PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GOVERNO INVESTE NA SAÚDE DO AGRESTE

O Governo de Pernambuco tem atuado fortemente no Agreste Meridional, em relação à pandemia do coronavírus,  destinando recursos para ações nas unidades estaduais e serviços contratualizados, abrindo leitos exclusivos na região para tratamento dos pacientes, além de reforçar as escalas de plantão dos serviços de saúde estaduais. Somente em Garanhuns, nos próximos três meses, serão investidos cerca de R$ 10 milhões pelo Governo de Pernambuco na assistência aos moradores da Região.
O Hospital Regional Dom Moura, referência para todos os municípios da Região, abriu 18 leitos de enfermaria para Covid-19 (10 adultos e 8 pediátricos). A unidade também conta com 10 leitos de suporte para pacientes adultos em estado mais grave. Além disso, ainda está prevista, para os próximos dias, a chegada de 10 respiradores para estruturação desses leitos, que passarão a contar com suporte total para UTI.
Já na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns já estão em funcionamento 10 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A unidade ainda foi reforçada com uma ambulância avançada, equipada com suporte de terapia intensiva e até este sábado (23.05) o serviço deve abrir mais 2 vagas, totalizando 10 leitos de UTI na unidade voltados exclusivamente para casos da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também está em negociação com a Casa de Saúde Perpétuo Socorro, estabelecimento privado em Garanhuns, para a contratualização de 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19.
Para reforçar a assistência nas unidades estaduais mais de 200 profissionais também foram contratados e convocados, entre médicos especialistas em clínica geral, fisioterapeutas em terapia intensiva, enfermeiros (assistenciais e uteístas), técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde.
“Nós já estamos observando a chegada da doença em várias cidades do interior, em algumas, inclusive, com números expressivos de casos. Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos atentos e vigilantes, junto às Geres e as secretarias municipais de Saúde, trabalhando incansavelmente para garantir a estrutura necessária na rede de saúde no interior do Estado. *Já conseguimos abrir mais de 400 leitos no interior pernambucano*. É preciso ressaltar, no entanto, que de nada adiantará os esforços do Governo de Pernambuco, se não tivermos uma luta conjunta de toda a sociedade, com participação das prefeituras e conscientização da população”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
ATENDE EM CASA - O Atende em Casa, ferramenta lançada pelo com o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais, já está presente em 80% dos municípios do Agreste Meridional. Até agora, são contemplados com a iniciativa os moradores das cidades de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Garanhuns, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha. A expectativa é que, nos próximos dias, a ferramenta seja expandida para os municípios de Itaíba, Lagoa do Ouro, Angelim e Jupi.
O Atende em Casa conta com profissionais de saúde que orientam os usuários sintomáticos, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA