CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EM PETROLINA, UM CENTRO TEM TUDO SOBRE ROBERTO CARLOS


Petrolina, principal cidade do Sertão do São Francisco e a segunda em importância no interior, depois de Caruaru, tem desde 2015 o Centro Cultural Emoções, um espaço que abriga um dos maiores acervos do cantor e compositor Roberto Carlos,  em todo o Brasil. 

O Centro é uma iniciativa de Adriano Thales, supervisor de vendas,  fã do cantor romântico desde o final da década de 70.

A história do petrolinense com o Rei começou assim: o pai do então garoto de 9 anos precisou ir ao Recife, para fazer um tratamento de saúde e ele ficou com a mãe, saudoso da presença paterna.

Mexendo nos discos da mãe (na época os famosos LPs), o sertanejo descobriu um tal de Roberto Carlos e uma música lhe tocou o coração: "Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo".

Ficou ouvindo inúmeras vezes, pois a canção fazia o menino lembrar do pai que estava na capital do Estado.

A partir daí, Adriano Thales começou a conhecer melhor o trabalho do artista de Cachoeiro de Itapemirim, colecionar os seus discos e quando já adulto passou a assistir shows de Roberto, sempre que tivesse oportunidade.

Uma das vezes esteve num dos cruzeiros promovido por RC e conheceu uma empresária também grande fã do cantor.

Os dois conversando, o rapaz de Petrolina, que já tinha um acervo respeitável do artista, confessou seu maior sonho: ter um espaço para mostrar ao público o material colecionado ao longo dos anos.

Esta empresária, que preferiu o anonimato, ajudou Thales a concretizar seu ideal e em 2015, com a presença de Dudu Braga (filho de Roberto Carlos), foi inaugurado o Centro Cultural Emoções.


O espaço tem quase tudo que você possa imaginar, relacionado com o mais bem sucedido cantor popular do país. Muitos itens são raridades. Pra começar tem todos os discos, incluindo compactos e gravações do Rei em outros países, sejam da América Latina, dos Estados Unidos ou até Israel. 

Revistas, jornais, livros, fotografias, o que se imaginar, registrando a carreira artística de RC, está disponível o Centro Cultural Emoções, do qual Adriano Thales é o curador.

O local recebe visitas de todos os lugares do país e já foi notícia em veículos importantes da mídia, como o Portal G1.

Ao divulgar a obra de Roberto (O Centro tem até sala de música), Adriano aproveita também para fazer filantropia. Para entrar no espaço, numa rua na área central de Petrolina, as pessoas devem levar um quilo de alimento não perecível. Tudo que é arrecadado é distribuído com instituições de caridade.

Há pouco tempo, Thales fez amizade com um garanhuense que também é fã de Roberto Carlos, o professor e escritor Cláudio Gonçalves, que inclusive está concluindo uma biografia do Rei.

Cláudio nos passou algumas informações sobre o Centro Cultural e nos enviou todas as fotos que ilustram essa reportagem. Ele até está pensando em juntar um grupo aqui da cidade, com umas 10 pessoas, para fazer uma visita ao espaço sediado em Petrolina.

Um dado importante: Adriano não tem fotos das duas apresentações que Roberto Carlos fez em Garanhuns. Uma foi em 1974, no estádio da Aga, outra em 2001 (segundo Cláudio), na Casa de Shows Metroplaza. Quem tiver um registro da passagem do Rei pela Suíça Pernambucana pode entrar em contato com o professor ou o blog que o material será enviado para o Emoções, na cidade sertaneja.

Em Petrolina, Roberto Carlos já cantou quatro vezes e todas as apresentações foram devidamente registradas por Adriano, que expõe os momentos do cantor em sua cidade, através de fotografias e matérias de jornais.

Com tanto zelo pela obra do antigo Rei da Jovem Guarda, Thales terminaria por conhecer o artista e se tornar amigo dele. Hoje é convidado especial de Roberto para assistir o cruzeiro Emoções em Alto Mar, como aconteceu recentemente, conforme registro na foto abaixo.


"Quando eu estou aqui e vivo esse momento lindo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário