Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco

MANGUEIRA FAZ POLÍTICA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO


Campeã dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2019, a Mangueira fez um desfile ousado, neste domingo (23), na tentativa de chegar ao bicampeonato.

Escola fez crítica política e social, com um samba enredo inteligente e um recado claro aos que estão no poder.

Uma das alas da Mangueira, intitulada "Bandido bom é bandido morto", representou um protesto contra essa filosofia da direita, responsável pelo assassinato em massa de pobres, negros e jovens, principalmente na periferia das grandes cidades.

Apesar da mensagem clara da Estação Primeira da Mangueira, no samba e nas alegorias, na cobertura de TV Globo os jornalistas preferiram ignorar o tom político. Ou seja: Os irmãos Marinho, que foram tão corajosos contra Dilma, apanham do atual  presidente, mas são covardes para enfrentá-lo. Têm medo até de mostrar uma crítica feita por uma escola de samba.

Um trecho da letra do samba da Mangueira:

Meu pai carpinteiro desempregado

Minha mãe é Maria das Dores Brasil
Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque de novo cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais que a escuridão
Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão

*Foto: UOL

3 comentários:

  1. É isso ai ,temos que continuar lutando contra esses que estão no poder e por essa turma de militares no lugar deles ,que é defender a pátria contra invasores externos ,só isso ,porque militar não foi criado para governar e ponto final ,esse retardado que está governando agente tem que tirar e ponto final ,ele pensa que é dono da verdade e dono do Brasil,nunca descansaremos ,vamos avante contra essa gente malucas se acham que sabem tudo e que só eles podem governar e que esquerda é tudo de ruim .

    ResponderExcluir
  2. A TV GLOBO AINDA TEM ESPERANÇA DE VOLTAR AOS BONS TEMPOS DO PT QUANDO O DINHEIRO ERA A RODO. O BUNDA SUJA BOLSONARO POR TER ÓDIO PESSOAL A GLOBO FECHOU AS TORNEIRAS. SÓ QUE O BUNDA SUJA NÃO TEM PALAVRA DE REI E, GERALMENTE, COSTUMA VOLTAR ATRÁS NO QUE DIZ.


    P.S.: _ Em 13 anos de desgoverno petralha, a Globo encheu as burras de patrocínio. A dinheirama jogada fora por Dilma e Lula ultrapassou às barreiras da imoralidade. Foi muita grana que desceu pelo ralo da ESCULHAMBAÇÃO petista...

    ResponderExcluir
  3. Carnaval é um monumento a tudo o que não presta no Brasil! Quando os idiotas se acham inteligentes e os bandidos se acham santos! Por mim essa porcaria acabava e toda essa horda de vagabundos iria trabalhar!!

    ResponderExcluir