PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O COLÉGIO MONSENHOR ADELMAR DA MOTA VALENÇA



Por Cristina Moraes

A educação é a base de uma sociedade civil organizada e o ensino, seja público ou particular,  tem  a sua grande contribuição na formação moral e intelectual do seu alunado.

Uma construção que começa desde a fase infantil, segue pela fase juvenil e termina com a fase adulta, preparando cada aluno para ser um cidadão pautado na ética e nas diretrizes de cada instituição.

E aqui na minha linda Garanhuns, temos uma excelente e completa rede de ensino público e privado, que traz as suas metodologias e projetos educacionais que estão ligadas pela forma de repassar seus ricos conteúdos.

Podemos enfatizar que temos a satisfação e o orgulho de termos colégios longevos como o Diocesano, Santa Sofia, o meu amado colégio Municipal Padre Agobar Valença e o Presbiteriano XV de Novembro.

Sem esquecer dos mais novos, entre eles, temos e colégio Estadual, Dom João da Mata Amaral, Henrique Dias e o Dom Juvêncio Brito, que também fez parte da minha formação acadêmica, entre muitas outras instituições de ensino, que são os verdadeiros formadores e transformadores de pessoas, aqui na minha linda Garanhuns.

Sem dúvida, são educandários responsáveis pela profissionalização de garanhuenses, pernambucanos e brasileiros que tiveram a oportunidade de ter passado pelos bancos escolares das redes públicas ou privadas, que estão brilhando pelo País afora.

E neste leque privilegiado de excelentes instituições educacionais, que fazem parte da Secretaria de Educação do município de Garanhuns, temos também, o Colégio Monsenhor Adelmar.
 
Que está localizado na Avenida Júlio Brasileiro, 730, bairro de Heliópolis. Um colégio que já existia, mas carregava outro nome: Ginásio do Arraial, desde e  07 de março de 1952, através do Decreto governamental 1.422, 08 de novembro de 1956.

Mas em 05 de agosto de 1982, através da Portaria 6.132, o Ginásio do Arraial, numa justa homenagem, soube reconhecer o trabalho de um grande educador e fundador do Ginásio do Arraial.

Passando  a chamar-se: Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, um grande educador que deixou o seu nome bem marcado na história educacional da minha linda Garanhuns.

O CMA é uma entidade sem fins lucrativos e de identidade confessional, que faz questão de vivenciar cada data litúrgica.

E a sua história educacional traz então em seu arcabouço a tradução de um ensino de qualidade e de preceitos morais e éticos.

Além de um ensino de qualidade, traz também o incentivo na promoção de olimpíadas pedagógicas, além de instigar o aluno a se dedicar às artes.

O CMA, por mais de uma vez,  participou do Concurso do Cartaz da Paz, promovido pelo Lions Clube Internacional, representando o Lions Clube Garanhuns.

Um maravilhoso concurso que trata da paz mundial, através da ótica de cada aluno participante, que precisa ter a idade limite entre 11 a 13 anos, à época do concurso.

E mostrou muitos talentos, que o Colégio tem, que apresentou mais de 30 desenhos, saindo do CMA o primeiro lugar, aqui em Garanhuns, ficando em segundo lugar no Distrito de Lions.

Um lindo desenho feito pela aluna talentosa, Maria Alice Carvalho Gregório, filha de Mauro Gregório e Amanda Lilian e a irmã de Mauro Júnior.

Uma linda participação que teve o empenho e a dedicação direta e indireta do professor Geraldo, que se doou para que tudo acontecesse.

O professor Geraldo ensina pintura e é um dos soldados do maravilhoso exército que compõem o corpo docente do Colégio CMA, que tem como diretora a Irmã Carla e a vice diretora, Irmã Maria e a secretária Roberta Borba.

O CMA, com o lema: “Edificando na fé, construindo o presente, contemplando o futuro”, segue como os seus preceitos e diretrizes, na formação ética e moral e tem como entidade mantenedora o Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil.

Viver, reconhecer e homenagear.

2 comentários:

  1. FOI NESSE COLÉGIO, TRANSFORMAFO EM FACULDADE PROVISÓRIA, QUE CURSEI ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA DÉCADA DE 80.

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulho em ter pertencido e de ser ex-aluno com muito orgulho dos grandes ícones da educação que um dia foram professores daí

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA