PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LUCIANA SANTOS INAUGURA TELECENTRO EM OLINDA



A governadora em exercício Luciana Santos inaugurou, nesta segunda-feira (23), um telecentro na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, em Jardim Brasil, Olinda. O equipamento tem como objetivo incentivar a inclusão digital, funcionando como um espaço público de integração entre alunos, professores e moradores da comunidade próxima à unidade de ensino. O projeto já beneficiou 26 escolas em oito municípios e, até o final de 2019, mais cinco telecentros serão entregues na Região Metropolitana.
 “Fico muito feliz de estar aqui inaugurando esse equipamento, que é um meio de incentivar mais a criatividade, a inovação e a aprendizagem. Essa garantia à internet dá um salto enorme no acesso à informação, além de possibilitar que a própria comunidade, que muitas vezes não tem esse acesso, possa estar também incluída nisso”, afirmou Luciana Santos, que quando deputada federal foi responsável pela emenda parlamentar que originou os telecentros.

A estrutura do telecentro conta com mobiliários, computadores, um roteador, uma impressora multifuncional, projetor multimídia, câmera IP, tela de projeção, televisão de 42 polegadas e ar condicionado. A iniciativa funciona em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o investimento é de mais de R$ 1 milhão.
“São computadores de última geração, TV para aulas interativas e roteador para disponibilizar a internet banda larga. É um ganho a mais que eles vão ter a partir da instalação do telecentro, uma forma de complementar o estudo na escola”, explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa.
O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ruan Vinícius, afirmou que a estrutura servirá de apoio para os alunos que passam o dia inteiro na escola. “A gente sentia essa necessidade, porque passamos o dia no colégio e o acesso à internet já ajuda para adiantar algumas atividades. Vai ser uma ferramenta de apoio ao nosso ensino na escola, além de ajudar na realização de trabalhos”, finalizou.
ENCONTRO ESTADUAL – A governadora em exercício também participou do Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação 2019 (UNCME), evento que teve como anfitriões a Prefeitura do Recife e o Conselho de Educação da Cidade do Recife, e contou com a presença de conselheiros municipais de educação, dirigentes municipais de educação, profissionais da educação e demais interessados. Na cerimônia, o Governo do Estado recebeu menção honrosa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Educação em Pernambuco.
Luciana Santos destacou a importância do evento, em especial por conta do atual momento, em que é preciso defender a educação.  "Temos no governo federal um grupo que trata a educação, a ciência e a cultura como inimigos. São tempos de obscurantismo. Eles atacam o conhecimento porque sabem que o conhecimento liberta. Aqui em Pernambuco, não nos deixamos contaminar por esse clima. O governador Paulo Câmara trata a educação como prioridade, e é por isso que somos o único Estado que avançou todos os anos no Ideb. Não só batemos a nossa própria média, como superamos mais uma vez a média nacional", disse.

Ainda na área da educação, a governadora em exercício prestigiou a inauguração da Unicap-Icam International School. O projeto desenvolvido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), da França, oferece, a partir de 2020, o curso de Engenharia da Complexidade, o primeiro do Brasil. A parceria entre as universidades oferecerá ainda duas especializações: Tecnologias do Design e Gestão em Megaempreendimentos.
Fotos: Heudes Régis/Secretaria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA