CAROLINA, A FILHA ESCRITORA DE JOAQUIM NABUCO

Maria Carolina Nabuco de Araújo, ou simplesmente Carolina Nabuco foi uma escritora brasileira, que  nasceu em 1890 e morreu em 1981.

Natural do Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte de sua vida, era filha do recifense Joaquim Nabuco, político, jornalista, historiador e jurista, tendo ficado conhecido, em sua época, pela sua luta contra a escravidão no Brasil. 

Ele que dá nome à Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Carolina se destacou como escritora. Segundo a crítica literária Isabella Lubrano, a filha de Joaquim Nabuco só não entrou na Academia Brasileira de Letras porque a entidade só foi aceitar mulheres no seu quadro quando Raquel de Queiroz foi eleita, em 1977.

A própria ABL, porém, deu um prêmio a Carolina Nabuco, em 1978, pelo conjunto da obra.

Dentre os livros de destaque a escritora, está "A Sucessora", que foi adaptado para uma novela de televisão.

Por sinal o romance é alvo de uma polêmica. Ele teria sido plagiado por uma autora inglesa, que publicou o livro "Rebecca", praticamente com a mesma história contada por Carolina.

A escritora brasileira, no entanto, nunca entrou com um processo contra a suposta plagiadora.

"Rebecca", o livro, inspirou o conhecido filme homônimo de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense.

Carolina Nabuco  publicou ainda uma biografia do pai, o romance "Chama e Cinzas", um livro de receitas culinárias, o livro de contos "O Ladrão de Guarda-Chuva e Dez Outras Histórias", além das memórias, "Oito Décadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário