ANIELLE FRANCO, IRMÃ DE MARILLE, SERÁ MINISTRA DO GOVERNO LULA

Anielle será ministra da Igualdade Racial
Geraldo Alckmin será 

ministro de Indústria e Comércio


Lula já definiu os nomes de 18 ministros do seu terceiro governo, que começa a partir do dia 1º. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vai ficar à frente da pasta da Indústria e Comércio, sinal que o ex-tucano, atualmente filiado ao PSB, está sendo prestigiado pelo líder petista.

Entre outros nomes anunciados hoje está o de  Cida Gonçalves, que comandará o Ministério da Mulher. Ela é de Campo Grande, especialista em gênero e violência contra as representantes do sexo feminino, já tendo atuado nos governos do PT.

Wellington Dias, ex-governador do Piauí, será o ministro do desenvolvimento Social. Na Cultura, conforme já tinha sido divulgado, ficará Margareth Menezes, cantora, compositora e ativista social.

Outra mulher confirmada na equipe de Lula é a educadora e jornalista Anielle Franco, que será a ministra da Igualdade Racial. Ela é irmã da vereadora Marielle Franco, que foi barbaramente assassinada no Rio de Janeiro, em março de 2018.

O ministro do Trabalho e Emprego será Luiz Marinho, que também já desempenhou funções importantes nas gestões petistas. Foi prefeito de São Bernardo do Campo e este ano se elegeu deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

Silvio Almeida, professor, filósofo e advogado, será o ministro de Direitos Humanos na nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Camilo Santana, ex-governador do Ceará, ficará à frente do importante Ministério de Educação.

Outros nomes que tinham sido confirmados anteriormente: Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio Monteiro (Defesa).

Cientista Social, professora e presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima será ministra da Saúde. Será a primeira mulher a ocupar tal cargo no Brasil. O nome de Alexandre Padilha, médico e deputado federal pelo PT,  está confirmado na área de Relações Internacionais.

Outros nomes do primeiro escalão: Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Jorge Messias (Advocacia Geral da União), Vinícius Marque de Carvalho (CGU), Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário