A CLASSE MÉDIA ESTÁ DE PARTIDA


Por Chico Buarque de Holanda

A classe média afivelou as malas. Vai fazer uma longa viagem e não sabe se volta (isso, se puder retornar!).

Ela parte deixando para trás a ilusão que pertencia a elite e que imitando hábitos e trejeitos de uma casta superior poderia posar de rica.

Se despede do apartamento de três quartos financiado na zona nobre da cidade. Na garagem fica o carro bacana com as prestações atrasadas. Adeus ao sonho de ver o filho formado fazer uma pós-graduação no exterior.

Ela embarca com a incerteza de adquirir a aposentadoria e sem saber se vai continuar a pagar o plano de saúde da família.

Esse momento exige desapego dos mimos das grifes importadas, dos jantares creditados nos cartões, das viagens internacionais.

A viagem de agora é pra 'não sei pra onde'.

A classe média tem um semblante de esposa traída, bem pior, o ex-marido já mantinha um casamento oficial, anterior ao  dela. Muito duro. Difícil de acreditar.

A classe média perdeu a voz, o ímpeto, a arrogância. Hoje anda disfarçada e correndo das câmaras de tv, das postagens indignadas nas redes sociais. Sumiu das ruas e das sacadas.

A classe média se despede levando apenas duas coisas na mala: uma camiseta da seleção brasileira e uma panela.

*Good bye*

*Chico Buarque é compositor, cantor e escritor consagrado no Brasil e exterior.

2 comentários:

  1. Sempre acompanho suas postagens com atenção. Seu blog e confiável. Verifique por favor a autenticidade do texto atribuído a chico Buarque. Tem alguma coisa errada. Um artigo muito pobre para ter sido escrito por ele.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que Chico Buarque pode escrever um texto melhor do que este. Recebi este de mais de uma fonte idônea, com a informação de que fora escrito pelo compositor e escritor. Imagino que tenha sido algo mais despretensioso, postado nas redes sociais.

    ResponderExcluir