PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NETFLIX EXIBE ÓTIMO FILME SOBRE A DITADURA ESPANHOLA



Entrou no catálogo da Netflix, no final de fevereiro, o excelente filme espanhol A Trincheira Infinita, com direção de Jon Garano, estrelado por Antonio de La Torre.

O longa tem três horas, se passa quase o tempo todo dentro de uma casa ou num buraco, mesmo assim prende a atenção do início ao fim, sem cansar ou dar tédio.

Isso por conta da direção competente, dos bons atores e de uma história real incrível, difícil de imaginar ter acontecido.

Higinio, alfaiate de uma cidade do interior da Espanha, está casado há poucos meses com Rosa. O ano é 1936, quando eclode a guerra civil no país, colocando de um lado os democratas e comunistas e do outro os fascistas do general Franco.

Denunciado por um vizinho, Higinio chega a ser preso, mas aproveita um incidente provocado por outro prisioneiro e consegue fugir.

Volta pra casa e se esconde num buraco. Fica lá toda a guerra civil e quando esta termina, com a vitória franquista, com medo de represálias continua em seu esconderijo.

Seu cativeiro, primeiro num buraco na própria casa e depois em outro na residência do pai dura até a anistia de 1969, quando os delitos políticos são perdoados.

No total Higinio passou 33 anos confinado, sem sair às ruas, pouco participando da criação de um filho, envelhecendo sem poder ter uma vida de verdade.

Filme informa que após a anistia foram revelados muitos casos semelhantes, de pessoas que passaram 20 ou 30 anos escondidos em casa,  com medo da ditadura de Francisco Franco.

Receberam a denominação de “homens toupeira”, porque quase todos usaram buracos para se esconder.

As ditaduras provocam situações desse tipo, são um horror e mesmo assim há quem as defenda; às vezes conscientemente, outras vezes sem noção do mal que os regimes autoritários trazem.

Um grande programa para este sábado ou domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA