Curioso é que Zaqueu Lins hoje é aliado do deputado Izaías Régis. O ex-prefeito de Garanhuns, que foi ferozmente atacado por Cisneiros, no passado, hoje tem postura de aliado do blogueiro,  punido mais de uma vez por atos considerados pela justiça como "irresponsáveis, difamatórios e caluniosos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário