PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

QUEREM ACABAR COM O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS?


Edmar Lyra, jornalista da capital, postou a foto acima e publicou hoje esta notícia, que deve deixar o garanhuense com a "pulga atrás da orelha": 

O deputado estadual Abimael Santos, vice-presidente da comissão de desenvolvimento econômico e turismo da Alepe, esteve em uma reunião com o secretário de turismo do Estado de Pernambuco, Daniel Coelho. Na oportunidade, trouxe em primeira mão a informação de que o festival de inverno que já acontece em Garanhuns será ampliado para outros municípios, tornando-se no Festival de Inverno de Pernambuco, esta decisão de expandir o festival veio da governadora Raquel.

Pelo que entendi querem expandir o Festival. Ou dividir, pulverizar.

Pela nota do Edmar nem Festival de Inverno de Garanhuns será mais e sim Festival de Inverno de Pernambuco.

Algumas pessoas da cidade já se manifestam pelas redes sociais, com preocupação.

O FIG em 2022 viveu a 30ª edição, que foi histórica. Um evento ampliado de 9 para 17 dias, com atrações para todos os gostos.

Este Festival, criado por Ivo Amaral, com o apoio do governador Joaquim Francisco, cresceu ao longo de três décadas graças a Arraes, Jarbas, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Raquel Lyra, que venceu a eleição em Garanhuns por larga diferença, talvez mal assessorada,  é o primeiro governante estadual a fazer uma tentativa de mexer no que está certo.

Lembro que no Governo de Jarbas ainda se criou um tal de Circuito do Frio, com pretensões de fazer festivais menores em cidades como Triunfo, Pesqueira e Gravatá.

O garanhuense, na época, não gostou e fez questão de deixar isso muito claro. O tal circuito fracassou, o projeto foi abandonado sem alardes e ninguém sentiu falta.

Lógico que o FIG continuou forte.

Porque o Festival de Inverno de Garanhuns já é um patrimônio de Pernambuco. É um evento multicultural e plural como não se faz outro em nenhum lugar do país,

Nem São Paulo e Minas Gerais, que têm grandes festivais de música, fazem um evento tão grandioso quanto o FIG.

É um Festival de 30 anos, apoiado por todos os prefeitos de Garanhuns e governadores de Pernambuco de 1991 até os dias de hoje.

Uma festa que atrai os jovens do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Maceió, Natal, Aracaju, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira, Lajedo, Bom Conselho, São Bento do Una, gente de Palmeira dos Índios, de Arapiraca, de Serra Talhada, enfim de todas as cidades de porte de Pernambuco e de Estados vizinhos.

No FIG, talvez a governadora e Daniel Coelho não saibam, porque entendem mais do São João de Caruaru, vem gente de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, dos mais diferentes estados do Sudeste e Sul do país.

Por esta cidade, chamada merecidamente de Suíça Pernambucana, já passaram, durante o Festival de Inverno os nomes mais importantes da música brasileira, além de valores de outros países.

Aqui se apresentaram Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fagner, Martinho da Vila, Cássia Eller, Belchior, Maria Rita, Dominguinhos, Skank, Jota Quest, Wanderléa, The Fevers, Jerry Adriani, Zeca Baleiro, Chico César, Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Adriana Calcanhoto, Edson Cordeiro, Reginaldo Rossi, Adilson Ramos,  Ana Carolina, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda, Titãs, Vanessa da Mata e tantos outros nomes de peso que nem dá pra citar todo mundo.

Além dessas feras todas aí e outras que não foram mencionadas, tivemos grandes nomes do teatro, fomentamos a literatura, o cinema, o circo, a cultura popular.

E sabe o que mais, que essas pessoas de fora de Garanhuns não sabem?

Uma atração à parte no FIG, independente da programação (que merece ser boa, sempre) é a cidade, o seu clima, a garoa que cai no mês de julho. São os parques Pau Pombo e Euclides Dourado, é o Espaço Luís jardim, o Castainho, a Catedral, o Centro Cultural Alfredo Leite.

Garanhuns é Pernambuco, sim, meus senhores. Mas nem por isso pode ser despedaçada, diminuída, desrespeitada.

Tão logo saiu esta notícia dada pelo jornalista Edmar Lyra, um colega de imprensa da capital comentou no meu espaço no Instagram: "Viva o FIG! Respeitem Ivo Amaral!".

Daí que chegamos à conclusão de que estão desrespeitando o prefeito atual do município, um ex-prefeito que nos deixou o ano passado e a memória também de Joaquim Francisco, co-fundador do Festival, assim como Rubinho Valença.

Estamos às portas de junho e nem o prefeito Sivaldo Albino sabe ainda como vai ser a programação, se terá direito de bancar uma boa atração com recursos do município.

Porque a única certeza que se tem, até o momento, é que vão reduzir os dias do Festival. Não será realizado em três finais de semana, como o ano passado, mas apenas em dois. Serão 10 dias e não 17 como aconteceu em 2022.

Isso trará prejuízos ao município. O comércio, a rede hoteleira, os restaurantes, os bares, os vendedores informais, todos vão faturar menos, porque serão menos dias, menos gente virá à cidade e alguns milhões deixarão de circular na economia.

Essa notinha do Edmar preocupa os amantes do FIG, as autoridades locais, os artistas de Garanhuns, os dirigentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas e todos que vivem o dia a dia da Suíça Pernambucana e querem vê-la andando pra frente e não para trás.

Não gosto de ser grosseiro, procuro ser elegante com as palavras mesmo quando critico, mas não resisto: "De quem foi essa ideia de jerico de fracionar o Festival?".

Podem fazer festa em Triunfo, em Pesqueira, em Gravatá, em Caruaru, em Bezerros, em Bodocó, em qualquer lugar. Promovam eventos nas cidades que garantam diversão, gerem emprego e renda.

Mas não dá para fazer isso sem mexer com o Festival de Inverno de Garanhuns, que pela informação do jornalista será apenas mais um, dentro do Festival de Inverno de Pernambuco?

Depois da decisão de reduzir o FIG, após esse anúncio que vão dividir o Festival, só falta agora o governo nos presentear com uma programação chinfrim, aquém do que tivemos nos anos anteriores.

Vamos aguardar, para ver se não piora ainda mais. Que venham artistas de peso, como sempre foi. Não podemos ser decepcionados. Se não seguirem o modelo que tem dado certo, em 30 anos, até os turistas serão poucos.

Não queremos isso, queremos o Festival de Inverno grande, como sempre foi.

E que muitas vozes se levantem em defesa do FIG, inclusive a do deputado Izaías Régis, que é líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa.

8 comentários:

  1. É o legado que Raquel vai deixar para Garanhuns. Será que ela vai criar outras festa juninas e dividir o São João de Caruaru?

    ResponderExcluir
  2. Essa governadora não vale o que o gato enterra. Psdbosta.

    ResponderExcluir
  3. POIS É , é como eu falo, os políticos de Garanhuns tem que acordar, pois esses caras de outras cidades não estão nem aí com GARANHUNS, pois nós últimos 50 anos GARANHUNS expulsou DEZENAS e DEZENAS de INDÚSTRIAS e EMPRESAS que iriam gerar empregos em GARANHUNS, aí essas cidades com os políticos de lá atraem essas empresas para esses municípios e GARANHUNS vai ficando para trás, GARANHUNS TEM QUE AGREGAR URGENTEMENTE EMPRESAS E INDUSTRIAS PARA A CIDADE 🏙️, SE NÃO VAI FALIR, TEM QUE DESTRAVAR O PLANO DIRETOR, DESTRAVAR A CIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO AUTORIZAR CONSTRUIR EDIFÍCIOS ALTOS NA CIDADE, ARRANHA CÉUS , ATRAIR OS TURISTAS PARA INVESTIREM E MORAR EM GARANHUNS, TRANSFORMAR GARANHUNS EM UMA CAPITAL, PARA NÃO DEPENDER SÓ DESSES INVESTIMENTOS DE FESTIVAIS NA CIDADE, GARANHUENSES ABRAM O OLHO E ARREGACEM AS MANGAS E VÃO A LUTA, PORQUE O INIMIGO NÃO ESTÁ DORMINDO 💤 NÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo GARANHUNS não tem políticos o que temos e muito é parasitas. Este pessoal é igual aos políticos do CENTRÃO que são umas prostitutas que abrem as pernas para quem oferecer mais. Garanhuns é um defunto sem possibilidade de ressuscitar. Estes políticos só querem sugar o que podem. Homens de bem na política aqui não tem e sim PARASITAS que estão sugando até matar Garanhuns. Esta ai RACRECHE se fez de santinha falando do ex-governador e esta se superando na ruindade e ela vai acabar com o FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. Se ela poder isolar Garanhuns do resto do Estado ela irá fazer. Nosso representante esta dormindo em berço esplêndido aplaudindo de pé. Tem outra coisa se ela poder atrapalhar a duplicação da BR ela o fará. Infelizmente votei nesta criatura.

      Excluir
  4. Votei nesta criatura pensando que seria uma boa para Pernambuco, mas me enganei. O tiro saiu pela culatra. Agora velo que foi um erro tremendo. Ela mentiu ( como é de comum na política) para nós de Garanhuns. Ela esta vindo com tudo para destruir Garanhuns. Os outros faziam pouco por Garanhuns, mas faziam. Esta que acabar com o que resta de Garanhuns. Vamos passar maus bocados nestes quatro anos restantes com RACRECHE Traíra. Infelizmente não tem quem nos defenda. DOM MOURA esta ai como prova de nosso abandono. Estamos dividido ao meio para não dizer que estamos lascados.

    ResponderExcluir
  5. PAULO CAMELO: EIS ALGUNS LEMBRETES: 1 - O FIG se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de PE através da Lei 1096/2009 de 30.06.2009 a qual foi apresentada pela Deputada Estadual, na época, Terezinha Nunes, do PSDB;
    2 - Portanto, é uma atribuição do Governo do Estado de PE realizar anualmente o citado FIG. Convém lembrar que pela legislação em vigor não cabe ao Governo Municipal realizar o FIG, mas apenas contribuir com sugestões e infra-estrutura;
    3 - O FIG deve ser realizado mantendo seu modo original, ou seja, com duração de 10 dias. Escrevi recentemente sobre o assunto, o qual foi divulgado nos Blogs de: www.paulocamelo21.blogspot.com + Blog do Anchieta + Blog V&C;
    4 - O prefeito Sivaldo Albino quer que o FIG dure 17 dias, mas é só, e somente só, para fazer política. Pois não é à toa que a festa profana de Santo Antônio vai durar 13 dias. Surfar nas festas é o caminho que o prefeito encontrou para tentar se reeleger;
    5 - Sugiro que durante o FIG sejam recolhidos alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, travesseiros e cobertores para a população carente;
    6 - O ex-governador Jarbas patrocinou o Circuito do Frio. Já o ex-governador Eduardo Campos, in memorian, do PSB, mesmo partido político do prefeito Sivaldo, também tentou diluir o FIG com atividades culturais no Agreste Meridional. Assim, a governadora Raquel pode ativar, no inverno, as atividades culturais no Estado de PE, desde que cumpra a Lei 1096/2009 e não esvazie o FIG, como o ex-governador Eduardo Campos queria fazer. OK, Moçada! Vamos ativar a memória e parar de chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento Eduardo Campos quis diluir o FIG, o governo criou o festival "Pernambuco Nação Cultural" como forma de levar a cultura para todas as partes do estado, e fez de forma excelente levando ações de cultura popular e música para várias cidades e do interior do estado, legado esse que foi descontinuado na gestão Paulo câmera.

      Excluir
  6. Então pela lógica está bom de fazer o São João ser de Pernambuco e não de Caruaru né?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA