PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

TV MOSTRA POLÊMICA DO ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS


Reportagem do ABTV primeira edição, na TV Asa Branca, mostrou a polêmica em torno do aniversário de Garanhuns, que a Prefeitura e o Instituto Histórico e Geográfico do município comemoram neste dia 10 de março.


Prefeito de Garanhuns por duas vezes, Ivo Amaral foi um dos entrevistados pela emissora de Caruaru.

Segundo ele, todos os governantes comemoram o aniversário da cidade no dia 4 de fevereiro, mas a data foi mudada na atual gestão, com aval da Câmara de Vereadores.

De acordo com o revelado por Ivo, que fez a festa do centenário de Garanhuns, em 1979, podem ser relacionados na lista prefeitos mais antigos, como Celso Galvão, Francisco Figueira, Amílcar Valença e Luís Souto Dourado.

Mesmo os de época mais recente, caso de José Inácio, Bartolomeu Quidute, Silvino Duarte e Luiz Carlos, também festejaram o 4 de fevereiro como a data que marca a emancipação política do município.

Os que fazem parte do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, como a escritora Ivonete Xavier, defendem a Data Magna na cidade no dia 10 de março. Segundo ela, quando passou a vila o município passou a ser reconhecido  juridicamente como uma unidade da federação.

Assim, o 10 de março se refere a Garanhuns como vila e o 4 de fevereiro à elevação do lugarejo à cidade.

Sivaldo Albino, deputado estadual, natural de Garanhuns, em fevereiro passado comemorou os 140 anos da cidade. Neste 10 de março não divulgou nenhuma nota e possivelmente não fará pronunciamento na Assembleia Legislativa.

É como se agora o município estivesse dividido politicamente até para comemorar o aniversário: O prefeito e seus aliados acendem as velinhas para uma senhora de 208 anos, parte da oposição e da intelectualidade (caso do jornalista e escritor Manoel Neto e do poeta João Marque, autor do Hino de Garanhuns) batem palmas para uma cidade mais jovem: completou há pouco 140 anos.

Manoel Neto, em artigo escrito e publicado nos jornais da capital, chegou a considerar um retrocesso a mudança da data, pois segundo ele todos os municípios comemoram o aniversário no dia em que foram elevados à categoria da cidade. “Garanhuns passou da cidade à vila”, criticou o escritor.

De acordo com o IBGE Garanhuns tem atualmente uma população estimada em 137.810 habitantes.

*Foto: Portal Globo

3 comentários:

  1. Em que pese as duas datas serem merecedoras do nosso maior respeito, semanticamente, ao meu ver, estão confundindo HISTÓRIA com ESTÓRIA. Datas são apenas SIMBOLOGIA. O que temos de entender são os fatos!!!

    Maldita seja a data(ou datas) que NÃO une a todo mundo numa declaração de amor ou de solidariedade no dia de seu aniversário, seja lá que data for!!!

    O importante em tudo isso, não é o 4 de fevereiro ou 10 de março da emancipação política de nosso munícipio, mas a data de sua criação, que foi exatamente no dia de São Nunca. E sabe quem criou está bela cidade?!?!?! Deus, que é garanhuense!!!

    Datas à parte, sou capaz de imaginar o dia da criação de Garanhuns:"Ô Santo Benfeitor, disse Deus, dê de garra do estoque de neblina mais pura e jogue dentro das manhãs encharcadas de frio; cubra os campos de Garanhuns com o verde dos gramados, parques e jardins; faça das flores um espelho do céu; quero os entardeceres multicoloridos nas Sete Colinas e aquelas fontes de água mineral que estávamos guardando para uso particular, coloque -as nesse paraíso terrestre"...


    P.S.: - O atual prefeito tem mania de tomar posições monocráticas, a Câmara, coitada, engoliu a balela e foi no papo da ESTÓRIA que lhe contaram e sem consultar à população caiu e aprovou tal esparrela. Gente, gente!!! Os historiadores com "H" de Garanhuns merecem respeito. Ivo Amaral que comemorou o CENTENÁRIO, também!!! E o que dizer do respeito à tradição, hein?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Acho que existe uma máfia em Garanhuns quanto à informar o número de habitantes da Cidade, faz-se muitos anos que divulgam quase o mesmo número de habitantes na Cidade, eu não compreedo porque outras cidades como Caruaru e Petrolina ou até Arapiraca em Alagoas de dois. Em dois anos mostra um crescimento alto na população, e GARANHUNS não se move, alguém aí por favor nos explique !

    ResponderExcluir
  3. 0 Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500.Vai fazer 519 anos. A nossa independência foi em 07 de setembro de 1822.Vai fazer 197 anos.A Proclamação da nossa República Federativa do Brasil foi em 15 de novembro de 1889.Vai fazer 130 anos.

    Mas a data mais comemorativa é 07 de setembro de cada ano.

    Lagoa do Ouro foi fundado em 1902 e emancipado em 1958.Vai fazer 117 anos e 61 anos. A nossa emancipação política se desmembrando das Correntes fora em 25 de março de 1962.Vai fazer 57 anos.A data mais comemorativa.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA