PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LAJEDO TEM PROJETO DE TROCA DE LÂMPADAS

Paralelo ao Projeto Aulas de Energia Celpe e Energia com Cidadania em Lajedo, a Escola Ambiental também está trazendo o projeto ECC UC’s da Celpe e AVSIBRasil, regulado pela Aneel. Esse projeto consiste na troca de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes em Unidades Consumidoras como prédios públicos. A intenção é além de trocar todas as lâmpadas, melhorar o funcionamento e economizar com sustentabilidade.
A Secretaria Municipal de Educação apoia mais essa atitude da Escola Ambiental de Lajedo que vai deixar nossas escolas ainda mais sustentáveis aplicando a Eficiência Energética com segurança. Além das escolas, outros órgãos também serão beneficiados, como setores da saúde, Hospital, Casa de Parto, escolas estaduais e muito mais. A troca por lâmpadas de LED tem o objetivo de atingir principalmente as repartições onde o consumo de energia é maior, principalmente no horário do final da tarde e noite.
As lâmpadas de LED tem duração de 25.000 horas o que equivale a 10 anos. Reduzindo o consumo nas repartições e fazendo a substituição de lâmpadas convencionais por LED, diminui a potência e aumentam as vantagens, reduz alguns danos, economiza energia, custos e ainda deixa a cidade mais favorável ao Meio Ambiente. E ainda melhora os ambientes, trazendo mais qualidade de trabalho e aprendizado nas escolas, uma vez que as luzes serão mais eficientes.
O levantamento está sendo feito com um técnico da organização AVSIBrasil /Celpe que está verificando tudo que será trocado mediante vistoria e o aparelho luxímetro digital, instrumento que serve para medir a intensidade da luz do ambiente. A doação das lâmpadas necessárias é feita pelas Concessionárias do Grupo Neoenergia, como a Celpe que tem obrigação de destinar 0,5% do seu lucro em ações de eficiência energética e utiliza esse valor na troca de lâmpadas.

AULAS - A Prefeitura de Lajedo está trazendo pelo quarto ano consecutivo ações do Projeto Aulas de Energia e Energia com Cidadania da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE).  Por iniciativa da Escola Ambiental que é parceira da Celpe em muitos projetos educacionais e também voltados à sustentabilidade, a cidade está recebendo durante toda esta semana Unidades Móveis da Celpe lá na Praça Cecília Vilaça, no Socorro com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Entre os dias 10 a 15 de fevereiro, a UME – Unidade Móvel de Energia está em Lajedo trazendo mais oportunidades de professores e estudantes aprenderem sobre energias renováveis e Eficiência Energética. E o público em geral pode aproveitar para fazer a troca de lâmpadas velhas por novas que economizam energia e fazem bem ao Meio Ambiente. São quase 5 mil novas lâmpadas de LED para serem trocadas, além de serviços comerciais. A troca é feita com a última conta de luz paga e um documento do titular junto com lâmpadas incandescentes, fluorescentes e alógenas. Qualquer cidadão que resida em Lajedo, seja na cidade ou na zona rural pode fazer a troca.
Além disso, mais de 200 alunos por dia estão visitando a Unidade com aulas sobre segurança com energia, sustentabilidade, Meio Ambiente e Eficiência Energética. Estudantes do Colégio Normal, Escola Municipal José Ferreira dos Prazeres, Zélia Moura, Mamede Bento do Amaral, Padre Antônio Barbosa e Jornalista Manoel Amaral estão conhecendo mais como podem evitar o gasto de energia desnecessário, como isso pode mudar o mundo e como pode economizar em casa.
A “casa eficiente” que é montada dentro da estrutura da UME traz dicas de economia de energia, maquetes virtuais, revistas, jogos e conhecimento sobre Usinas Solares, Eólicas e etc. O objetivo do projeto é oferecer aos jovens conhecimento para que sejam multiplicadores do que foi aprendido, levando os novos hábitos para os seus lares.
Ainda, a população em geral também tem total acesso aos serviços comerciais da Celpe como solicitação de baixa renda, troca de nome do titular, 2ª viz, mudança de data do pagamento, parcelamento e muito mais.
O projeto é regulado pela Aneel.

FUTSAL - Prefeitura de Lajedo realizou domingo, 16 de fevereiro, a Taça Lajedo de Futsal Feminino. Evento inédito no município, valorizando o esporte feminino de Lajedo e região. Oito equipes da região participaram, incluindo Lajedo.
Atenção para os resultados:
Campeão - SODEARPE (Arcoverde)
Vice campeão - Sesc Garanhuns
3° lugar - Kadwell (Caruaru)
Melhor jogadora - Tayslane Gomes (SODEARPE)
Melhor goleira - Mayara Santos (Kadwell)
Artilheira - Geysse Freira (Kadwell)
Melhor Técnico - Celson Douglas - (Sesc Garanhuns)
A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer entregou medalha e troféus a todos os campões, além de premiação em dinheiro para os três primeiros colocados. 
*Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA