PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UM CAUSO DE ELEIÇÃO: O VEREADOR E O PIDÃO


 

Por Junior Almeida

 

Numa campanha eleitoral de tempos atrás, um vereador de uma das cidades da região de Garanhuns foi a campo em busca de votos que garantissem sua concorrida reeleição. Botando seu carrinho velho, comprado exclusivamente para a campanha, em estradas que muitas vezes não passava nem carro de boi, andando por veredas espinhentas, tomando água barrenta em caneco de ágata, pagando e tomando cachaça nas bodegas dos sítios, com tira gosto de toucinho ou passarinha, aguentando conversa mole de pinguço e os muitos pidões, que em ano eleitoral parecem se multiplicar, era essa a pisadinha do tal político.

 

Mas como diz o adágio popular, “quem tá na chuva é pra se molhar”, o sujeito não desanimava, e ia à caça dos seus votos, tendo a consciência de que o jogo era pesado e sujo.

 

Pois bem, o vereador que em sua mocidade já tinha sido servente de pedreiro, pedreiro, mestre de obras, evoluindo depois para construtor, uma espécie de empreiteiro, de pequenas proporções, claro, era um homem vivido, que sabia muito bem os custos de cada coisa, inclusive, quanto custaria, financeiramente falando, o seu futuro mandato.

 

Chegando numa residência na área rural, onde sabia ser o dono um pidão de carteirinha, depois de receber alguns convites e recados, o vereador foi arriscar, para ver se naquela família lhe rendia pelo menos um voto.

 

Muito bem recebido, o político foi logo levado à cozinha, onde se sentou num tamborete e tomou um cafezinho num copo americano, acompanhado de bolacha seca. Todo mundo da casa na maior simpatia, homem mulher e menino, eram só sorrisos pra ele. Macaco velho em política, ele sabia que ali viria coisa e, que dificilmente sairia coelho daquela toca, foi quando o dono da casa puxou um papel do bolso da camisa e foi direto ao assunto:

 

-Olhe seu fulano, eu e minha família vamos votar fechado no senhor. Vou me empenhar o máximo para o amigo ser o vereador mais votado, mas preciso de umas coisinhas pra ajeitar meu rancho... Disse o homem, entregando o papel ao vereador.

 

O político, que como já dissemos, era construtor, leu o que estava escrito naquele pedaço de papel: uma lista de material de construção, que ia do alicerce ao telhado da casa. Fazendo uma conta rápida o homem percebeu que com aquele valor ele poderia “comprar” votos de mais de cinquenta pessoas, então perguntou:

 

       -Eu lhe dando esse material, o senhor acha que me arruma quantos votos?

 

-Ah, vereador! O senhor me dando essas coisinhas aí, lhe garanto, de certeza, por baixo, uns trezentos votos. Disse o animado eleitor pidão, achando que tinha ferrado o matreiro político.

 

O espirituoso candidato sem querer dizer não ao malandro eleitor, segurou firme o tal papel, levantou-se, colocou a mão no ombro do pidão e disse:

 

-Amigo, eu estou trabalhando muito, mas acho que não chego a ter essa votação. Vamos fazer o seguinte: como você já tem trezentos votos garantidos, a partir de hoje você é o candidato e eu vou trabalhar pra você.

 

*Foto meramente ilustrativa da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA