PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DOIS FILMES PRECIOSOS EM CARTAZ NA NETFLIX


Cena de "Dois Papas"

Dois ótimos filmes que você pode conferir na Netflix neste sábado e/ou domingo são “Negação” (2016) e “Dois Papas” (2019).

O primeiro é dirigido pelo inglês Mick Jackson, conhecido por alguns trabalhos como Volcano – A Fúria e O Guarda Costas.

Negação é baseado em fatos reais e conta a disputa judicial entre o historiador David Irving, de tendências nazistas e a pesquisadora Deborah Lipstadt.

Irving, que tem um jeito meio louco que lembra o atual presidente do Brasil, é claramente um simpatizante de Hitler, nega que o ditador alemão tenha determinado o extermínio de judeus e leva Deborah ao tribunal por descredenciar seus trabalhos.

Longa é um bom filme de tribunal, com boas atuações da atriz Raquel Weistz, que interpreta a pesquisadora e Timothy Spall, no papel do historiador fascista.

Filmes de tribunal com boa direção e atores de qualidade sempre são interessantes, ainda mais quando está em discussão um tema importante como o holocausto.

DOIS PAPAS – Se “Negação” vale a pena ser visto, melhor ainda é o filme “Dois Papas”, do brasileiro Fernando Meirelles, conhecido internacionalmente por “Cidade de Deus”.

Longa mostra a amizade surgida entre o Papa Bento XVI e Francisco, que representam duas correntes diferentes da Igreja Católica. 

O primeiro é um conservador, o segundo liberal, mais ligado às correntes progressistas dos católicos.

As visões diferentes do mundo e da igreja não impedem que os dois se entendam e se respeitem, construindo uma relação de amizade que está acima das diferenças políticas ou ideológicas.

Filme foca mais em Francisco, com lembranças do seu tempo de jovem na Argentina, o surgimento da vocação, a convivência com a ditadura que matou mais de 30 mil pessoas, inclusive religiosos,  e a incompreensão de padres e leigos com Jorge Bergoglio, que manteve relacionamento com militares para tentar salvar sacerdotes perseguidos pelo regime.

Nas conversas com Bento XVI, antes de ser papa, o cardeal argentino demonstra tristeza e tinha o sentimento de ter falhado com os padres, ao não enfrentar de maneira mais firme a ditadura cruel.

O grande nome do longa dirigido pelo brasileiro é o ator Anthony Hopkins, intérprete de Bento XVI. Ele domina as principais cenas, como só os gigantes do cinema são capazes de fazer, como é o caso de Marlon Brando em O Poderoso Chefão e Robert De Niro no recente O Irlandês.

Ator que faz o papel de Francisco, Jonathan Pryce também é muito bom e fisicamente parece muito com Jorge Bergoglio.

Um filmaço de Meirelles, com roteiro caprichado, diálogos bem costurados e grandes nomes de Hollywood. Mesmo quem não é religioso ou católico irá sentir empatia tanto por Francisco quanto Bento XVI, que chegou a ser chamado de nazista por desafetos,  quando foi escolhido papa.

Aliás, dois momentos emocionantes do trabalho de Fernando Meirelles são os que mostram a escolha dos papas pelos cardeais no Vaticano. Bento o primeiro da Alemanha, Francisco o primeiro da Argentina e de toda América Latina.

Os dois filmes são não apenas divertimento de primeira, mas também têm conteúdo histórico que os tornam preciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA