Minha linda Garanhuns, está encravada no planalto da Borborema, ladeada pelas sete colinas, com o seu clima de montanha, se notabiliza pelos seus muitos títulos que a ela são atribuídos.
E eu vou atribuir a minha linda Garanhuns, mais um título, a cidade que tem duas datas magnas: 4 de fevereiro e 10 de março.
Sei que aprendemos nas escolas que seria em 1879, a data magna da minha linda Garanhuns, mas através de pesquisas de historiadores, esta data é controversa.
Depois de estudos e muitas pesquisas, chega-se à conclusão, através de documentos comprobatórios que sua elevação a cidade foi 1811.
Uma história que segundo os historiadores do Instituto Histórico Geográfico de Garanhuns, já contam com mais de dois séculos.
Um resgate da nossa história que não seria possível se não tivéssemos uma doadora de suas terras para que minha linda Garanhuns, pudesse ser este pedacinho de céu.
A nossa donatária,
dona Simoa Gomes, a proprietária das terras de Garanhuns, que em
1756, doou parte das terras do sítio Tapera do Garcia, a Confraria das Almas.
E em 1811, através da Carta Régia, do Príncipe Dom João, passa à condição de Vila, sendo anos depois elevada à categoria de cidade.
Portanto, minha linda Garanhuns tem duas datas importantes, 04 de fevereiro e 10 de março, cujas datas que reverencia a história da minha linda Garanhuns.
E ao longo desse tempo, aquilo que era só um sítio, se transforma numa belíssima cidade cheia de muitos atributos.
Seus maravilhosos hotéis, restaurantes com sua gastronomia diversificada, suas festas sazonais, seu povo educado, gentil e hospitaleiro.
Suas ruas e belas avenidas onde em uma delas, a Avenida Simoa Gomes, lá estava o busto de Simoa Gomes.
Mas em atendimento ao Clube Lítero Brasil Recreativo Estados Unidos para que o busto da nossa donatária mudasse de lugar.
Após a restauração realizada pelo nosso artista plástico, João Oliveira, em 22 dezembro de 2018, foi transferido para a nossa Champs-Élysées, a linda Avenida Rui Barbosa, dividindo as duas avenidas.
Nada mais justa a homenagem, a colocação do busto daquela que doou parte das suas terras, fazendo delas a minha linda cidade de Garanhuns,
E Garanhuns, como uma forma simbólica e de gratidão se quisesse poderia, em todos os pontos turísticos, erguer uma homenagem à Simoa Gomes.
Simoa Gomes, mulher generosa, que com seu gesto desprendido doou parte de suas terras, nascendo daí a minha linda Garanhuns.
Minha linda Garanhuns, sua história, seus antepassados, não podem ficar esquecidos.
Viver e reviver.
Pelas minhas pesquisas, Garanhuns talvez seja a única cidade do Brasil a ter sido fundada por uma mulher.
ResponderExcluirVirginia Spinassé