PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A JUÍZA QUE MUDOU A VIDA DAS MULHERES

Algumas pessoas mudam o mundo.

É o caso de Ruth Bader Ginsburg, aclamada ainda em vida como ícone, heroína, pop star ou mesmo super heroína americana.

De aparência franzina, reservada, Ruth fez a faculdade de direito na década de 50 do século passado.

Pouquíssimas mulheres ousavam trilhar o caminho dela, naquela época.

Foi discriminada por professores e pelos próprios colegas, mas logo se destacou na universidade e chamou a atenção do mundo jurídico.

Ruth se tornou um ídolo da sociedade americana principalmente pela sua luta pela igualdade de gênero.

Tão logo começou a advogar, sofrendo preconceitos no início de sua atividade, iniciou a luta para que as mulheres tivessem os mesmos direitos que os homens.

Na sua caminhada, sempre teve o apoio do marido, Martin Ginsburg, que conheceu na faculdade e com quem viveu um casamento feliz de mais de 50 anos. Ele se foi primeiro, em 2010.

Num país conservador, como os Estados Unidos, alguns consideravam Ruth Bader comunista, um verdadeiro demônio.

Ela, no entanto, não tinha nada de esquerdista, era apenas uma mulher liberal, progressista, talvez a frente do seu tempo, que não concordava com a pretensa superioridade masculina.

Em 1993, com mais de 60 anos, a juíza foi indicada pelo então presidente Bill Clinton para a Suprema Corte americana.

Só havia uma mulher no mais alto órgão do Poder Judiciário do país. Ela foi a segunda. E novamente se destacou, como fez na universidade e atuando como advogada.

Como dissemos acima, Ruth Bader recebeu tratamento de artista pop em seu país: seu nome foi estampado em camisas, canecas, bonés e outros objetos de uso pessoal.

Ela morreu na segunda quinzena de setembro passado, aos 87 anos,  tendo sido sepultada com toda pompa. Até mesmo o presidente Trump, apesar de não ser bem visto pela juíza, que expressou suas discordâncias com ele quando se lançou candidato quatro anos atrás, compareceu às cerimônias fúnebres.

A vida da magistrada, que mudou a vida de muitas mulheres  americanas, impulsionando mudanças em todo planeta, terminou rendendo um filme, um ótimo documentário, disponível no Brasil na plataforma Globoplay. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA