O ex-prefeito Silvino Duarte decidiu - depois de uma conversa com o deputado federal Fernando Rodolfo - se filiar ao Partido Liberal (PL) para por este partido disputar a prefeitura de Garanhuns.
Com isso, o
médico e político afasta, pelo menos no momento, a possibilidade de se
aliar à candidatura de Sivaldo Albino (PSB), especulação feita pela imprensa
local, especialmente depois que o ex-prefeito teve um encontro com o deputado numa praia do litoral sul de Pernambuco.
Silvino argumenta
que não há razão para desistir de sua candidatura, pois tem serviços prestados
à população de Garanhuns e pontuou bem em todas as pesquisas realizadas em
2019.
Ex-prefeito foi
fundamental para a vitória de Izaías Régis (PTB) em 2012 e esteve ao lado do
gestor desde que ele assumiu o cargo, em 2013.
Este ano, porém,
com a opção do prefeito pelo vice Haroldo Vicente, Silvino Duarte prefere
disputar o pleito municipal para tentar voltar ao Palácio Celso Galvão.
Como outros
pré-candidatos, Dr. Silvino acha que Haroldo não passa confiança de que tem
condições de administrar um município do porte de Garanhuns.
Todas as disputas eleitorais municipais de todos os postulantes são totalmente legítimas tudo porque a reforma política aprovada pelos deputados federais e senadores do PMDB,PSDB,DEM,PP,PTB,PSL,PR,PSD,PPS,PDT,todos partidos de direita obrigou que todos os partidos tenham obrigatoriamente candidatos a vereadores e com um detalhe com redução dos candidatos por partido em 50%.
ResponderExcluirOuvi um advogado falando pelo YOUTUBE que agora uma câmara municipal que tem 13 vagas somente poderá lançar 20 candidatos a vereadores sendo 70% de homens e 30% de mulheres ou seja 14 homens e 6 mulheres.
Numa câmara municipal com 9 vagas poderá lançar apenas 14 candidatos sendo 10 homens e 4 mulheres. E tem mais,aqueles pequenos partidos que não tem nenhuma estrutura financeira tenderá a ser extinto futuramente ou que não tenham capacidade de agrupar pessoas aos seus respectivos partidos.
PMDB-PSDB-PP-REDE-PT-DEM que formaram coligações para vereadores em 2016 tudo acabou.Aqueles partidos PSD-PSB-PTC-PTB-PR- que formaram coligações em 2016 também acabou.
Eis porque Garanhuns partiu na frente com várias candidaturas a prefeitos.É uma questão de sobrevivência partidária. Disse o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia.0u os partidos lançam candidatos a vereadores ou futuramente serão extintos.