PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VERGONHA: GARANHUNS FICA FORA DO MAPA DO TURISMO!


Garanhuns e mais 26 cidades pernambucanas, todas elas menores do que a Suíça Pernambucana, foi excluída do Mapa do Turismo Brasileiro, conforme fomos informados hoje por uma reportagem do JC Online.

A exclusão, segundo deixa claro a matéria,  é um golpe para o setor do turismo no estado principalmente porque os municípios retirados do mapa ficam inviabilizados de apresentarem projetos para atração de investimentos junto ao Governo Federal.

É um vexame que uma cidade do porte de Garanhuns, com 140 mil habitantes, geografia e clima privilegiados, belos parques e outros atrativos turísticos, sede do maior festival multicultural do Nordeste brasileiro, fique de fora de um setor em que devia se destacar.

Enquanto Garanhuns saiu do Mapa do Turismo, entraram no mesmo municípios como  Jataúba (Agreste), de 17 mil habitantes; Paudalho , na Zona da Mata, que soma 55 mil moradores e Ibimirim, no Sertão, na faixa de 25 mil habitantes.

Pior do que essa notícia, neste domingo, foi a explicação da secretária de Turismo de Garanhuns ao portal do Jornal do Commercio. Segundo ela, a cidade não conseguiu cumprir uma das novas exigências do governo para permanecer no mapa: fazer funcionar um Conselho de Turismo. Deve ser mesmo uma coisa muito difícil!

Uma lástima um negócio desses! A explicação da secretária é um atestado de incompetência, senão dela, da gestão como um todo.

Como é possível que uma administração que já está no sétimo ano não consegue fazer funcionar um simples conselho municipal de turismo?

Sou garanhuense de coração e estou envergonhado.

5 comentários:

  1. ACREDITO EU QUE DEVE SER ALGUNS MAFIOSOS QUE NÃO QUEREM QUE GARANHUNS CRESÇA EM TODOS OS SENTIDOS ,ATÉ UM AEROPORTO PARA A CIDADE FICARA DIFÍCIL PARA TRAZER PARA A CIDADE ,E ASSIM OS QUE SUGAM GARANHUNS COM PEQUENOS FESTIVAIS ,ATRAINDO GRANA PARA O PRÓPRIOS BOLSOS CONTINUARÃO GANHAR DINHEIRO ,ELES ATRASAM GARANHUNS ,NÃO DEIXAM GARANHUNS CRESCER ,E A CIDADE VAI PERDENDO DISTANCIA PARA CARUARU E PETROLINA ,E ELES GANHANDO DINHEIRO AS CUSTAS DA CIDADE , O POVO DE GARANHUNS TEM QUE COMEÇAR A IR PARA AS RUAS PEDIR PARA GARANHUNS TER UM RUMO DE DESENVOLVIMENTO ,GARANHUNS TEM QUE AGREGAR CRESCIMENTO POPULACIONAL ,INDUSTRIAL TURISMO ,FESTIVAIS COMERCIO E TC. GARANHUNS TEM QUE SE TORNAR INDEPENDENTE DESSES EMPRESÁRIOS QUE EXPLORAM O TURISMO EM CAUSA PRÓPRIAS ,GARANHUNS TEM QUE DAR UM BASTA NISSO

    ResponderExcluir
  2. Roberto: Também estou envergonhado e a explicação(com todo respeito) deveria ser dada pelo próprio Sr. Prefeito, a quem compete a representação municipal. Você não é de nascimento, mas o é de coração! Sou um velho, sem medalhas ou galardões e sem queixas, mas costumo dizer que "sou um homem de muitas posses" pois disponho de quatro jazigos de família à minha disposição no Cemitério de São Miguel; nasci na baixinha da Rua 15; meus bisavós são nomes de rua na cidade e tenho orgulho de todos eles; minha casa, onde moro desde o dia em que casei (07.07.1949) foi "tombada" por decisão da própria família e dela não se troca um ferrolho sequer. Sentimentos não são mensuráveis e é muito triste não podermos medir a intensidade do nosso desgosto.

    ResponderExcluir
  3. TRISTEZA


    É triste. Muito triste.
    Logo Garanhuns? Que tem tudo ou quase tudo para ser uma cidade turística? Vocação, tem, como poucas. Pela exuberância de sua beleza natural e pelo formato de seus traços urbanísticos. Por seu clima. O melhor do Brasil. Por sua água. A mais mineral do planeta. Como me referi à nação, na Tribuna da Câmara Federal.
    A cidade sabe de nossa luta em defesa de seu turismo. Do impacto que ele perpetra na sua economia - 52 de seus segmentos - adensando seu PIB, e elevando sua autoestima, sobretudo da sua gente mais sacrificada - taxistas, moto taxistas, barraqueiros... Enfim, dos setores de serviços e do comércio. Eles, formal e informal. Em uma palavra: T O D O S os seus segmentos.
    Agora, com essa medida do Ministério do Turismo, deixando Garanhuns de fora, lá se vai o projeto do Deputado Federal Fernando Rodolfo. Que considera Garanhuns a “Capital do Inverno Nordestino”. Lá se vão os recursos para o turismo à disposição naquele Ministério. E tudo na exata hora em que sonhamos com mais equipamentos turísticos para Garanhuns - teleféricos, acessibilidade melhor aos seus 23 Pontos Turísticos, formatação de seu Calendário Turístico... Enfim, equipamentos que possam colocar Garanhuns na vanguarda do turismo em Pernambuco e nos Norte e Nordeste brasileiros.
    É triste. Muito triste.
    Temos que reagir! Enquanto garanhuenses que daqui vivemos. E que não podemos mais capitalizar desgostos como esse.

    ResponderExcluir
  4. E POR CAUSA DESSAS IDAS E VINDAS ,GARANHUNS NUNCA SAI DO LUGAR ,GARANHUNS JÁ FOI RIVAL DE CARUARU EM TAMANHO E CRESCIMENTO ,MÁS VIRA E MEXE VEM ALGUÉM QUE TIRA ALGO DE GARANHUNS ,PODANDO O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE ,NOS ANOS 70 FOI O GOVERNO FEDERAL DO EXERCITO QUE TIROU O TREM DE GARANHUNS E NÃO DEIXOU MAIS GARANHUNS CULTIVAR OS CAFEZAIS ,AÍ TROUXERAM A FABRICA PARAGUAÇU PAULISTA E NÃO DERAM APOIO ,E FOI EMBORA AI CRIARAM UM DISTRITO INDUSTRIAL AI VIERAM OS VEREADORES TURBINADOS POR EMPRESÁRIOS LIGADO AO TURISMO E E EXTINGUIRAM O DISTRITO INDUSTRIAL COM UMA FABRICA DE RELÓGIOS HORA NORTE QUE TAMBÉM NÃO APOIARAM E ,AÍ GARANHUNS TRAVOU ,E SEU POVO NÃO CONSEGUE ARRUMAR EMPREGOS ,O POVO DE GARANHUNS SOBREVIVE DE BICOS EM PEQUENOS FESTIVAIS QUE SÓ ENCHEM OS BOLSOS DE ALGUNS EMPRESÁRIOS QUE GANHAM COM ESSE SETOR ,E GARANHUNS FICA PARA TRÁS ,CARUARU ,PETROLINA ARAPIRACA EM ALAGOAS ,QUASE TODAS JÁ FORAM MENOR QUE GARANHUNS E HOJE MAIS SE PARECEM COM PEQUENAS CAPITAIS EM TUDO ,E GARANHUNS SÓ PRIORIZANDO UM SETOR PARA SE DESENVOLVER ,AO INVÉS DE AGREGAR SETORES COMO INDUSTRIA ,COMERCIO,TURISMO E FESTIVAIS TODOS JUNTOS PARA QUE TODA A CIDADE GANHE ,AÍ NÃO ,SÓ INVESTEM EM UM SETOR E A CIDADE ATRASA ,TOMEM VERGONHA NA CARA E PONHAM GARANHUNS PARA CRESCER,SEM FALAR QUE TRAVARAM GARANHUNS PARA QUE NÃO SE CONSTRUAM EDIFÍCIOS ALTOS COM 10 15 20 ANDARES ,ISSO DEVE SER INVESTIGADO ,PARA VER QUEM TEM CULPA NISSO TUDO CONTRA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

    ResponderExcluir
  5. A coisa piora a cada dia para esta triste cidade que já foi uma das mais importante do Estado e do Nordeste. Hoje a esquecida Garanhuns é apenas uma cidade a mais no interiorzinho de Pernambuco. POR FAVOR, O ÚLTIMO A SAIR APAGUE A LUZ E FECHE A PORTA.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA